Entenda como a tecnologia pode beneficiar o gerenciamento da sua frota

Artigos

Entenda-como-a-tecnologia-pode-beneficiar-o-gerenciamento-da-sua-frota

Escrito por Ana Beatriz

Data: 16/08/2017

Não há como negar os impactos da tecnologia sobre a logística. As contribuições oferecidas nos últimos anos elevaram esse importante setor das empresas para um outro patamar, muito mais competitivo e valioso para as operações das organizações.

Nesse contexto, o gerenciamento de frota é um dos grandes exemplos de como os avanços da tecnologia foram, e continuam sendo, um fator de suma relevância para o sucesso dos transportes.

Quer entender como o gerenciamento de uma frota se tornou muito mais eficiente com o apoio da tecnologia? Então, continue lendo e confira no post de hoje!

A tecnologia à disposição de todos

Um dos grandes traços da tecnologia, atualmente, é a sua acessibilidade. Há alguns anos, somente grandes empresas tinham a oportunidade e, principalmente, condições de arcar com os custos de implantação de novos recursos, soluções e equipamentos tecnológicos em suas estruturas.

Ainda hoje, muitos empresários carregam essa ultrapassada crença de que a tecnologia é só para as grandes organizações. O que é um grande erro, afinal o cenário atual é totalmente o oposto desse pensamento.

Os avanços das técnicas, difusão do conhecimento e aumento da concorrência, fizeram com que o custo das inovações reduzisse bastante, dinamizando o acesso a empresas de todos os portes.

Contudo, muitas empresas ainda necessitam atualizar a sua política, revendo a importância e a posição da tecnologia para a modernização de processos e o desenvolvimento do negócio.

Tecnologia x gerenciamento de frota: uma relação de sucesso

Sem dúvida alguma, a contribuição da tecnologia nas empresas é verificada em diversas frentes. Entretanto, o destaque se dá à otimização de processos, especialmente no que tange à facilidade de gestão e agilidade na execução de rotinas que, antes, eram lentas e burocráticas. O que se percebe é que a medida que a tecnologia evolui, os seus benefícios só aumentam. Acompanhe:

A otimização trazida pelos softwares de gerenciamento

No contexto do gerenciamento de frotas, atualmente é possível desempenhar a gestão de toda a frota por intermédio de equipamentos e softwares específicos que, entre muitas outras funções, possibilitam o controle de combustível, rotina de manutenções e de custos operacionais, desempenho do motorista etc.

As respostas obtidas a partir da adoção desse tipo de tecnologia pelas empresas são imediatas. Em pouco tempo de utilização já se experimenta ganhos consideráveis na eficiência e amplitude da gestão.

Por meio desses sistemas, a empresa passa a ter uma visão sistêmica do processo de transporte, sendo capaz de visualizar e acompanhar de forma completa, e em tempo real, tudo aquilo que for relevante para a gestão da frota. Isso, de certa forma, oferece total apoio para eventuais intervenções e decisões, que visam sempre a melhoria das operações.

Maior disponibilidade e utilidade de dados e informações

Outra grande vantagem da tecnologia na gestão de frotas diz respeito à segurança e disponibilidade das informações.

Como, hoje, grande parte das empresas se valem de veículos modernos e conectados, o tempo todo e em qualquer lugar, sistemas estão gerando e enviando informações úteis para os gestores e gerentes nas empresas.

A tecnologia ajuda a reunir todos esses dados, de forma a torná-los acessíveis e utilizáveis de maneira estratégica para a otimização dos processos e como diferencial competitivo. Tal característica viabiliza às equipes poderem acessar de qualquer lugar, de maneira virtual, a base de dados, eliminando a necessidade utilização de expedientes burocráticos e manuais, como planilhas e relatórios.

Além disso, ainda facilita o compartilhamento de dados e informações relevantes entre diferentes setores e garante que esses dados fiquem resguardados de riscos de extravios.

Melhora na distribuição dos veículos

Na cadeia logística, a parte que comporta os processos de entrega, propriamente ditos, é a que representa um dos mais altos custos para as empresas. Em razão disso, a busca por alternativas para tornar as operações menos dispendiosas e estratégicas é constante em todos os tipos de negócios.

Neste contexto, a tecnologia também dá a sua contribuição. Softwares de gestão logística que trabalham integrados a outros sistemas são capazes de organizar e definir a distribuição dos veículos conforme a necessidade de cada entrega.

Desse modo, a empresa pode alocar de forma mais eficiente e econômica os caminhões certos para cada tipo de carga. Por exemplo, pode-se utilizar veículos menores para demandas próximas e de volume menor, evitando o deslocamento com o veículo abaixo de sua capacidade.

Esse é um benefício que não afeta apenas os custos, mas também a agilidade nas entregas, visto que o sistema cruza dados e informa qual a melhor maneira de realizar uma entrega específica.

Controle mais eficiente e qualificado da frota

No passado, os gestores de frotas tinham uma grande dificuldade em acompanhar o deslocamento dos motoristas. A comunicação era limitada e difícil.

Porém, hoje a realidade é outra. A tecnologia já coloca à disposição das empresas, especialmente das grandes, que lidam com frotas extensas, equipamentos de rastreamento e comunicação contínua com o motorista, praticamente em qualquer lugar.

Por meio das centrais de monitoramento dentro das instalações da empresa é possível obter informações em tempo real sobre todo o processo de deslocamento. O GPS informa a posição exata do veículo, velocidade, consumo de combustível, tempo de viagem, entre muitos outros dados.

A partir desses dados, os gestores e gerentes podem acompanhar o desempenho da máquina e do seu operador, verificando se existe algum tipo de desajuste nessa relação. Assim, pode-se informar o motorista sobre possível excesso de consumo de combustível, má utilização das marchas ou excesso de velocidade.

Aumento da segurança nos deslocamentos

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia também tem o viés de beneficiar a segurança nos transportes. Todos os sistemas e recursos citados anteriormente também servem de apoio para uma viagem mais segura.

Como os gestores tem uma grande visibilidade da operação dos caminhões, fica mais fácil fiscalizar, por exemplo, se os motoristas estão cumprindo a jornada de trabalho, como impõe a legislação, obedecendo o tempo máximo de viagem e intervalos obrigatórios.

Além disso, a tecnologia ainda ajuda a evitar incidentes como o roubo de cargas. Já que em todo o percurso é possível localizar o veículo.

Por fim, é nítido como a tecnologia impacta positivamente o gerenciamento de frota nas empresas, sobretudo aquelas que lidam com muitos veículos. Então, enquanto gerente de logística, esteja sempre atento e atualizado com as novas tendências tecnológicas do setor, pois elas podem fazer toda a diferença no seu trabalho e, especialmente, nos resultados da empresa.

Gostou do post? Quer se manter informando com os melhores conteúdos sobre logística, transportes e afins? Assine a nossa newsletter os receba diretamente no seu e-mail!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: