Conheça a importância do contrato de prestação de serviço de transporte de cargas

Artigos

prestação de serviço

Escrito por Ana Beatriz

Data: 05/07/2017

Todos os gestores que precisam lidar com a contratação de serviços em seu dia a dia sabem que, muitas vezes, os processos podem ser complexos, repletos de detalhes e desafios. Justamente por isso, é muito importante se resguardar e  contar sempre com um contrato de prestação de serviço que seja completo e ofereça segurança a todos os envolvidos.

Diferentemente de uma compra de produto, a contratação de prestação de serviços conta com algumas variáveis que precisam ser bem detalhadas no momento da negociação, garantindo que ambas as partes estejam conscientes de suas responsabilidades e direitos e de que a negociação corra conforme o combinado.

Nesse artigo vamos avaliar a importância do contrato de prestação de serviços no processo de contratação de uma transportadora de cargas. Por se tratar de uma negociação tão importante, envolvendo bens preciosos para a empresa e grandes valores, é fundamental estar atento a todos os detalhes.

Acompanhe as nossas dicas e certifique-se de fazer uma contratação segura e eficiente. Boa leitura!

O contrato de prestação de serviço

Para se entender a importância de um contrato de prestação de serviços, é fundamental compreender a essência e a proposta desse documento, que deve ser um detalhamento de todas as responsabilidades e do nível de comprometimento das partes envolvidas na negociação.

Assim sendo, esse documento deve ser assinado por ambas as partes, que devem estar em pleno acordo com todas as informações indicadas ali. O contrato de prestação de serviços pontua as obrigações e os direitos, tanto da parte contratada como da parte contratante, apresentando quais são as garantias, as entregas esperadas, as condições negociadas e, inclusive, a forma de pagamento.

Vale pontuar que o contrato de prestação de serviços tem validade jurídica. Isso significa que ele pode ser usado caso uma das partes se sinta lesada e precise recorrer à justiça em caso de reparação.

Em linhas gerais, então, o contrato é a forma mais segura e profissional de se assegurar que a empresa contratante vai receber o serviço contratado, exatamente da forma como foi combinado durante a negociação.

O modelo ideal de contrato

O modelo ideal de contrato varia de acordo com o tipo de negócio, a relação da empresa com a contratante e, claro, todas as especificidades do serviço prestado. Por isso, é fundamental que a empresa dedique algum tempo à elaboração e leitura do contrato, garantindo que o documento seja mesmo adequado às condições e ao negócio em questão.

É indispensável contar com o apoio do departamento jurídico, sobretudo em contratos de grande valor agregado, que dizem respeito à bens importantes para a empresa. É o caso, por exemplo, dos contratos que envolvem o transporte de cargas, uma das áreas mais estratégicas e determinantes para o sucesso da organização.

Os contratos nesse setor podem ser de dois tipos: por empreitada ou contínuo, variando de acordo com o prazo para a prestação do serviço.

Assim,  os contratos por empreitada são aqueles que têm prazo de início e fim e que estabelecem uma remuneração fixa para a prestação de determinado serviço. Valem, por exemplo, para a contratação de uma empresa que vai fazer a entrega de uma determinada mercadoria, em local previamente combinado.

Já os contratos contínuos possuem cláusulas automáticas de renovação e tratam da prestação de serviços que é feita de forma constante por uma empresa. O pagamento pode ser mensal, em data previamente acordada, quando a prestadora de serviços fará a avaliação de tudo o que foi realizado, enviando o custo devido à empresa. É uma modalidade interessante para aquelas empresas que têm grande demanda de transportes e precisam contar com um parceiro de confiança, para atuação a longo prazo.

[rock-convert-cta id=”7193″]

Os pontos de atenção especial

Ainda que não exista o modelo ideal de contrato, já que o mesmo deve ser elaborado de acordo com as necessidades específicas da negociação, algumas informações são essenciais e garantir que estejam presentes no documento é uma forma de resguardar e proteger a empresa em caso de algum desentendimento ou problema.

Assim, é essencial que o contrato traga a identificação de ambas as partes, ou seja, tanto a empresa contratada (a prestadora de serviços) como a contratante. Além disso, o objeto do contrato deve ser bem detalhado, apresentando qual o tipo de serviço contratado, como ele deve ser executado, quais são os parâmetros para garantir a execução e a qualidade do mesmo.

Para além disso, é fundamental que o contrato detalhe as obrigações de cada parte. Vale lembrar que a contratante também tem os seus deveres, como fornecer todas as informações e condições necessárias para que a empresa contratada realize os serviços e fazer os pagamentos em dia.

Preços e condições de pagamento devem ser apresentados de forma simples e objetiva, bem como os prazos de realização do serviço. Por fim, o contrato deve trazer também todas as orientações em caso de uma eventual rescisão de contrato, quais são as multas e o que acontece caso uma das partes descumpra as suas obrigações.

É claro que nenhuma empresa assina um contrato pensando em rescisão ou descumprimento, mas é importante ter em mente que imprevistos acontecem e quanto mais completo e detalhado for o contrato, mais resguardadas estarão ambas as partes.

O contrato de prestação de serviços é um documento essencial na contratação da empresa responsável pelo transporte de cargas da sua organização. Por isso, é fundamental dedicar tempo e atenção a elaboração desse documento, consultando profissionais especializados no assunto e certificando-se de que o documento traz todas as informações e condições necessárias para a execução correta do trabalho.

Agora que você já entende quais são os procedimentos e detalhes a serem observados na elaboração de um contrato de prestação de serviços, é só certificar-se de que os documentos da sua empresa sejam elaborados da forma mais completa possível. Pode ter certeza de que isso vai significar mais segurança e tranquilidade para você.

E, claro, certifique-se de escolher uma empresa com expertise e qualidade na prestação do serviços, o que é essencial para o seu sucesso.

Para acompanhar mais notícias e informações úteis sobre gestão, transporte de cargas e tendências do mercado, que tal assinar a nossa newsletter e receber novidades de qualidade no seu e-mail?

[/fusion_text][fusion_widget_area name=”avada-custom-sidebar-cta-fundofunil-faasuacotao” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” /][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: