Ícone do site Cargo X – Tecnologia para Transportes

Eventos de logística no Brasil — Tudo o que você precisa saber sobre o assunto está aqui!

eventos de logística no Brasil

Diversos eventos de logística ocorrem no Brasil (e no mundo) periodicamente. Eles são aproveitados por empresas — para projetar a marca, expor novos produtos e se relacionar com possíveis fornecedores e clientes, por exemplo — e por profissionais, que têm a possibilidade de desenvolver o networking.

No artigo de hoje, apresentaremos algumas feiras, fóruns e encontros, nacionais e internacionais. Quer saber mais sobre eles, suas características e as datas em que ocorrem? Então, continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

Os eventos de logística do Brasil

Voltados para os mais distintos setores, existem muitos eventos ocorrendo periodicamente no Brasil. A seguir, listamos 10 deles. Saiba mais sobre cada um!

1. Fórum Internacional Supply Chain

O evento conta com profissionais e empresas de sucesso para compartilharem cases de sucesso, pesquisas e novas soluções da área de logística. Neste ano, os temas foram voltados para a gestão de finanças na cadeia de suprimentos, execução do Omnichannel, logística internacional, inovação em startups e Supply Chain na área da saúde, por exemplo.

Também há a exposição de empresas, que aproveitam a feira para apresentar as soluções para o público.

Frequência: anual — o próximo evento ocorrerá entre os dias 18 a 20 de setembro de 2018.

Local: São Paulo/SP.

2. Fenatran

Fenatran é uma feira que conta com 5 setores da logística:

  1. Gestão e rastreamento de frotas;
  2. Autopeças e bancos;
  3. Fabricantes de caminhões;
  4. Implementos rodoviários;
  5. Serviços.

O objetivo é apresentar soluções integradas, voltadas para o transporte rodoviário na América Latina. O evento também permite que empreendedores contratem estandes para exposição de produtos, serviços e soluções, ajudando na divulgação da marca.

Frequência: bienal — neste ano, ocorreu entre os dias 16 e 20 de outubro.

Local: São Paulo/SP.

3. Brasil Log – Feira Internacional de Logística

feira conta com expositores de diversos setores dentro da logística e é um dos poucos eventos que reúnem diversos nichos do mercado. A ideia é fornecer um espaço para que profissionais, empreendedores e investidores possam conhecer produtos, soluções e tendências, permitindo que o público faça negócios e desenvolva o networking. Também é possível contar com workshops e palestras sobre diversos temas, além da troca de experiências.

Frequência: anual — neste ano, ocorre de 26 a 28 de outubro. Ainda sem data definida para 2018.

Local: Jundiaí/SP.

4. EXPOLOG – Feira Nacional de Logística

O objetivo da EXPOLOG é reunir profissionais e empresas dos setores de logística, transporte e comércio exterior do Brasil. Nesse evento, ocorrem palestras, bate-papos, rodadas de negócios e outros encontros que visam a promover possíveis parcerias entre empresas.

Frequência: anual — ocorre ainda neste ano, nos dias 22 e 23 de novembro.

Local: Fortaleza/CE.

5. Intermodal South America

O objetivo do Intermodal South America é promover debates acerca de 3 temas principais:

  1. Logística;
  2. Transporte de cargas;
  3. Comércio exterior.

Para isso, a organização conta com profissionais de renome — tanto do Brasil quanto de outros países — para ministrar as palestras. A feira é uma excelente oportunidade para desenvolver o networking e divulgar a marca no mercado, por meio da exposição de produtos, serviços, ideias e soluções.

Frequência: anual — o próximo evento ocorrerá entre os dias 13 e 15 de março de 2018.

Local: São Paulo/SP.

6. Fispal Tecnologia

É considerada a maior feira da América Latina — e uma das maiores do mundo — e principal referência para o setor de embalagens, processos e logística para indústrias do ramo de alimentos e bebidas. O objetivo é apresentar as principais tendências e novidades do mercado, fazendo com que os visitantes consigam identificar soluções que possam ser aplicadas aos negócios.

Na Fispal Tecnologia também ocorre a maior exposição de embalagens da América Latina. Além de trazer as principais novidades e tendências, existem discussões a respeito de como o setor de embalagens pode desenvolver soluções que contribuam para que a indústria de alimentos e bebidas alcance desenvolvimento.

Frequência: anual — o próximo evento ocorrerá entre os dias 26 e 29 de junho de 2018.

Local: São Paulo/SP.

7. TranspoSul

A ideia da TranspoSul é promover debates a respeito da logística no Brasil e no mundo, trazendo profissionais renomados para apresentar cases de sucesso. Além disso, diversas empresas — de vários ramos — como Shell, Scania e Michelin marcam presença para expor os produtos e serviços.

Frequência: anual — o próximo evento ocorrerá entre os dias 27 a 29 de junho de 2018.

Local: Bento Gonçalves/RS.

8. Frotas Conectadas

O objetivo do Frotas Conectadas — organizado pela OTM Editora — é proporcionar um debate com profissionais de renome de setores como indústria automobilística, tecnologia e logística. O assunto gira em torno da nova realidade que o transporte de cargas e pessoas enfrenta no Brasil e no mundo.

Frequência: anual (edições de 2016 e 2017). Neste ano, ocorreu nos dias 17 e 18 de maio. Ainda sem data definida para 2018.

Local: São Paulo/SP.

9. Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas

fórum — organizado pela OTM Editora — é realizado com o objetivo de debater e identificar as melhores práticas para redução de custos, ganho de eficiência e preparar profissionais e empresas para os desafios do setor e as novas tecnologias que surgem voltadas para a área.

Frequência: anual — neste ano, ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro. Ainda sem data definida para 2018.

Local: São Paulo/SP.

10. MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada

MOVIMAT tem como objetivo reunir produtos, soluções e serviços relacionados à cadeia logística da América Latina. Nela, fornecedores e possíveis clientes — da indústria, atacado, varejo, distribuição e comércio eletrônico — podem negociar soluções integradas e modernas, que ajudarão a aumentar a eficiência, otimizar custos e garantir agilidade e competitividade.

Frequência: anual — neste ano, ocorreu entre os dias 16 a 19 de outubro. Ainda sem data definida para 2018.

Local: São Paulo/SP.

Eventos de logística pelo mundo

Também existem eventos de muita relevância e projeção ocorrendo em outros países. Confira alguns deles.

1. Transport Logistic (Alemanha)

Transport Logistic é realizada a cada 2 anos na Alemanha e é considerada uma das maiores feiras de logística, TI, mobilidade e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Possui um grande alcance internacional, sendo que, na última edição, 48% dos expositores e 41% dos visitantes eram de ouros países.

2. Transport Logistic (China)

Existe uma versão da feira realizada na Alemanha, que ocorre em Xangai (China). Nela, também são apresentados produtos, serviços e tecnologia, além de palestras realizadas com temas voltados para logística e transporte de cargas, por exemplo. O evento conta com o suporte da equipe responsável pela organização do fórum em Munique.

3. Logistics Madrid (Espanha)

Ocorrerá neste ano, nos dias 7 e 8 de novembro. A feira propicia o encontro entre possíveis fornecedores e clientes e promove, anualmente, exposições, palestras e debates voltados para a logística, distribuição, movimentação de materiais e sistemas de informação.

4. India Warehousing & Logistics show (Índia)

Ocorrerá ainda neste ano, entre os dias 16 e 18 de novembro. O evento é voltado para a exposição de empresas, voltadas para diversas categorias, entre elas:

5. Intermodal Europe (Holanda)

feira ocorre anualmente e é líder em exposições e conferências voltadas para empresas do ramo de contêineres. Conta com grande variedade de expositores desse nicho, incluindo fabricantes e fornecedores de contêiner. Neste ano, ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro.

A importância dos eventos de logística para o setor

Os eventos de logística permitem que profissionais, clientes e empresas fiquem em contato direto, o que proporciona a criação de vínculos, o desenvolvimento relações (comerciais e pessoais) e ajuda a divulgar produtos e serviços oferecidos pelas organizações — o que contribui para projetar a marca no mercado.

Além disso, as diversas modalidades auxiliam de diversas formas, como, por exemplo:

Sendo assim, pode-se dizer que pessoas e organizações podem encontrar os eventos mais adequados de acordo com os objetivos.

Participação em eventos como estratégia de marketing

Muitos negócios também aproveitam esses eventos para incrementar a estratégia de marketing de divulgação da marca (e também de endomarketing), já que é possível obter aumento da eficiência no que diz respeito ao posicionamento da marca, presença ativa no mercado, atração de clientes, motivação de equipes, entre outros benefícios.

Entretanto, para que esses objetivos sejam alcançados, é fundamental contar com planejamento e organização, contando com profissionais bem preparados, qualidade e criatividade. Assim, consegue-se proporcionar uma experiência diferente para quem participa dessas feiras.

Criação de novas parcerias

Outro ponto importante dos eventos de logística para as empresas é a possibilidade de estabelecer novas parcerias comerciais que provavelmente não existiriam se não fosse o encontro promovido pelas feiras.

