Fidelização de clientes com a logística: é possível?

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Com certeza! A fidelização de clientes com a logística não só é possível, como também é um fator decisivo para a compra. As pessoas costumam avaliar o valor do frete, o prazo da entrega, o histórico de extravio e de produtos danificados antes de pagar por algo. Após o investimento, esses critérios continuam na memória das pessoas, sendo acessados na hora de comprar novamente.

Portanto, é inegável o peso que a logística exerce no seu negócio. Confira, a seguir, dicas valiosas que vão fazer com que o seu processo seja aprimorado, garantindo a recorrência dos clientes.

Prezar sempre pela qualidade

A premissa básica para a fidelização de clientes com a logística é oferecer produtos de excelência. Não dá para esperar resultados incríveis comercializando algo que não agrega valor na vida das pessoas. Faça testes, pense em como é a sua própria relação com o que o seu negócio vende e em como a qualidade é medida. Muito mais que preços competitivos, o atendimento de protocolos que garantam o alto padrão do produto enriquecerá a experiência do contratante. 

Feito isso, é hora de avaliar o transporte. Afinal, tão importante quanto o que foi comprado é a forma como o consumidor recebe isso. Quer evitar qualquer erro? Estude criteriosamente toda a fase, incluindo os casos de logística reversa. Cubra todos os pontos que podem causar insatisfação no cliente com planos de ação eficazes. Preveja possíveis problemas. Dedique-se a traçar rotas inteligentes, investir em tecnologia e firmar parcerias que enriqueçam o processo.

Ouvir o que o cliente tem a dizer

Abra espaço em sua rotina para ouvir o feedback do público. Essa é a melhor maneira de caminhar em direção à fidelização de clientes com a logística. Pergunte, após o recebimento do produto, como foi a experiência de compra e a satisfação com a entrega. Nesse sentido, colete dados sobre o cumprimento de prazos, a integridade da mercadoria, além da segurança percebida no processo.

Com as respostas, você estará apto a tomar decisões embasadas, capazes de aprimorar o transporte de itens. Que tal trazer a evolução contínua como prática do seu negócio? Monitore indicadores a partir de opiniões valiosas de quem investiu no que você vende. Por vezes, uma simples mudança diagnosticada pelo público transforma toda a operação. Pense nisso!

Caprichar no atendimento

Não tem como fugir. A fidelização de clientes com a logística está intimamente relacionada ao atendimento. Ele começa no primeiro contato com a empresa e continua após a entrega do produto. Encantar pessoas é uma ação de longo prazo, cultivada com ações diversas, de maneira análoga aos relacionamentos interpessoais. A confiança mútua e o ato de se fazer presente, ouvindo e se comunicando é essencial.

A nossa dica é que você dê atenção a todos os canais de contato com o consumidor. Mantenha o equilíbrio. Não exagere com excesso de informações, mas não permita ser esquecido. Forneça espaço para coletar opiniões e dê retorno sobre as melhorias solicitadas. Por fim, invista na qualidade logística porque ela é parte fundamental do processo.

Cumprir prazos 

O ponto básico das entregas percebidas como satisfatórias é o cumprimento dos prazos estabelecidos. Isso porque o comprador cria expectativa em relação ao recebimento do produto. Atrasar é um erro grave que compromete a fidelização. É sua função planejar o transporte com muito critério e contar com parceiros extremamente confiáveis para a execução, como a Cargo X. Temos muita expertise, trabalhamos com as tecnologias mais avançadas na área e adotamos processos rígidos de controle e segurança.

Dessa forma, quando o comprador receber a encomenda no período exato ou antes dele, seu nível de aprovação em relação à empresa aumentará. Assim, a credibilidade adquirida abrirá portas para a fidelização.  

Todas as recomendações para fidelização de clientes com a logística citadas neste artigo são simples de serem implementadas. Comece, agora mesmo, a aplicá-las a fim de sentir o impacto proporcionado pela recorrência de clientes e o aumento do marketing espontâneo. Afinal, quando as pessoas têm as expectativas superadas, elas não medem esforços para divulgar a sua marca. Não sabe por onde começar? Terceirize o seu transporte de cargas sem dor de cabeça!

Terceirize o seu transporte de cargas sem dor de cabeça!

Redação Cargo X
16/06/2021 - 08:06

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