O setor de logística oferece muitas oportunidades. Além de ser um setor tradicional também é inovador. É uma área que pode ser muito bem explorada por profissionais que já trabalham nela, pois envolve inovações tecnológicas e estratégias diversificadas, cujo objetivo é reduzir custos operacionais e otimizar a produtividade, melhorando ao máximo os serviços oferecidos aos clientes.
Atualmente, a logística é considerada como uma área altamente estratégica de uma empresa, que se comunica diretamente com o setor executivo de gestão. Portanto, há diferentes opções para quem deseja crescer na carreira em logística.
Quem concluiu o curso técnico pode complementar seus conhecimentos, fazendo outros cursos, mesmo que não estejam diretamente relacionados com logística. Conheça alguns cursos complementares para técnico em logística!
O curso de Supply Chain Management prepara o profissional para gerenciar os processos logísticos de toda a cadeia de suprimentos do negócio. Assim, ele poderá integrar processos, torná-los mais rápidos, diminuindo gastos e otimizando a qualidade dos serviços.
O SENAC oferece um curso de extensão em Supply Chain Management com um programa bem completo. O foco em gerenciamento é muito bom para quem já trabalha, de forma direta ou indireta, na cadeia de suprimentos.
A duração do curso é de 40 horas, sendo totalmente online. O conteúdo trata de logística integrada em aspectos conceituais e práticos, oferece orientações para traçar estratégias e adotar soluções tecnológicas. Dessa forma, é possível implementar melhorias em todos os processos logísticos.
Hoje em dia, a sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes da área de logística. É um tema muito estudado pelos profissionais que estimulam os investimentos com a finalidade de reduzir gastos, utilizar melhor os recursos e reaproveitar os materiais.
É um curso que tem como objetivo a capacitação do profissional, deixando-o preparado para trabalhar com práticas sustentáveis e a legislação do meio ambiente.
Um curso de formação que se destaca entre os cursos complementares para técnico em logística é a especialização em comércio exterior. O comércio e a comunicação entre os diferentes países estão se tornando cada vez mais comuns e indispensáveis para quem atua nos mais variados segmentos do mercado.
As empresas devem se qualificar para importar e exportar matérias-primas e produtos. O profissional que atua em comércio exterior ajuda no relacionamento com o cliente estrangeiro e encontra as melhores formas de realizar trocas comerciais.
Durante os estudos, ele assimila conhecimentos sobre a legislação de importação de cada país, aprendendo ainda sobre transporte internacional e negociação. A Unicamp oferece um curso voltado para essa área.
As soft skills são habilidades subjetivas, que nem sempre são simples de identificar. Estão associadas diretamente à inteligência emocional .
São o contrário das hard skills, que costumam entrar nos currículos, sendo ensinadas em cursos, faculdades e escolas. Elas são mais específicas para cada área. Já as soft skills costumam funcionar em qualquer segmento.
Mesmo que indiretamente, é possível fazer cursos relacionados às soft skills mais demandadas no mercado, como:
Vale lembrar que esse conhecimento pode ser encontrado em muitos cursos de Comunicação e de Liderança. Mesmo não sendo tão comum encontrar cursos com temáticas diretamente ligadas a Empatia ou o Pensamento Criativo, a sugestão é buscar as formações que exploram essas qualidades.
Os cursos complementares para técnico em logística não poderiam, naturalmente, deixar de lado a comunicação. A boa comunicação vai além de falar a mesma língua — é transmitir e interpretar as ideias de maneira que o outro compreenda exatamente aquilo que se deseja que ele entenda.
Quando a pessoa conquista essa habilidade, consegue falar para os mais diferentes públicos, alcançando os objetivos que procura. Praticamente todas as profissões, inclusive aquelas relacionadas à logística, exigem interação com outras pessoas (fornecedores, colaboradores, motoristas, gestores da empresa).
A comunicação eficaz envolve ainda a escuta atenta, a boa escrita, o comportamento sóbrio nas mais diversas situações, a capacidade de compreender o que as outras pessoas falam e a habilidade para efetuar trabalhos em equipe.
Muitos ditadores foram grandes líderes, é verdade. Mas não é preciso ser um ditador para ser líder. Pelo contrário, a tendência atual é que o profissional que assume a liderança seja humilde e compreensivo, mas nunca perca o domínio da situação.
A finalidade do curso de liderança é que os profissionais consigam extrair o melhor de si mesmos e de sua equipe. Hoje, a função primordial de um líder é motivar seus colaboradores, estimulando o trabalho em equipe, a superação dos desafios que se apresentam cotidianamente.
Para o desenvolvimento da liderança, o profissional deve ter três pontos: o foco interno, o foco nos outros e o foco externo. Ela envolve muitas responsabilidades, sendo que sua função mais relevante é definir a condução estratégica do setor logístico, estabelecendo metas e passando-as para sua equipe.
Assim, um curso de liderança se propõe a desenvolver um profissional capaz de:
Existe ainda inúmeros outros cursos que complementam os conhecimentos de um técnico em logística. Conheça mais alguns.
O que não faltam são opções de cursos complementares para técnico em logística. Considere cada um deles. Leia mais sobre eles. Veja qual é mais viável e mais vantajoso nesse momento para você e não perca muito tempo.
Compartilhe o post nas redes sociais. Assim, amigos e colegas seus que também atuam no setor logístico poderão conhecer cursos que serão úteis para eles também.