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Cross docking e dropshipping: qual é a diferença afinal?

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Homem e mulher em um estoque comparando os modelos cross docking e dropshipping.

Escrito por Ramon dos Reis Freitas

Data: 23/12/2020

Cross docking e dropshipping são duas modalidades logísticas empregadas para redução de custos de uma empresa, principalmente quando ela está na fase inicial. Ambas representam maneiras inteligentes de prosperar no mercado, com efetividade, ao utilizar o estoque de um terceiro.

Há menos investimento e uma série de outras vantagens quando se aposta nas iniciativas. Porém, cada uma delas conta com suas próprias particularidades. É importante avaliar bem e escolher aquela que melhor se adeque às características do seu negócio. Hoje, explicaremos as diferenças entre os conceitos a fim de deixar a sua escolha mais assertiva. Acompanhe!

Por dentro do dropshipping

Uma realidade do mercado é que, no início do negócio, inúmeros empreendedores não têm condições de investir em muitos produtos. Como alternativa, existe o modelo logístico chamado dropshipping. Ele implica na revenda de mercadorias de terceiros no e-commerce da loja. Na maioria dos casos, o envio fica por conta do fabricante. 

O baixo custo é uma das principais vantagens do sistema. O dinheiro que seria gasto com a montagem do estoque, com o armazenamento e com o transporte é poupado. A criação de uma estrutura interna também é dispensável, afinal, o fornecedor cuidará de tudo — desde a coleta até a embalagem e o envio. 

Outro benefício interessante é a possibilidade de trabalhar com o mix de produtos diversificado. Como o processo é simplificado e não sobrecarrega a empresa, ela pode ampliar a variedade de oferta. Obviamente, cabe mapear bem os fornecedores e manter a parceria somente com aqueles que compartilham os valores do negócio, transmitindo segurança ao cliente.

Devido ao fato da empresa só comprar do fornecedor após o cliente efetuar o pedido, como consignado, a margem de negociação fica menor. A lógica é a seguinte: quanto maior a quantidade de produtos adquirida, melhor o preço. O modelo, contudo, com suas compras pequenas, não permite isso.

Ao utilizar o dropshipping, cabe ao gestor da empresa ficar atento à disponibilidade dos produtos. Caso contrário, pode haver falta de alinhamento, com potencial de frustrar o consumidor. Da mesma maneira, um pedido de vários fornecedores exigirá a comunicação clara sobre prazos de entregas diferenciados a fim de não quebrar expectativas. O alto custo de envio também pode representar um problema. Lembre-se de avaliar a questão.

De olho no cross docking

Nesse sistema logístico, o armazenamento dos produtos não acontece no centro de distribuição próprio. Para tornar possível a condição, a empresa faz um acordo com o fornecedor. Assim, a quantidade solicitada do item é reservada durante o tempo negociado até a reposição. No momento em que o consumidor faz o pedido, ele fica ciente do prazo de entrega, considerando o acordo entre as duas organizações. 

Vamos simplificar: após o consumidor solicitar a mercadoria, o empresário pede que o fornecedor envie o pedido a um ponto específico para distribuição, o qual será a base para redistribuição ao comprador.

O nome cross docking representa o ato de cruzar as docas do fornecedor e da empresa. O armazenamento dos produtos continua com o fabricante durante o processo. Há significativa diminuição do custo operacional, mais segurança e preservação do estoque. Sabe aquela situação desagradável de indisponibilidade? Aqui, ela não existe. Sempre haverá itens para compra.

A economia também é palavra de ordem no modelo, uma vez que o gasto com o estoque não é necessário. O custo com o transporte existe, mas ele é menor que o usual. O motivo é a concentração da carga pelos fornecedores, bem como a otimização da entrega a partir de rotas inteligentes. A gestão é bastante eficiente, caracterizada, muitas vezes, pela agilidade do envio do produto pelo fornecedor.

Apesar das inúmeras vantagens, o gestor não pode deixar tudo correr solto, automaticamente. É necessário sincronizar operações a fim de evitar e contornar riscos. O cross docking preza por estoques reduzidos, já que se acontecer o acúmulo de produtos, o negócio pode levar prejuízo, incluindo avarias nas mercadorias. Portanto, planejamento e acompanhamento são ações essenciais.

Entre cross docking e dropshipping não existe a melhor opção. Elas constituem diferentes alternativas que podem apresentar resultados mais atraentes de acordo com o seu negócio. Esperamos que, agora, esteja mais preparado para decisão. Que tal aproveitar a visita em nosso blog e descobrir, também, 9 dicas infalíveis para reduzir custos operacionais?

9 Dicas infalíveis para reduzir custos operacionais.

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