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Controle de custos da transportadora: veja como fazer

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Gestor de transportadora insere dados em uma planilha virtual de controle de custos de transporte.

Escrito por Christian von Koenig

Data: 02/09/2020

Os custos operacionais, ao lado das despesas de operação, compõem os gastos de uma transportadora. Sem um controle de custos eficiente, é difícil manter a saúde financeira do negócio.

Pensando nisso, selecionamos quatro dicas importantes para ajudar sua empresa nessa tarefa do controle de custos. Acompanhe!

Saiba individualmente quais fatores influenciam o controle de custos

Para controlar as finanças da transportadora, primeiramente é preciso saber quais são cada um dos custos operacionais envolvidos no transporte de cargas. E não falamos apenas de gastos gerais, mas de um descritivo completo de cada centavo que sai de caixa e para onde vai.

Muitas vezes, sem esse minucioso controle de custos, a empresa de transporte pode ter custos operacionais “fantasmas” que não aparecem em uma gestão financeira mais generalizada. Esses gastos ocultos podem reduzir o lucro da sua transportadora.

Por exemplo, o preço de combustível pode variar de um estado para outro, ou até mesmo entre cidades. Se o cálculo-base desse custo da operação for o preço de menor valor, a gestão financeira será surpreendida por uma despesa excedente. Isso também vale para o cálculo do gasto unitário dos veículos: é preciso individualizá-lo e somar cada um, em vez de tomar o gasto de um único veículo como referência, mesmo que sejam modelos semelhantes.

Registre os custos operacionais da transportadora

Vale relembrar que, diferentemente das despesas de operação, os custos operacionais são aqueles gastos envolvidos na atividade-fim do negócio e que mantêm a função essencial da empresa: transportar cargas. Por isso, quanto maior a demanda atendida, maior também será o custo operacional.

Pois bem, a melhor forma de organizá-lo é colocando tudo na ponta do lápis. Isto é, registrando cada um dos gastos com transporte de uma forma sistemática e facilmente acessível. Nesse caso, como veremos na próxima dica, fazer a gestão financeira literalmente “na ponta do lápis” não é o jeito mais inteligente, posto que existam ferramentas tecnológicas mais eficientes para isso.

Modernize seu controle financeiro

Idealmente, o controle de custos da transportadora deve ser feito por meio de uma ferramenta virtual e na nuvem, ou seja, armazenada em um servidor externo ao da empresa. Assim, será possível adicionar registros de gastos e fazer a gestão financeira do negócio em tempo real, entre diversos colaboradores e de qualquer lugar. Não será mais preciso, por exemplo, estar no escritório para acessar essas informações.

A escolha da ferramenta depende dos seus recursos e da adaptabilidade da equipe às soluções disponíveis. Nesse sentido, existem desde ferramentas gratuitas e mais básicas como o Planilhas Google, até softwares elaborados como um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP).

Elabore um planejamento financeiro

Uma vez que você tenha uma visão mais clara dos custos operacionais da transportadora, crie o hábito de registrá-los um a um e faça isso de uma forma prática e moderna, será possível ter um controle de custos preditivo.

Não só saberá exatamente o quanto e no que gasta, como poderá planejar as finanças da sua empresa para os próximos meses com base na sua atuação real. Isso permitirá trazer mais estabilidade financeira ao negócio, além de embasar decisões estratégicas com foco em aumentar o faturamento da transportadora.

Quer saber mais? Descubra outros modos de otimizar sua gestão financeira em nosso infográfico com dicas para reduzir custos operacionais. Clique e baixe gratuitamente.

Frase do banner: "9 Dicas infalíveis para reduzir custos operacionais."

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