Veja como encontrar cargas e se manter sempre em atividade!

| 01/05/2020 - 10:05
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Um dos grandes problemas que as transportadoras de carga enfrentam atualmente é a ociosidade, ou seja, não conseguir manter a frota sempre ativa, com entregas para realizar. Isso representa capital de giro imobilizado e prejuízos financeiros diretos.

O gestor procura continuamente reduzir gastos com o transporte de cargas, mas questões logísticas podem ser complicadas de resolver, principalmente em relação ao controle dos caminhões parados.

Neste post, mostraremos como a transformação digital e o desenvolvimento logístico podem ajudar a encontrar cargas e a manter os veículos em constante atividade!

Quais são os impactos de ter o caminhão parado?

Para a empresa que tem a sua frota própria, o ócio dos caminhões é, sem dúvida, uma grande desvantagem. O controle eficiente da frota tende a gerar economia financeira, sendo um diferencial competitivo relevante e contribuindo, inclusive, para a realização de outros investimentos, destacando-se diante da concorrência.

A ociosidade é uma situação de inatividade, de desocupação. Uma frota ociosa não efetua nenhuma operação de transporte na empresa, ou seja, fica parada e não traz nenhum retorno financeiro positivo. Isso não precisa ser por um período excepcionalmente longo ou representar a inutilização definitiva dos caminhões: é suficiente que seja relevante para gerar gastos desnecessários à empresa.

A ociosidade dos veículos oscila entre 5% e 20%. Assim, ainda que em percentuais baixos, o setor financeiro sofre impactos negativos. Esses efeitos variam de acordo com as características de cada transportadora, mudando conforme certos critérios, como o tamanho da frota, o tipo de veículo usado, os gastos com cada operação e assim por diante.

O aumento das despesas logísticas

As despesas logísticas estão relacionadas diretamente aos custos da operação (ativa ou inativa). Os veículos parados, que não estão realizando operações de transporte, não ajudam a aumentar a satisfação do consumidor, nem efetivam atividades produtivas. Ao mesmo tempo, o fato de permanecerem ociosos não implica na redução das despesas com manutenção preventiva, pagamento de impostos e seguros, depreciação e outras coisas.

A redução dos lucros

Caso aconteça um aumento da ociosidade, ainda que em algumas épocas do ano, ocorre redução nos lucros. Isso é decorrente da diminuição na quantidade de operações enquanto as despesas continuam sendo necessárias. A perda da rentabilidade resulta também dos gastos com os caminhões, que aumentam ao longo do tempo, mesmo permanecendo em ociosidade.

A perda da competitividade

Com o aumento dos gastos, o empreendimento deve elevar os preços para continuar em atividade no mercado. Consequentemente, os clientes procurarão menos os serviços, gerando perda de competitividade no mercado.

A frota inativa produz um círculo vicioso de prejuízos porque a inatividade dos caminhões reduz os lucros e eleva as despesas, resultando, como vimos, na perda da competitividade. Esse fator contribui para a redução nas operações e a inatividade da frota.

E o caminhão rodando vazio?

As viagens com o caminhão vazio também geram muitos problemas para a transportadora. Essa realidade aumenta a necessidade de encontrar cargas. Por isso, considere alguns impactos negativos dessa prática que ainda é comum no Brasil.

Mais gastos e nenhum retorno

Esse é o principal problema do caminhão rodando vazio, pois há um conjunto de gastos para a manutenção do veículo. Por isso, o caminhão precisa produzir algum retorno que custeie as despesas e ofereça lucro para a transportadora. Isso só é possível quando a viagem é feita com alguma carga.

Por mais curta que seja a distância percorrida com um caminhão sem carga, sempre haverá custos, principalmente com combustível ou com algum possível reparo.

A extensão do território nacional também piora a situação. Qualquer deslocamento com o caminhão vazio se torna praticamente uma viagem longa. É comum que os motoristas voltem ao pátio das empresas sem cargas, pois não compensa perder mais dinheiro e tempo aguardando algum frete para retornar.

As despesas com pedágios

Há uma malha rodoviária ampla e, em grande parte, está privatizada. Assim, muitas vezes, é necessário acrescentar às outras despesas, os custos com pedágios. Portanto, as viagens com carga vazia são mais nocivas, pois é necessário pagar pedágio para trafegar em algumas vias.

Em alguns casos, o pedágio é dispensando, mas para os caminhões em que os eixos entram em contato com o solo, com os maiores, as cobranças permanecem.

Outras desvantagens

Ainda existem outras desvantagens para o caminhão que roda vazio, como:

  • riscos de acidentes;
  • desgaste do veículo;
  • perda de produtividade;
  • danos às estradas e ao meio ambiente.

Como evitar esses problemas?

Vamos agora analisar algumas formas de evitar esses problemas, de modo a conseguir encontrar cargas que assegurem a atividade dos caminhões.

Estude a demanda do mercado

É importante estudar o segmento, avaliar se os serviços da transportadora são compatíveis com a demanda dos consumidores, sustentar as ações mais lucrativas e acompanhar as transformações do mercado.

Invista no treinamento de motoristas competentes

Os motoristas menos capazes aumentam as possibilidades de multas, de acidentes e de outros sinistros que provoquem a inutilização temporária ou definitiva dos caminhões, resultando na ociosidade da frota. Por isso, vale a pena investir no treinamento desses profissionais, oferecendo cursos profissionalizantes, para dirigirem melhor e reduzirem as taxas de sinistros e de mau uso.

Otimize as rotas

Selecionar os melhores trajetos garante viagens mais produtivas, que mantenham os caminhões em atividade. Assim, diminuem as chances do retorno sem carga e se torna mais fácil encontrar cargas para diferentes destinos.

Há softwares que funcionam como roteirizadores, planejando as rotas mais eficazes, avaliando as condições das rodovias, a existência de pedágios e as sinalizações. Essas ferramentas ajudam a diminuir os custos tanto na partida quanto no retorno, a conservar mais os caminhões, a agilizar as entregas e a evitar a ociosidade.

Utilize o marketplace Cargo X

Cargo X é o maior marketplace de transportadores do Brasil, oferecendo capital de giro e tecnologia avançada para as transportadoras. Por meio da plataforma CargoForce, é possível aplicar técnicas de negociação para obter o melhor frete. Feito isso, você pode enviar sua proposta, negociando a demanda em um só lugar.

O marketplace ainda oferece capital de giro para que seja possível expandir as operações da empresa, principalmente do pequeno transportador, melhorando a renda e gerando mais empregos. Usando a plataforma da Cargo X, pode-se criar uma rotina de fretes, encontrar cargas e reduzir a ociosidade da frota.

Além disso, você recebe notificações exclusivas dos embarcadores para sair na frente no aceite de demandas. Para isso, a tecnologia aplicada é baseada em big data e machine learning, o que permite maior eficiência em etapas como a coleta e em novas oportunidades de carregamento.

Para acessar todas essas vantagens, basta ser um parceiro Cargo X, entrando no site e enviando uma mensagem. Encontrar cargas é a única forma de evitar uma frota ociosa, que aumenta os gastos da transportadora e oferece pouco retorno.

Está esperando o que? Torne-se um parceiro Cargo X entrando em contato com a empresa hoje mesmo!

 

Frase do banner: "Fomente o crescimento da sua transportadora com Capital de Giro"

Redação Cargo X
01/05/2020 - 10:05

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