Nos dias atuais, a competitividade do mercado de logística aumenta as exigências em relação às habilidades que os profissionais precisam desenvolver para trilhar uma carreira de sucesso.
Os gestores precisam buscar o aprimoramento da visão estratégica e da capacidade de análise, além de investirem na capacitação para aproveitar todos os recursos tecnológicos disponíveis na atualidade.
Entenda, agora, quais são as principais demandas do mercado e como os profissionais de logística podem se qualificar para atendê-las.
Os desafios do mercado para os profissionais de logística
O mercado de logística cresceu de maneira expressiva nos últimos anos no Brasil e no mundo. As mudanças provocadas pela evolução tecnológica aceleraram as transformações em todos os setores das empresas, abrangendo tanto as atividades operacionais quanto as gerenciais.
O relacionamento estratégico com os stakeholders, a utilização da tecnologia de forma abrangente e a visão integrada de todos os processos logísticos passaram a ter importância fundamental para a competitividade e o crescimento dos negócios.
Essa realidade aumentou significativamente a pressão sobre o profissional de logística, exigindo a entrega de resultados que promovam, entre outros objetivos estratégicos, a redução de custos, o aumento da produtividade e a satisfação dos clientes.
Sendo assim, é preciso que os gestores invistam no desenvolvimento de habilidades que os tornem capazes de interpretar as tendências do mercado em logística e de responder a essas demandas de maneira rápida e eficaz.
Os diferenciais para uma carreira de sucesso
O ponto de partida para a construção de um perfil profissional que garanta boas práticas em logística é o aprimoramento das habilidades interpessoais.
Agilidade, dinamismo, raciocínio lógico, boa comunicação, organização e capacidade para trabalhar em equipe são alguns dos principais requisitos para os gestores que estão à frente das empresas na atualidade.
A partir da consolidação desse perfil, os profissionais de logística podem desenvolver competências que constituem atributos essenciais para seu desempenho no dia a dia organizacional. Para garantir o sucesso dos negócios, os gestores devem buscar maneiras de se manter em constante aprendizado, aprimorando os conhecimentos teóricos e capacidades práticas.
Estudar e aprimorar sempre
As oportunidades de aprendizado podem estar tanto em cursos delimitados especificamente para o administrador e o profissional do setor logístico quanto no treinamento e capacitação oferecidos pelas próprias empresas.
Dessa forma, os profissionais de logística serão capazes de responder a todas as tendências do mercado, adaptando-se às rápidas mudanças e contribuindo de maneira concreta para a conquista de resultados a curto, médio e longo prazo.
Entretanto, as habilidades interpessoais, a visão estratégica e a formação continuada não são os únicos requisitos para os profissionais de logística se destacarem dentro das empresas.
O conhecimento e a familiaridade com o universo tecnológico e as inovações que surgem a todo momento são fundamentais para que os gestores possam desempenhar um trabalho que contribua, de fato, para o sucesso dos processos logísticos.
O setor logístico absorve profissionais com formações diferentes, como Administração de Empresas, Comércio Exterior, Engenharia de Produção e outras. Os cursos livres representam atualidades na logística, além dos mais tradicionais cursos técnicos, tecnológicos e as especializações. Os cursos atuais podem ser realizados inclusive através da internet, a distância.
Investir em uma especialização é uma boa opção para quem deseja crescer em sua carreira. A especialização tanto pode ser realizada na própria área de logística como em áreas relacionadas: comunicação, gestão de pessoas, gestão de projetos, liderança.
Pensar na estratégia do negócio
É necessário avaliar os pontos negativos e os positivos do negócio, além de conhecer bem a concorrência. Somente assim, pode-se realizar uma boa análise do mercado, prevendo cenários a fim de evitar decisões erradas.
Isso significa se manter sempre bem informado, objetivando definir estratégias que realmente sejam um diferencial.
Olhar para a empresa como um todo
Considerando a tomada de decisões, geralmente fica melhor posicionado no mercado os que conseguem identificar não apenas os problemas, mas ainda as oportunidades. Daí a importância de ter uma visão sistêmica do negócio.
O gestor deve acompanhar tudo que ocorre, todos os eventos, pois os trabalhos diários dos outros setores podem influenciar de forma direta nas ações desenvolvidas no setor logístico.
Essa visão mais abrangente, mais ampliada possibilita o desenvolvimento de soluções para reduzir despesas e otimizar processos sem prejudicar o cumprimento dos prazos e a efetivação das metas.
Conhecer a logística fora do país e as novas tecnologias
Quando falamos em atualidades na logística, não podemos esquecer as relações internacionais e, principalmente, os avanços tecnológicos. Empresas que atuam em diferentes segmentos mantêm um relacionamento com organizações de fora do Brasil, seja para exportar, seja para importar matérias-primas e mercadorias.
