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Conheça os diferenciais competitivos de operações em logística

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Para uma empresa se tornar bem-sucedida muitas vezes é preciso mais do que uma boa infraestrutura e estratégia de marketing. O planejamento, por meio das operações em logística, dá o suporte necessário para desenvolver e solucionar problemas operacionais entre todos os setores envolvidos na produção de bens e serviços.

Atualmente, a preocupação com a logística se tornou essencial nos empreendimentos. O ambiente extremamente competitivo instiga a buscar a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

A redução dos ciclos de vida dos produtos e a diminuição da força das marcas exigem que as organizações mudem e desenvolvam novas competências para a manutenção dos seus clientes.

Pensando nisso, o post de hoje apresentará os diferenciais competitivos de operações em logística que você deve conhecer e adotar em seu empreendimento. Continue lendo!

A logística como estratégia

Quando corretamente aplicada e entendida, a logística permite desenvolver boas maneiras de reduzir os custos e melhorar os serviços disponibilizados aos clientes. Essas duas condições possibilitam que ocorram os diferenciais competitivos, visto que isso é buscado por um número crescente de empresas procurando vantagens sobre a concorrência.

Tal ideia pode ser reforçada quando constatamos que alguns ramos mais competitivos do mercado, como o grande varejo e o automobilismo, acatam a estratégia de focar na logística.

Difundindo esse pensamento, percebe-se que as empresas e os países mais competitivos não só adotam como também pesquisam e desenvolvem a logística. Assim, isso proporcionou que eles expandissem seus mercados além dos seus limites territoriais e ampliassem o seu desenvolvimento econômico.

Diferenciais competitivos por meio da tecnologia da informação

Uma ferramenta indispensável nos dias de hoje é a tecnologia da informação, que proporciona o suporte às organizações e auxilia os gestores em suas tomadas de decisões.

Com a evolução acelerada, a TI exerce grande influência nos modelos de administração e gerenciamento de negócios, ocasionando mudanças comportamentais da população, tanto na vida profissional, como a pessoal.

No tocante aos processos logísticos, a TI tem a capacidade de melhorar o desempenho como um diferencial, dando velocidade e fidelidade à informação. Dessa forma, é visível o esforço das empresas em inovar esses processos para atingir os seus resultados.

Isso também se faz presente nas atividades relacionadas à armazenagem e transportes das empresas, colaborando para que elas adquiram força dentro do mercado. Exemplo disso é uma transportadora que utiliza tecnologia de ponta e Data Science para oferecer serviços de logística para empresas transportarem seus produtos de forma inteligente e econômica.

Vantagem competitiva durante uma crise

A inteligência logística se torna muito importante na retenção de clientes para uma empresa. Ela é uma poderosa aliada para uma gestão coerente e oferece forças para a organização, proporcionando importantes questões como:

Aumento da lucratividade

O aumento da lucratividade de uma empresa baseia-se na redução dos custos operacionais, visando à melhoria do empreendimento. Dessa forma, além de deixar o negócio mais competitivo, ajuda que novos investimentos sejam realizados e ocorra uma diminuição dos preços.

Prazos mais atraentes

A organização dos processos logísticos, junto a um planejamento eficaz de rotas de distribuição, possibilita a redução do lead time do pedido.

Ou seja, ainda com a retração dos prazos para entrega de mercadorias, também é possível diminuir o tempo necessário para a concretização dos processos internos no que diz respeito à burocracia para a liberação dos pedidos.

Aumento da eficiência dos processos

Quando existe eficiência nos processos, o reflexo na qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes se torna um grande diferencial. Com a concorrência extremamente acirrada, ela tem um grande potencial em ajudar a conquistar os consumidores, permitindo uma experiência única de compra.

Elaboração de estratégias mais precisas e eficazes

O controle e o acompanhamento dos processos logísticos permitem que o gestor adquira informações importantes a respeito dos resultados, das falhas e das oportunidades de melhorias para a empresa, possibilitando criar novos planos de ação.

A importância de uma visão estratégica

A organização e o planejamento possibilitam ao gestor identificar ações que ajudam a empresa alcançar o seu devido crescimento. No entanto, para manter os pilares das posições que vão sendo conquistadas, é primordial ter uma visão estratégica de todo o empreendimento, dos concorrentes e do mercado.

Desse modo, a inteligência logística, devido a sua complexidade, está frequentemente sujeita a possíveis riscos, que podem afetar todo o planejamento montado inicialmente. Nesse sentido, ela, aliada a uma visão estratégica, permite com que esses aspectos sejam levantados.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Todas as empresas necessitam coordenar seus setores para que ocorra uma interação entre eles e assim consiga informações que proporcionem aos gestores uma visão detalhada do empreendimento que administram.

Dessa forma, a logística empresarial está inserida nesse processo de integração, uma vez que está diretamente envolvida com os demais setores: finanças, marketing e produção.

O gerenciamento de cadeia de suprimentos busca integrar tais setores de uma maneira que o negócio adquira vantagens competitivas, aprimorando seu desempenho com a formação de estratégias gerenciais, visto que o mercado está muito acirrado e seleto. Apenas aquelas empresas que possuem boas estratégias conseguem se manter em ascensão e à frente da concorrência.

Organizações que se desenvolvem na área da logística empresarial podem obter surpreendentes resultados no mercado em que estão inseridas, uma vez que o gerenciamento de cadeia de suprimentos analisa a coordenação em relação a várias funções empresariais e aos fluxos produtivos, a fim de que as empresas consigam produzir lucro e ter competitividade.

Por fim, os objetivos dos negócios primários de garantia de sobrevivência rentável e crescimento sustentado somente são alcançados no decorrer do tempo quando, desde o começo, são tomadas as decisões corretas.

Os potenciais de redução de custo e de aumento de qualidade nos serviços serão aproveitados em sua totalidade quando não estiver em primeiro plano do empreendimento uma visão limitada de vantagens em curto prazo. Em vez disso, o ideal é pensar na estruturação de uma parceria estratégica com foco na confiança entre todos os envolvidos no processo.

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