Imagem relacionada ao texto
Qualidade e boas práticas

Entenda como fazer corretamente o armazenamento de produtos perecíveis

Diferentemente de outras mercadorias, o armazenamento de produtos perecíveis exige um conhecimento diferenciado para o gestor de logística e uma série de métodos para garantir a boa qualidade dos produtos.

Com a concorrência no mercado aumentando a cada dia, as empresas devem se preocupar com cada detalhe para não correr riscos desnecessários. Quando se trata de mercadorias que demandam cuidado especial, qualquer desatenção ou negligência pode trazer uma sequência de prejuízos, além de má reputação da marca no mercado.

Por isso, neste artigo abordaremos os pontos mais importantes sobre o armazenamento de produtos perecíveis que você deve seguir na sua empresa. Continue lendo e saiba mais!

O que são produtos perecíveis?

Produtos perecíveis são aqueles que perdem a sua qualidade e valor depois de um determinado tempo, independentemente dos métodos utilizados nos processos da cadeia de suprimentos.

Para que essa perda não aconteça de forma antecipada, eles necessitam de manuseio especial, técnicas de armazenamento e equipamentos para evitar danos, deterioração e contaminação.

Esses métodos podem incluir lavagem, enxágue, classificação, armazenamento, embalagem, controle de temperatura e testes de qualidade de vida útil diária — ou até mesmo horária. Interrupções da integridade da cadeia de frio, por exemplo, podem acabar com os lucros de um lote inteiro.

O leque de produtos perecíveis inclui itens como:

  • carnes;
  • frutas;
  • legumes;
  • especiarias;
  • grãos;
  • produtos de tabaco;
  • flores e plantas;
  • produtos farmacêuticos, incluindo medicamentos de venda livre, suplementos e nutricionais.

Quais as melhores práticas para trabalhar o armazenamento de produtos perecíveis?

Como explicado, os produtos perecíveis necessitam de um cuidado especial para manter a qualidade. E, devido à grande movimentação exercida durante o armazenamento, as chances de avarias nas embalagens e até mesmo nos produtos são altas. Então, confira abaixo as melhores práticas para armazenar mercadorias desse tipo.

Análise sobre as características dos produtos

As mercadorias perecíveis não são todas iguais, podem ser desde carnes até frutas e legumes. Por isso, embora apresentem algumas similaridades, cada uma possui características próprias. Obter conhecimento sobre as particularidades dos produtos é uma das práticas mais eficazes quando se trata de armazenamento.

Por exemplo, as frutas e hortaliças devem ser armazenadas em compartimentos resfriados e não congelados, para assim favorecer a conservação do sabor e da cor das mercadorias. Quanto mais baixa a temperatura, maior será o processo de amadurecimento, correndo o risco de perda de todo um lote ou da quantidade armazenada no mesmo local.

Já com as carnes a situação é praticamente inversa. Quanto mais próxima de zero a temperatura estiver, menores são as chances de surgimento e proliferação de micro-organismos que estragam os alimentos e trazem riscos para a saúde dos usuários.

Outra peculiaridade no armazenamento da carne está no tamanho da mercadoria. Pedaços menores resistem um menor tempo, ainda que em condições ideais; já as peças grandes podem passar por um período maior de armazenagem.

Por isso, conhecer as particularidades dos tipos de produtos é essencial. Assim, evita-se movimentar e armazenar todos os itens de maneira igual.

Empilhamento correto para não bloquear a entrada de ar

Não só a temperatura ambiente é importante para a conservação dos alimentos, a umidade do ar também tem um impacto fundamental. Por isso, aplicar um sistema de empilhamento que favoreça a circulação de ar no local é essencial.

De outra forma, em condições inadequadas, muitas mercadorias aguentam poucos dias antes de começarem a estragar.

Utilização de uniformes adequadas para a manipulação de produtos

Para a manipulação dos produtos antes, durante e depois do armazenamento, os profissionais devem trajar os uniformes adequados para cada setor. Sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), nenhum funcionário está apto para executar o serviço. No geral, para a manipulação de produtos perecíveis, os uniformes incluem:

  • touca;
  • avental branco;
  • jaleco branco;
  • sapatos ou botas de borracha;
  • luvas;
  • japonas para proteção.

Cronogramas de limpeza do local

A limpeza de todo local de armazenamento é obrigatória. Em se tratando de câmaras frias, particularmente, é preciso definir cronogramas para realizar o descongelamento e a limpeza não só do local, como também dos difusores de ar e outros equipamentos.

Estabelecer previamente as datas é importante para evitar prejuízos, como perda de produtos ou ruptura no estoque.

Como a tecnologia pode ajudar em um armazenamento de qualidade?

A tecnologia está presente em diversas áreas do mercado. No setor logístico, essas inovações podem ser utilizadas em diferentes momentos da cadeia de suprimentos, a fim de facilitar a execução dos processos.

No que tange o armazenamento de produtos perecíveis, temos exemplos práticos de como a tecnologia pode ajudar as empresas a conservarem melhor suas mercadorias. Acompanhe e confira algumas situações.

Caminhões refrigerados e com controle pleno do motorista

Antes mesmo de chegar às empresas para o regime de armazenamento, os produtos perecíveis precisam passar pelo processo de transporte. Caso essa etapa não seja realizada corretamente, a conservação das mercadorias pode ser comprometida.

Hoje, a tecnologia já facilita e garante a qualidade durante o transporte em caminhões equipados com cabines refrigeradas. Não apenas isso, os novos veículos oferecem um painel de controle de temperatura ao alcance do motorista. Isso faz com que os produtos se mantenham sempre em ambiente adequado e com supervisão contínua do transportador.

Ferramentas para monitoramento de temperatura e umidade

Antes mesmo de retirar a mercadoria dos caminhões de transporte, é dever do conferente verificar a temperatura da cabine do veículo. Porém, isso só é possível quando a empresa conta com ferramentas tecnológicas que mostram corretamente os dados do ambiente.

Além disso, os aparelhos tecnológicos também são necessários no controle de umidade do ar nas câmaras de resfriamento. Somente com esses equipamentos é possível detectar se existe uma variação de temperatura prejudicial à conservação dos alimentos.

Em outras palavras, tanto em termos de transporte e distribuição, principalmente para a armazenagem, as ferramentas tecnológicas se tornaram peças fundamentais para as empresas que trabalham com mercadorias desse tipo.

Enfim, o armazenamento de produtos perecíveis demanda expertise por parte dos gestores das empresas. As particularidades dos produtos e as ferramentas necessárias fazem com que esse trabalho seja monitorado de perto para garantir a completa conservação das mercadorias. Assim, analise as informações e conte sempre com a melhor tecnologia para manter a segurança dos produtos e oferecer qualidade para os seus clientes.

Gostou do artigo? Não deixe de curtir a nossa página no FacebookLinkedIn e Twitter e conferir outros conteúdos interessantes.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
Conheça-os-diferenciais-competitivos-de-operações-em-logística

Conheça os diferenciais competitivos de operações em logística

Para uma empresa se tornar bem-sucedida muitas vezes é preciso mais do que uma boa infraestrutura e estratégia de marketing. […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais

Descubra o que é cross docking e quais suas principais vantagens

Atualmente, existem diferentes formas de gestão logística, envolvendo armazenamento, estoque, transporte e assim por diante. A Logística Lean, resultado da […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais
sistema logístico

Como lidar com o fator humano em um sistema logístico?

Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais inteligentes e tecnologia de ponta. Esses são apenas alguns exemplos dos incríveis […]

Categoria: Gestão
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também