3 erros mais comuns na avaliação de fornecedores de carga lotação

Artigos

fornecedores de carga lotação

Escrito por Ana Beatriz

Data: 24/03/2017

Você sabe como avaliar os fornecedores de carga lotação? É importante considerar algumas características específicas para quem atua neste segmento. Traçar um comparativo entre as transportadoras, levando em conta alguns fatores como: custo, benefícios, segurança e qualidade é primordial para identificar os melhores fornecedores de carga fechada. Neste post vamos citar alguns ponstos que você deve levar em conta na contratação de fornecedores de carga lotação e apontar os erros mais comuns, que você deve evitar.

Como avaliar fornecedores de carga lotação

Roteirizar a entrega e traçar um plano de viagem é mais fácil para os fornecedores de carga lotação. Afinal, têm mais autonomia para executar o planejado, principalmente quando trabalham com inteligência logística. É o caso da CargoX, a primeira transportadora baseada em tecnologia e bigdata do Brasil. Por meio da análise de um grande volume de dados, essa transportadora está aplicando uma nova dinâmica ao transporte de cargas no país. É um exemplo de fornecedor que usou a tecnologia para tornar os processos logísticos mais eficientes, econômicos e transparentes para seus clientes.  

É possível avaliar a eficiência dos fornecedores de carga lotação ainda na fase de negociação. Basta solicitar um orçamento que seja o mais completo possível, com dados sobre os prazos de carregamento, duração da viagem, percurso e caminhões disponíveis. Assim você consegue reunir informações para fazer a avaliação de fornecedores logísticos antes mesmo da contratação.

Erros para evitar ao contratar o transporte terceirizado

1) Não consultar a idoneidade da transportadora

Muitos embarcadores erram na escolha dos fornecedores de carga lotação por não consultar o histórico da transportadora. Para garantir a segurança da carga e a qualidade dos serviços pesquise a idoneidade da empresa, questione sobre clientes já atendidos e até sobre o histórico de sinistros.

2) Não segmentar a escolha de acordo com perfil da carga

Uma das vantagens do transporte terceirizado é a possibilidade escolher o caminhão mais adequado ao perfil da carga. Mesmo tendo a possibilidade de contratar caminhões carreta, truck, bitruck, entre outros modelos, alguns embarcadores não levam isso em consideração. Como o tipo de veículo influencia tanto na preservação das mercadorias, quanto no prazo de entrega, busque fornecedores de carga lotação que possam atender a sua empresa com mais qualidade e segurança.

3) Não verificar a qualidade dos serviços

Além de cumprir todas as obrigações legais, o transporte terceirizado deve ser um serviço de qualidade. Para isso, não basta que os fornecedores de carga lotação simplesmente atendam aos prazos. O carregamento deve chegar ao destino sem avarias, os profissionais responsáveis pelo serviço devem ser capacitados e o caminhão estar com a manutenção em dia. Quanto menor for o índice de sinistros da transportadora, melhor tende a ser qualidade dos serviços prestados. A CargoX, por exemplo, em três mil embarques não teve nenhum roubo de carga ou acidente.    
No momento de avaliar seus fornecedores de carga lotação você evita os erros citados acima? Aproveite o espaço destinado aos comentários para compartilhar conosco a sua experiência. E baixe nosso material exclusivo e gratuito sobre o tema!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: