Imagem relacionada ao texto
Carreira e formação

Formação profissional em logística: qual a ideal para a área?

Mesmo com as recentes crises econômicas, a área de logística continuou se expandindo e se tornando cada vez mais necessária no mercado mundial. No entanto, para o trabalhador se destacar e desenvolver um papel importante dentro das organizações, é preciso uma boa formação profissional em logística.

Com a política de redução de custos imperando no mundo corporativo, as empresas precisam manter a máquina funcionando com qualidade, mas sem utilizar montantes financeiros. A melhor saída nesse sentido é a contratação de profissionais que cumpram esse objetivo.

O setor logístico conta com diversas áreas de atuação, como fornecimento, manutenção de fontes de suprimento, frota, entre outros, além de diversos treinamentos. E você, está interessado em trabalhar nessa área? Então confira o nosso conteúdo e saiba os pontos mais importantes sobre a formação profissional em logística. Boa leitura!

O que faz o profissional de logística?

De maneira geral, o profissional de logística em uma empresa é responsável pelos recursos e materiais utilizados pela organização. Sua função é supervisionar e administrar o estoque, ou seja, garantir que os suprimentos armazenados sejam utilizados da melhor forma possível. Além disso, ele também elabora e supervisiona a movimentação de materiais e cargas nos centros de distribuição.

Em outras palavras, as funções de um profissional da área são: organização, planejamento e coordenação dos movimentos internos e externos da empresa, comunicando-se com fornecedores e clientes para garantir o funcionamento da máquina (organização).

As possibilidades de trabalho para um especialista da área são enormes. Todavia, em geral, esses profissionais atuam em aeroportos, fábricas, empresas de transporte, canais de distribuição, portos, atacado e varejo.

Ter conhecimento de outras línguas e de ciência da computação é um diferencial para aqueles que querem crescer na empresa e se desenvolver profissionalmente. Além disso, é importante ter disponibilidade de horas, flexibilidade e estar acessível para viagens de negócios.

Entre os vários cargos que um profissional de logística pode ocupar, destacamos os seguintes. Veja!

Recepção, preparação e despacho administrativo

O profissional de logística é responsável pelo controle de pedidos, pela qualidade dos bens e pela gestão documental do transporte. Supervisiona a preparação de pedidos, garantindo a expedição dos mesmos ao cliente final.

Ele também organiza despachos e construção de rotas, tanto de frete próprio quanto terceirizado, controla estoque e relatórios. Entre as características valorizadas pelas empresas nesse cargo, prima-se por uma pessoa organizada, dinâmica e resolutiva.

Gerente de almoxarifado

Otimiza o gerenciamento do almoxarifado, acompanha variáveis ​​de qualidade, custos e prazos de entrega. Além disso, garante a manutenção e a segurança dos equipamentos de trabalho; desenvolve a recepção e a saída de materiais em suporte informático e, ainda, é responsável pela elaboração de relatórios e inventários.

Encarregado de gerenciamento de estoque

Realiza a supervisão e o controle do estoque do almoxarifado e é encarregado pelo desenvolvimento de processos e pela solução de incidentes. Somado a isso, é responsável pela custódia de suprimentos e fluxos do almoxarifado. O ritmo de produção da cadeia de suprimentos depende do controle do encarregado de gerenciamento de estoque.

Gerente de transporte

O gerente de transporte é responsável por tornar rentável a frota da empresa, para que os veículos de transporte possam ser utilizados nos planejamentos de entrega. Ele também precisa resolver os problemas na gestão e coordenação dos transportadores e fornecedores.

Transporte de cargas terceirizado um guia para saber como lidar com terceirizadosPowered by Rock Convert

Por que realizar uma formação profissional em logística?

Como dito acima, a área está em ascensão, pois proporciona o crescimento de uma empresa, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos processos. Além disso, a profissão abre uma gama de opções de trabalho e oferece carreiras diferentes para quem se “arrisca” na área de logística.

É possível alcançar um crescimento rápido quando o profissional busca treinamento e qualificações. Por se tratar de um setor que está em constante desenvolvimento, as possibilidades de trabalho são consideravelmente altas, fazendo com que os melhores profissionais possam escolher as empresas em que desejam trabalhar.

Quais os tipos de cursos para uma formação em logística?

Os cursos de logística são divididos em bacharelado, tecnólogo e técnico. Saiba mais sobre cada um.

Bacharelado

O bacharelado tem duração média de 4 anos e equivale ao curso tradicional de graduação. As disciplinas envolvem as áreas de Ciências Exatas, como Estatística, e Ciências Sociais Aplicadas, como Administração. Essa mistura de disciplinas serve para desenvolver no aluno uma visão sistêmica.

São, ainda, matérias específicas do curso:

  • comércio exterior;
  • gestão de qualidade;
  • logística internacional.

É importante analisar a instituição de ensino antes de tomar uma decisão, uma vez que o plano curricular varia de uma faculdade para outra.

Tecnólogo

O tecnólogo é equivalente ao curso de graduação, mas tem uma duração média mais curta que o bacharelado, com uma extensão de 2 anos. Essa modalidade é destinada a profissionais que buscam aprimorar técnicas de gestão e conhecer novas ferramentas.

Como explora o desenvolvimento de disciplinas profissionais, o curso tem como objetivo capacitar o aluno para tomar decisões, alcançar resultados, prestar um bom atendimento ao cliente e conhecer os princípios de qualidade.

Técnico

O curso técnico em logística pode ser realizado em escolas públicas, nível ensino médio. Geralmente, o curso tem duração de 2 anos, mas esse período pode ser maior ou menor, dependendo do plano curricular da instituição de ensino.

Um técnico de logística é capaz de aplicar os principais procedimentos de transporte e armazenamento, executar procedimentos de compra, recebimento e manuseio, bem como prestar serviço ao cliente e suportar o gerenciamento de estoque.

Além dos principais tipos de formação citados acima, é interessante apontar cursos ou treinamentos de curto período (tempos variados). Eles são ideais para profissionais da área que desejam se qualificar ainda mais e/ou atualizar conhecimentos específicos em logística.

Hoje em dia, ainda podemos encontrar a formação a distância, os chamados cursos EAD. Essa modalidade de ensino vem ganhando espaço no Brasil e é recomendada para pessoas que não possuem disponibilidade para frequentar uma sala de aula, mas desejam obter um diploma profissional.

Em suma, obter uma formação profissional em logística é um dos melhores investimentos que um trabalhador pode fazer. Sendo uma área em expansão e que necessita a cada dia mais de pessoas qualificadas, a probabilidade de contratação é altíssima. Não perca tempo e analise qual a melhor formação para você também se tornar um profissional da área logística.

Pronto para investir no seu crescimento profissional? O curso de logística é uma excelente opção, você não acha? Continue se aprimorando no tema e confira o nosso artigo sobre os primeiros passos de uma carreira em logística.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Checklist do Fornecedor LogísticoPowered by Rock Convert

Artigos relacionados

Mais
especialização em logística

Atualização profissional: quais são os melhores cursos de especialização em logística?

Muitos são os indicadores capazes de medir o nível de eficiência dos processos logísticos de uma empresa, mas existe um […]

Categoria: Carreira e formação
Mais
formação em logística

Conheça 7 cursos de formação em logística para o profissional da área

Atualmente, há inúmeras possibilidades de cursos de formação em logística. Em um momento no qual o setor cresce consideravelmente no Brasil, […]

Categoria: Carreira e formação
Mais
curso em logística

Curso em logística: descubra agora qual a melhor opção

Com a atual política de contenção de gastos em voga no mercado mundial, as empresas precisam buscar profissionais que consigam […]

Categoria: Carreira e formação
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também