CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Entenda a importância do relacionamento com clientes para a sua empresa

Entenda a importância do relacionamento com clientes para a sua empresa

Artigos

relacionamento com clientes

Escrito por Ana Beatriz

Data: 24/07/2017

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para qualquer empresa. Sem o público, afinal, não há negócio. É o bom relacionamento com clientes que lança as bases para a fidelização do consumidor.

Quando a organização consegue estabelecer conversas e relações significativas com sua audiência, o cliente se torna leal e passa a promover o produto e a marca.

Para isso, profissionalismo e vontade de entender a necessidade do consumidor são essenciais. O cliente quer que suas expectativas sejam superadas e isso exige sensibilidade, entendimento e técnica para que a empresa possa oferecer a ele todas as informações de que ele necessita.

É preciso demonstrar para o cliente o quão ele é importante e que, por isso, toda a sua jornada como consumidor está sendo acompanhada de perto pela organização. Além disso, e talvez mais importante, essa relação deve ser cultivada de forma contínua.

Fidelização

A fidelização do cliente leva, ainda, à captação de novos consumidores — afinal, clientes satisfeitos são a melhor propaganda para qualquer empreendimento. Esse movimento está diretamente relacionado ao bom relacionamento diário entre a organização e o cliente.

Ter uma proximidade saudável com o público ajuda a garantir o bom andamento das conversas. E elas são essenciais para criar maior afinidade com o cliente. É a forma como a empresa o trata e se interessa por suas necessidades que o conquista.

Plataformas

As plataformas de relacionamento com o consumidor são uma tendência irreversível. Já há alguns anos, o mercado vem se transformando para atender bem à clientela, por meio do SAC 2.0 e, depois, 3.0. E a busca é sempre a mesma: relacionar-se de forma cada vez mais efetiva com a audiência, sempre de olho na fidelização.

Essas plataformas são, cada vez mais, essenciais. Mais do que comprar um sistema de Customer Relationship Management (CRM), porém, é preciso ter uma ferramenta que se adapte às necessidades da companhia e se integre aos demais sistemas.

A hiperconectividade atual requer que o trabalho seja cada vez mais integrado. E essa integração é feita pela ferramenta de CRM — que elimina a necessidade de trabalhar com vários sistemas independentes. É assim que a empresa vai conseguir obter o máximo de informações possível de forma automática e em tempo real.

Comunicação e autonomia

Segurança, clareza, objetividade e transparência são essenciais para estabelecer uma boa comunicação com o público — e ela é essencial para o relacionamento com clientes. É importante usar uma linguagem sóbria e adequada, que evite transmitir incerteza, intimidade excessiva, gerúndios, regionalismos e gírias.

A conversa com o cliente deve ser sempre atenciosa e cuidadosa. O consumidor precisa ter a percepção de que há um interesse real em ajudá-lo. Por esse motivo, evite as mensagens automáticas — a não ser em situações estritamente necessárias, como férias.

Confiança

A confiança é muito importante no relacionamento entre a empresa e seus clientes. Por esse motivo, os profissionais devem ter autonomia para oferecer mais credibilidade. É assim que o cliente vai perceber que está falando com o responsável pelas resoluções, não com intermediários.

Todo feedback oferecido pelo cliente é um ótimo indicador de qualidade. Ouvi-lo apenas, porém, não é suficiente. É preciso avaliar esse retorno e usá-lo para melhorar os pontos falhos, enquanto mantém e aperfeiçoa aquilo que tem dado certo. Assim, a confiança do cliente na empresa sai fortalecida.

Tendências

Saber o que o cliente busca é muito importante. Só assim, será possível conhecer suas motivações. É preciso, portanto, dar atenção a ele para ser capaz de antecipar suas necessidades e encantá-lo com soluções mais assertivas. Assim, ele vai querer repetir a experiência e a indicará para familiares, amigos e colegas.

As empresas devem estar atentas às necessidades da geração Y, que domina atualmente o mercado consumidor. As companhias devem levá-los em consideração quando fizerem seus planejamentos. É importante, também, ficar de olhos bem abertos para o Big Data, a integração do trabalho, o relacionamento social e própria reputação.

Conheça melhor as principais tendências de comunicação com clientes.

Geração Y

Esse grupo tem, hoje, de 16 a 36 anos. Ou seja, são a maioria dos consumidores e, assim, potenciais formadores de opinião e tomadores de decisões que são preocupados consigo mesmos e interessados em construir um mundo melhor. Essa geração já nasceu com TV, computador e comunicação rápida dentro de casa.

Para eles, tudo está conectado e pode ser gerenciado e discutido online. Por esse motivo, são acostumados a fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Quem quiser se relacionar bem com eles precisa ter perspectivas online e sistemas hiperconectados, já que essa turma está acostumada a pedir e ter o que quer ao vivo, pelo WhatsApp, pelo Facebook, pelo Twitter ou alguma outra ferramenta de comunicação que venha a surgir.

Big Data

O volume de dados — estruturados ou não — que afeta os negócios no dia a dia tem aumentado em alta velocidade. O tratamento adequado dessas informações para torná-las relevantes produz insights que ajudam a tomar decisões melhores e direcionar as estratégias de forma mais efetiva.

A maioria das empresas ainda não sabe aproveitar as informações que produz. A importância desses dados tem sido cada vez mais discutida no mundo corporativo, pois esse volume de informações pode se converter em soluções eficientes para melhorar o relacionamento com o cliente.

Trabalho integrado

Um sistema integrado, além de facilitar o processo, traz economia para os setores que o usam. Isso porque, ao unir vários sistemas diferentes, fica mais fácil obter o máximo de informações possível em tempo real e de forma automatizada.

Além disso, ganha-se tempo e produtividade ao eliminar a necessidade de acessar dois ou mais sistemas para analisar informações e compartilhá-las, por exemplo. O risco de inserir informações equivocadas, por distração ou erro de digitação, diminui a praticamente zero.

Em resumo, a integração do trabalho, a automação de tarefas, a personalização e a flexibilidade da própria rotina são tendências que devem se impor cada vez mais. E todos têm a ganhar com isso!

Relacionamento social

Canais de relacionamento diversificados são hoje uma necessidade. E estar nas redes sociais é inevitável. A maioria dos consumidores atualmente opta pelos canais online (redes sociais, site da empresa e chats, por exemplo), pois não tem hábito de usar centrais de atendimento.

E mais: este canal de comunicação ajuda a empresa a ter um controle maior sobre a percepção — tanto positiva quanto negativa — do público. Nessas mídias, o cliente, se bem atendido, pode até se tornar um evangelizador da marca.

Reputação

Qualquer deslize no processo de relacionamento com o cliente pode causar estragos à reputação da empresa. Nenhuma estratégia de comunicação pode prever isso e, mesmo empresas bem estruturadas, podem sofrer com esse tipo de situação. Os erros podem causar impacto nas vendas e na desvalorização de produtos e serviços.

Muitos clientes insatisfeitos contam sua experiência ruim nas redes sociais. E, nessa mídia, a dimensão é ampliada. Manter o público satisfeito é, portanto, essencial. Para isso, é preciso que suas necessidades sejam supridas e, com isso, ele seja encantado.

Gostou deste post sobre relacionamento com clientes? Que tal, então, compartilhá-lo nas redes sociais? Assim, mais pessoas terão acesso a ele.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Aplicativo ajuda a definir rota logística eficiente para caminhão. + Mais detalhes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

A rota logística é o caminho que liga a carga ao destino. Se ela for definida com eficiência, haverá melhorias consideráveis nos resultados da sua empresa. Entre elas, é possível citar a economia de recursos, a otimização do processo, a agilidade, o aumento de produtividade e do lucro. É inegável a importância do procedimento. Mas […]

Mulher devolve produto ao funcionário da transportadora encarregado de fazer a logística reversa. + Mais detalhes

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor […]

Homem fazendo o carregamento do caminhão para o transporte nas modalidades LTL e FTL. + Mais detalhes

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL são duas possibilidades de transporte de carga muito utilizadas pelas transportadoras. Mesmo sem saber o nome correto, provavelmente você já se deparou com elas ao ler sobre logística. Hoje, vamos conceituar os dois termos e diferenciá-los. Para isso, falaremos das vantagens e desvantagens de cada um. Fique com a gente e descubra […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

20/04/2021 - 05:08 am

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para ...

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

20/04/2021 - 05:08 am

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para ...

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

20/04/2021 - 05:08 am

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para ...

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

20/04/2021 - 05:08 am

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para ...

Cross docking e dropshipping: qual é a diferença afinal?

Cross docking e dropshipping: qual é a diferença afinal?

20/04/2021 - 04:08 am

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para ...

POSTS RELACIONADOS

Aplicativo ajuda a definir rota logística eficiente para caminhão. + Mais detalhes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

A rota logística é o caminho que liga a carga ao destino. Se ela for definida com eficiência, haverá melhorias consideráveis nos resultados da sua empresa. Entre elas, é possível citar a economia de recursos, a otimização do processo, a agilidade, o aumento de produtividade e do lucro. É inegável a importância do procedimento. Mas […]

Mulher devolve produto ao funcionário da transportadora encarregado de fazer a logística reversa. + Mais detalhes

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor […]

Homem fazendo o carregamento do caminhão para o transporte nas modalidades LTL e FTL. + Mais detalhes

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL são duas possibilidades de transporte de carga muito utilizadas pelas transportadoras. Mesmo sem saber o nome correto, provavelmente você já se deparou com elas ao ler sobre logística. Hoje, vamos conceituar os dois termos e diferenciá-los. Para isso, falaremos das vantagens e desvantagens de cada um. Fique com a gente e descubra […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.