Isso ocorre porque muitas organizações conseguem se projetar melhor e alcançar maior visibilidade no evento, além da possibilidade de conseguir apresentar os produtos, serviços e soluções de forma presencial e interativa — o que dificilmente ocorre em um processo de cotação rotineiro, por exemplo.

O profissional de logística e o aproveitamento dos eventos

Já do ponto de vista do profissional, os eventos de logística podem proporcionar diversos benefícios. Confira os principais, a seguir:

Conhecer outros profissionais

Os eventos representam uma excelente oportunidade de fazer novos contatos e ampliar ainda mais o networking, já que, nesses lugares, é possível conhecer pessoas que atuam em diversos segmentos.

Além disso, esses profissionais também podem ajudar a gerar bons negócios, fazer novas amizades ou até mesmo buscar novas oportunidades de trabalho — tanto para quem está procurando recolocação, quanto para aqueles que querem uma oportunidade melhor.

Trocar experiências

Já que é possível se colocar em contato com pessoas dos mais variados ramos, uma boa conversa ou a participação em uma palestra pode ser útil para aumentar seus conhecimentos sobre determinados assuntos e ampliar a perspectiva sobre esses temas.

Assim, torna-se possível desenvolver melhor o raciocínio e encontrar soluções para os problemas do negócio, baseando-se nas soluções adotadas em outras áreas — o famoso "pensar fora da caixa".

Identificar tendências de mercado

Muitos desses eventos são usados como plataforma para divulgar as tendências e novidades que o mercado tem a oferecer. Em alguns casos, elas podem se encaixar nas necessidades da empresa e se tornar a solução que a organização precisa para alavancar os resultados.

Estar por dentro dessas questões é fundamental para acompanhar o desenvolvimento do setor e se manter atualizado sobre as soluções que podem ser aplicadas para otimizar o desempenho.

Atualizar e melhorar o currículo

Além dos benefícios já citados, vale a pena destacar a importância que a participação em um evento tem para o currículo. Do ponto de vista do mercado de trabalho, profissionais que participam de feiras, congressos, palestras e outros eventos voltados para a área são mais bem-vistos — já que mostram interesse em se capacitar cada vez mais e ampliar os conhecimentos.

Os encontros que oferecem certificados são ainda melhores, uma vez que a participação pode ser comprovada caso isso seja necessário em algum momento.

Gerar motivação

Por fim, pode-se dizer que o aprendizado, o desenvolvimento de novas relações (profissionais e pessoais) e o fato de se capacitar ainda mais são fatores que ajudam a aumentar a motivação para encarar a rotina e fazer diferente no ambiente de trabalho.

Se existe a satisfação por conhecer novas pessoas, participar de um ambiente diferente e aprender mais sobre a área de atuação, por exemplo, há a garantia de que o investimento foi bem-feito.

Fazendo networking em um evento de logística

Já se sabe que os eventos são uma boa oportunidade para ampliar o networking. Entretanto, para que essa estratégia seja ainda mais bem-sucedida, é importante planejar cada movimento e tomar alguns cuidados básicos. Confira alguns deles com as nossas dicas abaixo.

Vá para o evento preparado

Antes de qualquer coisa, defina quais são seus objetivos para o evento e quais ações serão tomadas lá. Se possível, procure conhecer com antecedência quem serão os participantes, quais estão relacionados à sua área de atuação e defina em que momento o contato deve ser iniciado.

Esteja informado

Saber quais são as tendências de mercado, lançamento de novos produtos e serviços, assim como sobre as movimentações que ocorrem (como fusões e aquisições) é importante para se ter assuntos relevantes na hora de desenvolver uma conversa. Também é importante saber como sua empresa pode se mostrar interessante para o público presente no evento.

Conheça a agenda

Saiba quais palestras serão oferecidas e identifique quais são do seu interesse profissional e quais podem ser um ponto de encontro para o público-alvo da sua empresa (ou do seu networking). Aproveite as pausas (como o coffee break) para iniciar o contato com as pessoas.

Evite mexer no celular

Quando você fica no celular, está desperdiçando um tempo que poderia ser aproveitado para se relacionar com as pessoas presentes no evento. Da mesma forma, isso pode transmitir a imagem de que você está indisponível e fazer com que outros profissionais evitem uma abordagem.

Portanto, sempre que possível, deixe o celular no silencioso e reserve alguns momentos para realizar chamadas e responder os e-mails — de preferência quando não estiver em uma conversa, ou buscando realizar um novo contato.

Planeje a forma como abordará as pessoas

Se sentir que o profissional está aberto a um contato, faça uma apresentação direta — dizendo seu nome e a empresa onde trabalha — e inicie uma boa conversa. Entretanto, se a pessoa está envolvida em outras conversas, faça uma aproximação mais cuidadosa.

