A atualização profissional é uma necessidade constante para quem quer se destacar. No entanto, uma dúvida que surge é: vale a pena fazer cursos de curta duração ou de MBA em logística?
Essa pergunta será respondida neste post. Aqui, vamos fazer uma comparação entre as duas alternativas e apresentar os principais benefícios de cada uma das modalidades. No fim, apontaremos qual opção é mais eficiente para o seu caso.
Então, vamos lá?
Essa categoria atende à constante evolução do mercado de trabalho, mas é composta por aulas bastante rápidas e dinâmicas. O foco é a melhoria da sua qualificação, além da reciclagem de conhecimentos e ampliação do networking.
Uma tendência para esses cursos é a existência de módulos menores em áreas específicas, por exemplo, implantação de um serviço de cross border. O objetivo deles é complementar a formação e trazer mais conhecimento prático em determinado assunto, que geralmente está relacionado à função exercida pelo profissional na empresa em que é contratado.
Esses cursos têm duração de 6 meses, ou seja, de aproximadamente 135 horas. As vantagens de optar por essa modalidade são:
A abordagem desse tipo de curso é menos teórica e, por isso, apenas passa pela compreensão dos conceitos básicos sobre o assunto. As aulas são mais direcionadas para a prática, o que significa que há uma preparação mais adequada do profissional para um segmento de atuação específico.
A opção pelos cursos rápidos permite a você fazer vários deles. Assim, é possível voltar seu aprendizado para a área que tem maior interesse. Sua qualificação é, portanto, segmentada conforme seu objetivo e você pode traçar um plano autônomo de especialização.
O preço desses cursos é acessível e, por isso, é mais fácil participar das aulas. De quebra, você consegue aplicar os conhecimentos adquiridos no mercado e na empresa em que trabalha.
Essa modalidade de estudo oferece um certificado de conclusão de curso no final da última aula, o que comprova o seu conhecimento. Esse pode ser o diferencial para ingressar no mercado de trabalho, conseguir uma vaga melhor ou até uma promoção.
Os conhecimentos abordados nos cursos rápidos são um pouco diferentes e mais focados, o que tende a fazer com que alguns detalhes anteriormente excluídos sejam agora contemplados. Essa é uma maneira, então, de complementar a formação que você já adquiriu.
O cuidado que se deve ter nesse caso é com a escolha de uma instituição confiável para garantir que o investimento valerá a pena. Além disso, é necessário ter em mente que o objetivo do curso é melhorar o seu desempenho e eficiência nas atividades, não aprimorar seu currículo. Se isso acontecer, melhor.
Essa modalidade é um tipo de pós-graduação lato sensu, que é voltado para a gestão. Por isso, o MBA sempre é focado na prática, porém, com esse viés administrativo e gerencial. Por exemplo: em vez de pensar somente sobre o transporte, você aprende a identificar maneiras de economizar nessa operação.
É indicado para profissionais que desejam se aprofundar na área em que trabalham e têm tempo para se dedicar a um estudo mais detalhado. Sua recomendação é mais direcionada a líderes e gestores (ou indivíduos com pretensão de atingir esses cargos). O resultado é a ampliação dos horizontes e a possibilidade de conquistar um cargo mais elevado.
O curso possui duração média de 2 anos e é preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC) para receber a certificação. A vantagem para o profissional é que ele consegue estudar e trabalhar ao mesmo tempo, já que as aulas costumam ser aos finais de semana ou durante à noite.
Outros benefícios do MBA são:
A rede de contatos é aumentada por meio do MBA, o que garante a você a chance de ser reconhecido como profissional e receber oportunidades, como indicações de vagas e recomendações de eventos relacionados à área.
O certificado do MBA comprova que você possui o conhecimento teórico e prático para exercer sua função, além de estar apto a assumir um cargo gerencial. Devido a isso, é mais fácil conseguir uma promoção, aumento de salário ou recolocação em uma empresa que ofereça uma remuneração melhor.
O MBA é um caminho de se destacar no mercado de trabalho e demonstrar sua iniciativa de aprender sempre mais. É uma forma, portanto, de mostrar expertise e ser reconhecido por isso.
Essa pós-graduação é voltada para a prática profissional e coloca o aluno em diferentes situações de tomadas de decisão, necessidade de identificar problemas e criar soluções. Esse ensino direcionado faz o estudante desenvolver competências requisitadas pelas organizações.
Essa pergunta só pode ser respondida a partir do que você busca para a sua carreira. Se o objetivo é se tornar um gerente de logística ou pretender ocupar esse cargo, fica evidente que o MBA é a escolha certa. Se o seu intuito é apenas melhorar um conhecimento específico, os cursos rápidos são bastante eficientes.
Ambos trazem benefícios para o lado profissional, mas fica claro que o MBA é mais abrangente. Por isso, tende a oferecer uma vantagem maior, especialmente no que é relativo à remuneração mais elevada.
A título de conhecimento e especialização, as duas alternativas são válidas, mas uma é mais técnica (os cursos rápidos) e outra mais gerencial (o MBA). As duas opções podem ser aplicadas à empresa, porém de modos muito diversos.
Por isso, a dica é: pense no que você quer, qual seu objetivo presente e futuro e qual o intuito de continuar o seu aprendizado. É essa definição que determinará qual a melhor opção para o seu caso.
No entanto, não exclua nenhuma das alternativas totalmente. Se não for possível fazer o MBA agora, invista nos cursos rápidos, que podem impulsionar um pouco a sua carreira. A mesma atitude deve ser tomada se você não tiver tempo para se dedicar durante tanto tempo.
E agora que você já entendeu as diferenças existentes entre os cursos de curta duração e MBA em logística, que tal ajudar outras pessoas a pensarem sobre o assunto? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!