*Por Federico Vega
São Paulo, setembro de 2016 - A procura de capital para um negócio é vender uma oportunidade de investimentos que se espera traduzir em um retorno financeiro no futuro. Porém é importante mostrar para os investidores porque o negócio vai gerar dinheiro e como pode ser melhor do que os concorrentes. Em outras palavras, ao empreendedor que procura vender o seu modelo de empresa para conseguir apoio financeiro precisa se atentar a cinco dicas:
Equipe de pessoas fortes: Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o conceito do negócio é “menos” importante do que a equipe que vai executá-la. Uma boa ideia não vai se reverter em uma empresa grande sem uma equipe de pessoas comprometidas e com talento suficiente para a realização. O background dos fundadores e do time é um ponto significativo na análise do investidor.
A CargoX, por exemplo, foi criada por um grupo profissional com experiências complementares em todas as áreas chaves do negócio. É importante que os primeiros membros do grupo consigam executar a visão do negócio e tenham capacidade profissional e humana para conseguir ocupar as posições executivas mais sêniores quando o tamanho do negócio estiver grande.
Focar em indústrias tradicionais: É mais fácil conseguir capital se a startup focar em gerar eficiências, por meio da tecnologia, em setores tradicionais com pouca inovação. Inventar novas indústrias, como por exemplo, o Facebook criou o social media, é muito mais complexo e arriscado. Diferente dos EUA, os investidores Brasileiros preferem startups que inovam em indústrias existentes, que precisam de inovação, e não startups focadas em criar novas industrias.
A CargoX optou por apostar em modernidade e tecnologia em uma indústria tradicional, como o transporte de cargas. Para isso, reuniu uma equipe de pessoas das áreas de transporte e de TI.
Tamanho de mercado: As startups representam um investimento de alto risco, por este motivo, os investidores esperam receber recompensas muito altas para compensar pelo risco. É importante visar em negócios de tamanho muito grandes.
No caso da CargoX, por exemplo, o setor de transporte de cargas é uma das maiores indústrias do Brasil, com uma receita de mais de R$100 bilhões. Quando os investidores avaliaram um investimento na CargoX, sabiam que se a empresa conseguisse atingir pelo menos 5% do mercado, o negócio já seria bilionário.
Tecnologia e inovação: Os empreendimentos com componentes de tecnologia e inovação são os mais propensos a receber aportes financeiros. Isto acontece porque essas características conseguem gerar modelos de negócio de alto crescimento, que exigem um investimento de capital inicial relativamente baixo. A tecnologia e inovação também conseguem diferenciar a startups dos concorrentes tradicionais que geralmente carecem de capacidade de inovação e conhecimento tecnológico.
Mentores e investidores pessoa física: Antes de focar as energias em pegar grandes somas de dinheiro, é importante se rodear de pessoas experientes que podem trazer conhecimento e relacionamento ao negócio.
A CargoX começou com um investimento de R$ 30 mil reais aportados pelos fundadores. Esse valor foi suficiente para desenvolver o site e conseguir os primeiros clientes. Já com o negócio rodando, a empresa focou-se em conseguir fundadores e parceiros experientes na área de logística e criação de empresas tecnológicas de alto crescimento. Nos meses que seguiram, a empresa somou profissionais como o fundador da Uber, o fundador da Coyote Logistics e o CEO da DHL como diretores e investidores. Estas pessoas trouxeram dinheiro, experiência e relacionamentos para crescer o negócio e posteriormente a conquistar R$ 50 milhões de investidores de primeiro nível, como o banco de investimentos Goldman Sachs e a Valor Capital Group. O processo desde os primeiros investimentos até a rodada de R$ 50 milhões durou 2 anos.
Por último, a dica mais importante é: nunca desista e esteja preparado para ser rejeitado. Como falava o Babe Ruth: “É difícil de bater uma pessoa que nunca desiste”.