Nesses casos, o ideal é tentar aproveitar uma oportunidade de entrar no assunto e interagir com todos os envolvidos. Depois que as apresentações são feitas, é hora de deixar a conversa fluir e trocar os cartões de visita.

Desenvolva a conversa

Saber prosseguir com a conversa é tão importante quanto realizar uma abordagem adequada. Além disso, o início pode ditar o tom do diálogo e indicar se o interlocutor é mais aberto ou se é necessário ser cauteloso com as perguntas e ir com mais calma.

Um ponto que vale a pena ressaltar é a importância de conseguir associar as pessoas aos cartões que foram recebidos. Para ajudar nessa tarefa, vale a pena fazer anotações breves (sobre características e assuntos, por exemplo) — o que pode ser usado em um contato futuro e gerar uma boa impressão, fazendo com que o profissional perceba que foi lembrado.

Mantenha-se em movimento

Infelizmente, nem sempre é possível entrar em contato com um possível cliente no primeiro momento. Entretanto, aproveite a ocasião para circular pelo local e identificar outras oportunidades. Posteriormente, se possível, faça uma nova tentativa e veja se consegue realizar a abordagem. O importante é se manter em movimento e aproveitar todas as chances de conhecer novas pessoas.

Aproveite o tempo mantendo contato com pessoas interessantes

Utilizar o tempo para conseguir oportunidades de fazer novos contatos é importante. Porém, por outro lado, o ideal é aproveitar sua disponibilidade para abordar apenas as pessoas que podem contribuir para que você alcance seus objetivos — sejam eles pessoais, sejam eles profissionais.

Sendo assim, se notar que o diálogo não condiz com o que você busca, encerre o assunto de maneira educada e procure outras conversas que podem atender aos seus interesses.

Faça uma lista com os contatos realizados e classifique-os

Depois que o evento estiver terminado, faça uma lista com todos os contatos realizados e classifique-os de acordo com seus interesses. Os grupos podem ser definidos da seguinte forma:

Mantenha o relacionamento com eles, enviando e-mails de agradecimento, agendando reuniões, marcando visitas, entre outros objetivos. Entretanto, vale lembrar: envie apenas mensagens que sejam importantes para ambos e evite tratar de assuntos superficiais.

Use as redes sociais ao seu favor

O LinkedIn é uma rede social voltada para a criação de uma rede profissional, sendo a melhor escolha para se manter conectado às pessoas que conheceu — ou mesmo para realizar novas conexões. Além disso, é uma boa oportunidade de se projetar, compartilhar ideias e divulgar o seu negócio.

Apesar de o Facebook ser uma rede mais informal, é possível encontrar grupos e páginas de empresas e outros eventos. Isso ajuda a continuar se mantendo informado sobre tudo o que está acontecendo no mercado.

Informação e tendências de mercado nos eventos de logística

Tendências e inovações costumam ser temas recorrentes nos eventos de logística, afinal, é a oportunidade que as empresas têm de apresentar suas novas soluções para um grande público e clientes em potencial — aumentando o reconhecimento da marca e o engajamento dessas pessoas.

São nessas oportunidades que muitos aspectos fundamentais são apresentados. Entre alguns que já são conhecidos, podemos citar:

Assim, se o seu negócio possui alguma nova solução para o mercado, os eventos de logística podem ser usados como plataforma para divulgá-la e obter um grande alcance, além do benefício de estar em contato direto com alguns clientes em potencial.

Por outro lado, se o objetivo é ficar por dentro das novidades, acompanhar as novas tendências apresentadas permite que se identifique quais soluções, produtos e serviços podem atender às necessidades do negócio e trazer diversos benefícios — caso sejam implementados.

Dessa forma, torna-se possível manter-se atualizado e oferecer para seus clientes tudo o que há de mais novo no mercado, otimizando constantemente os produtos e serviços e buscando alcançar a excelência nos negócios — ao mesmo tempo em que se conquista a satisfação dos clientes e se aumenta as chances de fidelizá-los.

Como se pode ver, existem diversos eventos de logística acontecendo durante todo o ano no Brasil e no mundo, e todos eles — apesar das propostas diferentes — têm os objetivos de reunir pessoas e empresas para apresentar o que há de melhor e mais novo, levar aprendizado e permitir que diversos relacionamentos sejam criados e desenvolvidos nesse ambiente.

Gostou do nosso artigo de hoje? Então aproveite e visite nossa página de eventos para ficar por dentro da programação de eventos de logística!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX
Sair da versão mobile