A crise econômica brasileira fez com que diversas camadas do mercado tenham entrado em um ciclo de perdas, demissões e prejuízos. Entretanto, um setor conseguiu seguir por um caminho singular: a logística. Atualmente, é considerada uma das áreas chave no controle dos impactos desse momento instável e para a retomada do crescimento. Isso tudo cria um cenário de valorização real do profissional de logística
Assim, ele se torna o responsável de otimizar os gastos e aperfeiçoar as operações podem ser o diferencial para superar a crise. Em nosso post detalhamos os pontos de destaque que fazem deste profissional uma pepita de ouro para a economia nacional.
Alta do dólar deixa o profissional brasileiro mais atrativo
Entre os fatores que intensificam esse fenômeno está a alta do dólar, que torna a produção nacional mais atrativa para o mercado exterior. Isso significa que empresas de fora do país olham para o país e entendem que as companhias daqui entregam um serviço com melhor custo benefício e isso se reflete diretamente no profissional.
Ele é o ativo mais importante dentro das companhias, isso faz com que ele seja observado de forma direta pelos potenciais clientes e parceiros. Isso pode significar, por exemplo, um acréscimo salarial, já que as qualificações serão recompensadas com a chegada de novos clientes.
Novo profissional de logística acompanha a mudança do mercado
Esse cenário atual também mostra como ocorre a mudança da imagem da área, pois cada dia mais é vista como estratégica e isso ajuda o profissional de logística de forma muito relevante. Atualmente, esses colaboradores são vistos como alguém que cria oportunidades para a melhoria dos processos e aumenta a atração de clientes, já que que realiza uma operação com menos perdas no caminho, maior rastreabilidade e custos reduzidos.
A mudança só ocorreu, pois a crise economia proporcionou uma reflexão maior dentro das demais companhias e isso significou a mudança das percepções sobre determinadas áreas, uma delas foi a da logística.
Demanda por especialistas em logística segue fluxo único
Vale ressaltar que a demanda pelo profissional da logística se comporta de maneira singular, isso quer dizer que com a economia em ordem, os especialistas são procurados normalmente, mantendo seus cargos ou oportunidades de emprego, entretanto, quando o mercado se torna áspero, ocorre uma maior valorização.
Para você se colocar em uma posição de desejo perante o mercado, temos que destacar algumas habilidades desejadas:
- Versatilidade - para agir em diferentes situações em sua rotina;
- Relacionamento pessoal – o trabalho em equipe é base de uma operação logística;
- Espírito de liderança – para tomar as decisões certas e direcionar a equipe para o local certo;
- Visão estratégica– para atuar da forma correta, buscando sempre os melhores resultados;
- Conhecimento operacional – experiência de mercado é primordial para se ter sucesso;
- Atendimento próximo aos clientes – seus compradores mantem a empresa funcionando, com isso, precisa ter uma proximidade muito grande para ele se sentir amparado;
- Relação positiva com fornecedores – sua empresa precisa de parceiros e isso significa que você precisa ter uma relação boa para nunca ficar na mão;
- Visão global – visão ampla te ajuda a entender cenários mais complexos e absorver tendências.
Hoje em dia, as principais empresas de tecnologia do mundo desenvolvem ações de ponta no âmbito da logística. O profissional deve estar por dentro das novidades tecnológicas, pois boa parte delas podem revolucionar as operações na área. A implementação dessas inovações pode garantir a construção de um processo sempre em evolução, mais barato e eficiente.
Conta para gente! Que tipo de profissional você é dentro da logística. Comente ai o que você faz para se manter atualizado e atuando no mercado.