Saiba como soluções simples podem diminuir os custos logísticos de transporte

Artigos

custos logísticos de transporte

Escrito por Ana Beatriz

Data: 04/10/2016

Que o transporte de cargas é essencial para o crescimento das empresas e do país não há dúvidas. A grande questão, principalmente para quem trabalha com logística, é como reduzir os custos sem perder em qualidade. No entanto, existem algumas soluções simples que podem gerar uma grande redução nos custos logísticos de transporte e que você pode aderir de imediato.  

Em entrevista à Folha de São Paulo, o professor do Insper, Marcelo Nakagawa ressaltou que, em tempos de crise, a busca por eficiência aumenta. Com isso, o mercado de transportes se abriu para novas oportunidades e as inovações tecnológicas despontaram entre as melhores alternativas para a redução dos custos logísticos de transporte. Destacamos abaixo algumas dessas soluções que podem simplificar e organizar a rotina de quem atua diretamente no acompanhamento do transporte de cargas.

Negociar com as transportadoras

Os assistentes de logística são responsáveis por atividades do dia a dia, que são extremamente estratégicas para a redução dos custos logísticos de transporte. Um exemplo é a negociação dos contratos de fretes com as transportadoras. Para otimizar essa atividade é importante ter um controle do fluxo de cargas, isso significa prever a periodicidade dos envios, pesos e rotas. São informações que influenciam diretamente no valor do transporte e, por consequência, na negociação.

A entrega de um produto é a finalização do processo de compra, por isso precisa ter qualidade e agilidade, para garantir a satisfação do cliente. Quando a transportadora oferece um alto valor agregado aos seus serviços é possível que os custos logísticos de transporte sejam um pouco superiores. Mas quando o embarcador tem controle sobre o seu fluxo de cargas, consegue negociar a contratação de um serviço de qualidade, a um preço mais acessível.  

Ampliar o controle sobre as rotas

Você sabe para onde a sua empresa mais vende? Assim como é importante ter um controle sobre o fluxo de cargas, também é fundamental fazer o gerenciamento de rotas, assim como ter domínio sobre o volume de mercadoria expedido para cada destino e a frequência desses envios. Com essas informações é possível organizar os processos internos e reduzir os custos logísticos de transporte, pois fica mais fácil identificar rotas ociosas e prever o aproveitamento de espaços vazios.  

Quem já precisou embarcar cargas com urgência sabe que essas remessas custam mais caro e, por isso, esse tipo de frete não deve ser recorrente na sua empresa. A organização das demandas de transporte é essencial para garantir o bom gerenciamento dos serviços de carga. A tecnologia é uma forte aliada para ampliar o controle das operações e reduzir os custos logísticos de transporte. Você pode buscar softwares especializados para o segmento.

Implantar ferramentas de integração

A implantação de sistemas ERP é um exemplo clássico de integração entre diferentes áreas, que permite consolidar os processos de logística. Um dos grandes benefícios é o uso compartilhado do banco de dados, que reduz significativamente os erros durante o processo de envio de mercadorias. A integração otimiza o fluxo de trabalho e, com isso, reduz os custos logísticos de transporte. Mais do que um diferencial competitivo, a integração é uma necessidade para quem trabalha com a gestão de estoques e transporte de cargas.  

Outra alternativa para reduzir os custos logísticos de transporte é implantar ferramentas de integração, que são softwares, hardwares e outros equipamentos que simplificam os processos de logística. Um exemplo é o Sistema de Gerenciamento de Armazém (Warehouse Management System) que contribui para a gestão de armazenagem e estocagem e possui conexão com o sistema central. Além de integrar as operações e processos, essas ferramentas também geram relatórios operacionais e gerenciais, favorecem o aumento da produtividade e minimizam os erros.  

Usar ferramentas de controle

Certamente você já ouviu falar em sistema TMS, que é um software para o controle de cargas, rotas, entregas, produtividade e até gestão de documentos fiscais. São vários módulos que controlam desde a emissão de nota fiscal eletrônica, até o faturamento e auditoria de frete. O TMS conecta várias áreas: comercial, financeira, operacional, expedição e possui um módulo para os embarcadores, que favorece o acompanhamento das atividades e dos custos logísticos de transporte.  

Você já usou alguma dessas soluções para reduzir os custos logísticos de transporte? Compartilhe conosco como foi a sua experiência.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: