Desafios com logística? Uma transportadora pode ajudar a superá-los.

Artigos

desafios com logística

Escrito por André Bastos

Data: 19/05/2017

A logística é um dos setores da economia mais relevantes e, por ter uma representatividade tão grande, é uma daquelas que mais possuem desafios, por exemplo, impactos externos regulares, como a sazonalidade, clima, condições das estradas, entre outros desafios com logística.

Superar esses desafios com logística é um trabalho diário e que necessita de experiência dos gestores e daqueles que conduzem as operações. O que poucos entendem é que uma transportadora terceira pode ajudar com eles e a superar todos os percalços do terreno.

Nesse post você irá conferir os principais pontos e mostrar como uma transportadora pode auxiliar em todas as etapas!

Transporte e distribuição 

Quando se faz parte do setor logístico temos que levar em conta que transportar e distribuir são uma das bases de sua operação. Lidar com essa questão não exige apenas dedicação. Na verdade, ela necessita de conhecimento, técnica e execução otimizada, tudo focado em conquistar os resultados e diminuir os custos.

Levando em conta tudo isso, uma transportadora pode te ajudar e muito! Ela possui informações e experiências que a colocam a frente, assim, auxiliando sua empresa a superar os desafios da logística ligados em transporte e distribuição.

Nesse ponto, podemos citar algumas dificuldades comuns e como as transportadoras podem ajudar:  

  • Falta de informação sobre rotas – Algumas empresas não conhecem as melhores opções de rotas e estão perdendo dinheiro realizando as erradas, uma transportadora tem os mapas em suas mãos e vai sempre escolher o caminho mais seguro, rápido e econômico;
  • Desconhecimento sobre caminhões – Muitas das vezes, algumas empresas acreditam que somente um tipo de caminhão pode realizar o transporte ou distribuição de um material, mas outros podem realizar de forma mais barata. As transportadoras possuem todo leque de opções que o veículo pode transportar e indicar a melhor opção;
  • Pouco poder de negociação com os caminhoneiros – Como as empresas possuem uma quantidade limitada de embarques, podem sofrer na hora de negociar com os motoristas. Já as empresas de transporte possuem uma quantidade maior, possibilitando maior flexibilidade nessas conversas e acerto de valores.

Esses pontos podem possibilitar uma economia representativa a sua operação logística. Isso faria com que a empresa investisse em outras áreas, mais importantes para o crescimento da empresa. 

Relacionamento e capacitação de profissionais

O número de profissionais capacitados em logística vem crescendo nos últimos anos, mas ainda é baixo no país. Com isso, a busca por um profissional mais especializado é importante, pois pode colocar a sua empresa em um novo patamar, mas encontrar alguém com diferenciais pode ser um grande desafio.

As empresas de transporte têm como vantagem possuir maior potencial de capacitação em sua operação, pois muitas vezes as companhias que precisam de transportadoras possuem outro know-how. Essa atuação diferente impede que os profissionais da operação se aprofundem em novas técnicas e afins.

As transportadoras realizam investimentos em capacitação com maior regularidade, pois isso se torna valor agregado para toda a companhia. Sua empresa acaba contando com profissionais melhor qualificados e com um custo menor, fazendo com que o custo-benefício do parceiro seja ainda maior.

Maior fluidez de estoque

Muitos podem pensar que as transportadoras impactam no controle de estoque de forma indireta, somente, mas isso é um erro! Possuir um parceiro pode ajudar diretamente em toda fluidez de seu estoque. Isso acontece, pois ele pode organizar as entradas e saídas de todas as mercadorias distribuídas e transportadas pela sua empresa.

Isso acontece, pois é possui cruzar as informações de estoque e dos caminhões da transportadora, assim, podendo identificar pontos como:

  • Tempo de reposição de estoque;
  • Períodos de sazonalidade;
  • Última data de chegada da mercadoria;
  • Intervalo entre a chegada do caminhão e saída.

Essas questões impactam diretamente no custo da operação da empresa, pois caso essa área não seja organizada e otimizada, empecilhos podem acontecer deixando mais alto o valor do transporte.

Questões ambientais com melhores processos

Muitas empresas sofrem com as diversas resoluções ambientes vigentes no Brasil, com isso, aumentam a chance de cometer erros e, consequentemente, receber multas e punições dos órgãos competentes.

A empresa de transporte possibilita que você tenha todos os pontos mapeados, impedindo que algo de errado ocorra. Isso é importante, pois te deixará focado naquilo que realmente é necessário.

Além disso, uma transportadora sempre trabalha para que os caminhões sempre estejam produzindo e não com tempo ocioso ou rodando vazios. Caso isso ocorra, aumenta o consumo desnecessário de combustível e até a deterioração do veículo.

Investimentos em tecnologia

Para gerenciar a logística, é fundamental contar com softwares que ajudem a controlar o estoque, frota e vendas, por exemplo. Entretanto, é importante entender que o investimento em tecnologia precisa ser amplo e as empresas de transporte podem ajudar nisso de forma direta.

Atualmente, existem transportadoras que atuam integralmente baseadas em tecnologia e inovação, uma delas é a CargoX. Diferente de empresas do mercado, ela atual sem frota própria, somente com caminhoneiros autônomos – de forma muito similar ao Uber. A empresa atua por meio de um aplicativo, onde monitora os motoristas parceiros e gerencia os fretes solicitados pelos diversos clientes, além disso, emite todas as notas, realiza seguros e tudo mais que envolvem os transportes.

Realizar o desenvolvimento da tecnologia otimiza processos e amplia os resultados, além de gerar maior economia. Esse investimento vai se fazer cada vez mais necessário, pois a automatização de processos se faz mais presente a cada dia. Esse é um desafio facilmente superado, caso se encontre o parceiro certo.

Fale para nós, qual desafio uma transportadora já ajudou a sua empresa a superar? Comente e compartilhe conosco!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: