Galpões Logísticos: Conheça as vantagens de alugar

Artigos

Conheça-as-vantagens-de-alugar-galpões-logísticos

Escrito por wpengine

Data: 07/04/2017

Uma das tendências no mercado atual é a terceirização de serviços, que dá a oportunidade de o gestor delegar a uma empresa especializada a responsabilidade por determinadas operações de sua organização. Em geral, essa prática sai mais barata e oferece resultados mais eficientes do que se houvesse uma equipe interna destacada para cumprir as tarefas afins.

Outra tendência é a locação de imóveis para servirem como galpões. Assim, evitam-se os custos com a aquisição de um imóvel próprio e as responsabilidades que ele envolve.

Veja a seguir algumas das vantagens em alugar galpões logísticos!

Investimento inicial mais baixo

Alugar galpões logísticos envolve um capital de investimento menor do que se a sua estratégia fosse construir ou comprar um espaço para armazenamento. Ao alugar, o empreendedor tão somente pagará o valor referente ao aluguel contratado e aos documentos correlatos à parte burocrática.

Comprar implicaria em um aporte mais elevado e, ocasionalmente, na necessidade de pegar um financiamento. E, para construir, os custos serão ainda mais altos, e o trabalho muito maior.

A locação do galpão sai mais em conta, principalmente se a empresa precisa urgentemente do espaço. O galpão já está pronto e adequado para o uso que se fará dele.

Redução de custos de manutenção

Além da redução de custos na locação de galpões logísticos, as despesas com a manutenção do local são razoavelmente inferiores, em comparação com o cenário de ter um imóvel próprio.

Quando se aluga um espaço, não é necessário imobilizar o capital de giro — será pago um valor mensal que, desde o começo, será conhecido do locatário.

Vale lembrar ainda que, quando a empresa pertence a um dono somente, os custos com a compra ou construção recaem unicamente sobre ele. Quando se trata de aluguel, os valores de manutenção são rateados entre as duas partes: contratante e contratada.

Mais flexibilidade para o empreendimento

Os galpões logísticos para aluguel estão situados em pontos estratégicos. Esse fator contribui para oferecer mais flexibilidade nas operações em geral e no posicionamento das mercadorias.

Quando o contrato do aluguel se vencer (ou mesmo antes, desde que seja quitado o valor referente à rescisão), o gestor poderá deslocar os recursos para outra matriz de estocagem, conforme suas necessidades e as demandas dos consumidores.

Um galpão próprio, por outro lado, prenderia o gestor a uma determinada região, considerando-se que ele empregou boa parte de seu capital para construir ou para comprar o imóvel.

Mais possibilidades de expansão para o negócio

Alugando galpões logísticos, o gestor terá mais facilidade para expandir seu empreendimento. Isso acontece na medida em que a empresa pode descentralizar os estoques ou os processos produtivos que estão presentes apenas na empresa física.

O ponto alugado vai contribuir diretamente para conferir mais organização na distribuição e no transporte das mercadorias.

A expansão não envolverá custos muito elevados, como aconteceria a cada novo galpão que fosse construído ou comprado. O gestor poderá, sem grandes dificuldades, abrir novo ponto de distribuição em outra cidade ou até em outro estado, desde que essa estratégia esteja de acordo com seu planejamento, com o desenvolvimento do seu negócio.

Galpões logísticos alugados ajudam de forma bem mais prática e simplificada na expansão para além dos limites originais de uma empresa, pois já estão prontos para uso, bem localizados e não dependem de valores altos para a aquisição, bem como dispensam uma maior burocracia.

Redução de riscos de investimento

O aluguel de galpões logísticos é um investimento que traz menor risco, pois não implica, por exemplo, em comprometer suas operações esperando que um dado condomínio logístico ou prédio comercial fique pronto, que seja finalizada sua obra para que ele possa ser utilizado.

O gestor pode desejar comprar um imóvel bem localizado, no centro da cidade ou em uma área muito movimentada comercialmente. Assim, talvez tenha que esperar que a construção seja efetivamente concluída para poder adquiri-la. Caso ele mesmo resolva construir, terá que esperar do mesmo jeito, pois uma obra civil consome um tempo mínimo que pode afetar seriamente seu negócio.

Caso a espera seja muito longa, poderá resultar em um mercado menos favorável a certos segmentos e investimentos, causando ônus em seus lucros e no desempenho da empresa.

Fácil implantação de suas operações

Esse ponto positivo vem sendo citado desde as primeiras vantagens. Quando o gestor vai construir, ele precisa esperar que o imóvel fique pronto, adequado para uso. Na compra, não há essa espera, mas existem investimentos elevados. No aluguel de galpões logísticos, não há espera, nem investimento elevado: a estrutura está toda pronta por valores mais acessíveis.

O galpão oferece boa qualidade e basta que o gestor comece suas operações, transferindo suas mercadorias para o local. Não é preciso realizar reformas ou reparos ou quaisquer serviços de manutenção prévia.

Ou seja, é um processo fácil e prático que se reflete bem no caixa da empresa, que não precisa fornecer capital para consertos. Oferece, portanto, um excelente custo-benefício.

Estrutura moderna e bem segmentada

Outro benefício para sua empresa em alugar galpões logísticos é que a maioria deles segue os padrões modernos de construção e arquitetura Esse fato contribui para assegurar maior eficiência nos processos que serão desenvolvidos neles e para aumentar o potencial competitivo e a imagem de seu empreendimento.

Trata-se de unir a necessidade de espaços novos à necessidade de espaços que oferecem serviços de armazenagem de boa qualidade. Os galpões para locação são projetados para atender as necessidades do mercado moderno, dispondo de divisões modulares e apresentando características multiuso.

Assim, o galpão poderá possuir refeitórios, vestiários e porta-paletes. Adequam-se também a estoques maiores e aos diferentes sistemas de armazenagem praticados modernamente. É possível verticalizar o estoque e realizar operações logísticas com os equipamentos e veículos mais sofisticados, como empilhadeiras, rebocadores, guindastes, carrinhos industriais, robôs, esteiras motorizadas e tudo que o gestor achar necessário.

A empresa que você administra possui galpões próprios? Já pensou na possibilidade de alugar galpões logísticos e reduzir custos, dispor de uma localização mais privilegiada, conferir mais flexibilidade ao negócio? Faça um comentário nos espaços abaixo — a sua opinião é importante para nosso blog.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: