Ser um bom gerente de logística não é tarefa fácil. O dia a dia do setor é cheio de desafios e abrange muitas funções diferentes. Mas, com algumas dicas para ajudar na gestão de logística e transporte de cargas, é possível aumentar eficiência no trabalho.
Então, confira adiante as dicas que um gestor moderno deve seguir.
Um gesto moderno é, antes de tudo, uma liderança. Enquanto líder, é preciso saber muito além de logística e transporte de cargas. Ele também precisa compreender como gerir projetos, engajar equipes, dar feedbacks, desenvolver inteligência emocional, tomar decisões baseadas em dados, encontrar oportunidades para a empresa…
O próprio mercado exige profissionais cada vez mais completos. Mas onde buscar esses conhecimentos?
Uma forma prática de se aperfeiçoar é por meio plataformas como Sebrae e Coursera, que oferecem cursos on-line de curta duração e, melhor ainda, gratuitos. Também é possível fazer cursos de formação e especialização relacionados à área de logística e transporte de cargas para aprofundar sua experiência no assunto.
O gestor moderno precisa estar a par de tudo que acontece no setor de logística e transporte de cargas, especialmente com relação às mercadorias sob sua responsabilidade. Igualmente, é essencial acompanhar as mudanças na legislação, notícias sobre as condições de transporte, novas tecnologias, movimentações no mercado, entre outros tópicos.
Com tanto para se informar, é um desafio manter-se atualizado. Mas algumas ferramentas ajudam nesse sentido.
Por exemplo, no Feedly, um aplicativo para celular e desktop, você pode salvar em um só lugar todos os seus sites e blogs de referência no setor e ainda configurar avisos de notícias por palavras-chave. No caso de um gerente de logística envolvido no transporte de grãos, pode receber todas as novidades de “produção de milho” ou “safra de soja”. Muito mais prático, não é mesmo?
Um objetivo bastante desejável para o gestor de logística é agregar valor à empresa. Nesse aspecto, propor uma maior sustentabilidade no armazenamento e transporte pode contribuir com o desenvolvimento da organização.
A logística verde, além de estar diretamente relacionada a uma maior eficiência de processos, o que promove a otimização de recursos, também é capaz de aumentar a competitividade dos produtos ou serviços no mercado. É uma prática a que todo gestor moderno deve ficar atento nos negócios.
A pandemia de covid-19 acelerou o processo de descentralização das funções de escritório. De acordo com a pesquisa Home Office, da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), o trabalho remoto está cada vez mais popular, especialmente entre os cargos de liderança. E agora tem tudo para difundir-se mais ainda.
Então, é uma boa hora para abandonar os papéis e partir para uma gestão 100% na nuvem, desde a comunicação com o time até o controle das operações logísticas. Assim, quem sabe em breve você possa gerir o setor de onde quiser.
Você já deve ter percebido que, de uma forma ou de outra, a tecnologia está envolvida na modernização das atividades de logística e transporte de cargas. Ela está no aprendizado de novas competências, na atualização profissional constante, na maior sustentabilidade e na organização do trabalho remoto.
Além disso, a tecnologia logística está presente no rastreamento de cargas, na mensuração do desempenho de frotas e motoristas, no planejamento inteligente de rotas, no aumento da segurança em trânsito, na melhor visualização das operações de transporte e em tantos aspectos essenciais ao trabalho do gestor moderno.
Quer entender melhor o uso dessas tecnologias no seu dia a dia? Então, baixe o “Guia de logística e otimização de negócio”. Nele, você encontrará mais informações sobre gestão de estoque, monitoramento de cargas e relacionamento com clientes e fornecedores, aproveite!