Para realizar um trabalho adequado com esses clientes e fornecedores, é importante que o gestor conheça algum outro idioma, como o inglês ou o espanhol, e seja capaz de se ajustar a culturas diferentes.
A visão global é, contudo, mais que comunicação. É fundamental compreender o funcionamento do mercado estrangeiro e as operações de importação e exportação.
Ser dinâmico e adaptável
As atualidades na logística exigem que o responsável pelo setor seja dinâmico e capaz de se adaptar a situações diversas. A área de logística é muito dinâmica e muda constantemente.
Assim, ainda que seja necessário planejar, são importantes também outras qualidades para os profissionais do setor, como agilidade e disposição para trabalhar sob pressão.
Saber liderar e se comunicar
O profissional de gestão logística é o contato entre os participantes da cadeia produtiva, como os fornecedores, os clientes, as empresas terceirizadas, os setores internos.
Por isso, ele deve ter um senso de liderança, comunicando-se com clareza para repassar o trabalho, solucionar conflitos, estimular o relacionamento saudável entre os colaboradores, ensinando o quanto é necessário e importante o trabalho em conjunto.
Pensar em uma logística mais sustentável
A economia sustentável certamente é uma das atualidades na logística. O setor precisa considerar e pôr em prática a logística reversa. A legislação cobra das empresas ações sustentáveis que garantam o retorno do produto ao ciclo de produção, o tratamento e o descarte correto do lixo, as medidas socioambientais, em geral.
Atualmente, essa cobrança ainda é maior, especialmente quanto à responsabilidade do setor em relação ao reaproveitamento das matérias-primas e à destinação apropriada dos resíduos sólidos.
A importância do conhecimento em tecnologia e inovação
Nas últimas décadas, o investimento contínuo em tecnologia e inovação alcançou uma importância crucial para as empresas do setor logístico.
Sem o emprego dos programas, aplicativos e dispositivos é praticamente impossível garantir que o negócio obtenha vantagem competitiva diante da concorrência e conquiste a confiança do consumidor.
Trata-se de uma tendência definitiva, que só tende a crescer nos próximos anos, amparada pelo crescimento da indústria tecnológica.
Desse modo, as empresas precisam ser capazes de aproveitar todas as oportunidades e vantagens que a tecnologia oferece para todos os processos administrativos, dos mais simples aos mais complexos.
Para isso, a capacitação dos profissionais de logística é fundamental. Sem o conhecimento em tecnologia e inovação, o trabalho dos gestores fica seriamente comprometido.
O desempenho com foco em tecnologia de ponta
A utilização dos recursos tecnológicos disponíveis permite aos profissionais de logística simplificar as rotinas e desempenhar as funções de maneira cada vez mais rápida e eficiente.
Os gestores passam a atuar com foco no aproveitamento da tecnologia, sendo capazes de propor melhorias baseadas na leitura exata dos pontos que comprometem os resultados e das soluções capazes de dinamizar todas as operações.
Dessa forma, é possível promover a excelência de toda a cadeia de abastecimento, abrangendo o controle de estoque, o relacionamento com os fornecedores e clientes, o transporte e tantos outros processos logísticos.
No entanto, tudo isso exige dos profissionais de logística o conhecimento sobre as principais ferramentas tecnológicas empregadas nas grandes, médias e pequenas empresas.
As tecnologias que os profissionais de logística precisam conhecer
Um dos programas com os quais os gestores precisam estar familiarizados é o Vendor Managed Inventory (VMI).
Esse sistema de gerenciamento de estoque é controlado pelos fornecedores, que acompanham a rotatividade de produtos e processa pedidos de maneira remota, mantendo a capacidade de entrega e os níveis ideais para atender as demandas dos clientes.
Outra ferramenta que exige o domínio por parte dos profissionais de logística é o Order Management Systems (OMS), um sistema de gerenciamento de pedidos amplamente utilizado no mercado.
Trata-se de um programa que permite a integração completa dos processos logísticos, desde a emissão de pedidos até a entrega, acompanhando o todo o ciclo.
O emprego dessas e outras ferramentas tecnológicas oferece benefícios como a maior eficiência no controle de riscos e a sistematização das operações, os quais refletem diretamente na produtividade da empresa e na conquista dos objetivos estratégicos delimitados pelo negócio.
Ao final do nosso artigo, fica claro que os gestores precisam desenvolver habilidades diferenciais, conforme as atualidades na logística, que permitam a transformação de todos os desafios apresentados na realidade atual em oportunidades de crescimento para si mesmos e para as empresas.
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