Os Millennials — também conhecidos como geração Y — são as pessoas nascidas entre 1979 e 1995. Eles cresceram em meio ao desenvolvimento tecnológico, ambiente mais urbanizado, prosperidade econômica e material, entre outras condições que os tornaram totalmente diferentes da geração anterior. Tendo isso em vista, você sabe qual é o impacto dos Millennials no setor de logística?
Afinal, essas características refletem na forma como consomem produtos, serviços e informação e também afetam a postura no ambiente de trabalho, e isso não é diferente no campo logístico. No post de hoje, vamos citar alguns pontos que mostram como são os Millennials no setor de logística e como as empresas são afetadas por eles. Confira!
Uma das principais características dos Millennials é a flexibilidade. Eles têm facilidade para realizar múltiplas tarefas, assim como conseguem lidar com questões pessoais e profissionais ao mesmo tempo. Devido a isso, esperam que seus empregos sejam igualmente flexíveis. Dificilmente será possível manter um profissional da geração Y em uma mesma empresa durante muito tempo se os valores não forem semelhantes.
Assim, podemos dizer que as empresas acabam se ajustando a esse perfil e desenvolvendo uma cultura organizacional mais dinâmica. Isso envolve a desburocratização dos processos, a melhoria em atividades altamente engessadas, a possibilidade de permitir jornadas de trabalho em horários diferenciados, entre outros aspectos.
Os Millennials querem ter carreiras bem-sucedidas e, para isso, buscam apresentar desempenhos satisfatórios constantemente. Desse modo, querem provar que vieram para fazer diferença, e esperam o devido reconhecimento por isso. Sobretudo, são profissionais que têm muitas opiniões a respeito de diversos assuntos e um índice de criatividade elevado, principalmente se comparados aos da geração anterior. É a partir dessas características que a inovação é estimulada.
Do ponto de vista empresarial e da logística, essa possibilidade de apostar em novas iniciativas é essencial para garantir o encantamento dos clientes e conquistar sua fidelização — em especial, nos dias de hoje, em que os mercados estão altamente competitivos e o público, em geral, cada vez menos apegado às marcas.
Isso quer dizer que o ideal é as empresas investirem em reuniões, realizarem brainstormings, fazerem benchmarking e permitirem que os profissionais da geração Y gerem insights para o negócio. Pergunte para essas pessoas quais aspectos são positivos, quais melhorias precisam ser feitas, entre outros pontos que vão ajudar a melhorar os produtos e serviços.
Além disso, eles podem ser usados como clientes em testes de novos serviços, por exemplo. Se sua empresa quer testar um novo modelo de entregas, pode fazer o projeto-piloto envolvendo os Millennials. Certamente, eles terão muitos pontos para serem discutidos, principalmente o que for relacionado às melhorias necessárias.
Os pais dos Millennials — os Baby Boomers e a geração X — viveram em períodos difíceis, com a economia fragilizada e escassez de recursos. Inclusive, muitos vieram do campo e tiveram que trabalhar muito para conquistar tudo o que quisessem.
De certa forma, isso fez com que os Millennials fossem criados para não serem como seus pais, ou seja, eles julgam ter direito a conquistas maiores e acreditam merecer mais do que qualquer outra pessoa o reconhecimento pelo trabalho.
Essa característica torna a necessidade de feedback periódico uma característica fundamental para uma boa relação entre o profissional e seus líderes e a organização. Além disso, esperam receber mais retornos positivos em relação ao trabalho, e não somente críticas construtivas.
Outro ponto que vale a pena ressaltar é que eles também esperam ter relações mais próximas e recíprocas com seus gestores. Porém, essa demanda por reconhecimento não precisa, necessariamente, ser interpretada como uma insubordinação, mas sim como motivação.
Dentro da logística, se bem trabalhado, esse perfil fará de tudo para ver os processos eficientes e alcançar bons resultados. Geralmente, é o tipo de profissional que vai se superar e estender a jornada para finalizar suas atividades e conseguir alcançar a meta que foi estipulada.
Como dito, a geração Y tem afinidade com a tecnologia e busca adquirir mais conhecimento constantemente. O fato de terem crescido durante o desenvolvimento tecnológico faz com que eles tenham maior facilidade para aprenderem a usar as ferramentas e, nesse sentido, não têm problemas com mudanças.
Isso quer dizer que, se sua empresa precisa trocar de sistema e implementar um novo, eles vão conseguir se adaptar mais rápido. Esse ponto é muito favorável para qualquer negócio, visto que a necessidade de se investir em sistemas de gestão é cada vez maior.
Sendo assim, se o seu negócio pretende adotar um novo software, pode contar com esses profissionais para absorverem o conhecimento a respeito e ainda serem os multiplicadores do conhecimento — ajudando outras pessoas a aprenderem sobre as funcionalidades e o funcionamento dos novos recursos.
Se antes podíamos esperar que os profissionais passassem 15 anos (ou mais) em seus empregos, hoje vemos o contrário: muitos Millennials terão passagens por diversas empresas, passando até menos de 5 anos em cada uma delas.
Essa mudança não significa necessariamente que eles não sejam leais às empresas, mas sim que a satisfação pessoal ainda está acima da devoção — um perfil que pode ser reconhecido nos clientes de hoje, que também têm uma parcela representada pela geração Y.
Dessa forma, pode-se dizer que eles não se deixam seduzir por promessas de planos de carreira que vão trazer conquistas no longo prazo. Eles preferem saber o que será feito no curto prazo, quais são os desafios e como eles terão os méritos reconhecidos. Portanto, as empresas precisam identificar e se adaptar a esse senso de urgência.
No setor de logística, os desafios são constantes, o que ajuda a trazer motivação. Porém, em algumas organizações, ainda existe uma hierarquia muito engessada e o processo para realizar uma promoção, por exemplo, é burocrático e demorado, o que pode se tornar um problema.
Os profissionais da geração Y também preferem ter maior autonomia para trabalhar. Isso significa que essas pessoas preferem ter mais liberdade para executarem as tarefas do que ficar com o chefe cobrando atualizações constantes. Um bom exemplo disso é a transição que os cargos de liderança nas organizações têm sofrido, priorizando líderes em vez de chefes.
Logo, os Millennials são colaboradores autogerenciáveis e demandam maior confiança dos seus gestores, que podem delegar as tarefas com maior tranquilidade. Dentro do contexto da pressão que há no setor de logística, eles são as pessoas que colocam a mão na massa, querem resolver todos os problemas e já chegam nos líderes com a solução para os problemas.
De modo geral, o impacto dos Millennials no setor de logística e também nas empresas tem promovido diversas mudanças na forma como os processos e as pessoas são geridos. Esses profissionais podem ser mais difíceis de recrutar, motivar e reter — principalmente quando os comparamos às gerações anteriores. Por outro lado, podem ser os que apresentam a mais alta performance, caso sejam bem geridos.
O que achou deste artigo? Quer acompanhar outros conteúdos como este, relacionados à logística? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das atualizações!