Existem diversos livros de logística disponíveis para os profissionais que desejam ampliar os conhecimentos sobre a área. Os temas podem variar e incluir questões como o transporte de cargas, as aplicações da tecnologia da informação, logística reversa e cadeia de suprimentos.
No artigo de hoje, resolvemos fazer uma lista com 8 obras essenciais que podem— e devem — ser lidas e um breve resumo sobre o que pode ser encontrado nelas. Continue acompanhando a leitura e saiba quais são!
1. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/Logística empresarial
Autor: Ronald H. Ballou
Editora: Bookman
Ano: 2006
Essa é uma das obras mais indicadas quando se trata de logística. É escrita por Ballou — uma das maiores referências da área — de maneira simples e foi criada com a intenção de apresentar alguns fundamentos da logística e cadeia de suprimentos. Há quem diga que essa é uma leitura obrigatória para os profissionais da logística, tanto os que ainda estão começando, quanto os que querem aprimorar os conhecimentos.
Entre os pontos abordados estão:
- estratégia de estoques;
- previsão de demanda;
- fundamentos do transporte;
- localização das instalações;
- organização da cadeia de suprimentos;
- nível de serviço ao cliente.
Também é possível contar com estudos de caso e um CD, que faz o papel de suporte para a resolução dos exercícios propostos.
2. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos
Autores: Donald J. Bowesox, David J. Closs, M Bixby Cooper, John C. Bowesox
Editora: Mcgraw Hill — Artmed
Ano: 2013
A proposta do livro é apresentar o desenvolvimento da logística, saindo das questões operacionais (como transporte e estoques) e chegando até a estratégia de grandes empresas. Ele aborda os fundamentos da logística e cadeia de suprimentos e como a competitividade da organização é influenciada por esses fatores.
Entre os pontos de destaque no livro, podemos citar:
- reflexão a respeito da cadeia de suprimentos, abordando conceitos como gestão do relacionamento com clientes, suprimentos e manufatura;
- abordagem sobre sustentabilidade e projeto de redes;
- tecnologia da informação e temas relacionados;
- desafios e oportunidades do setor de transportes.
3. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física
Autor: Ronald H. Ballou
Editora: Atlas
Ano: 1993
Outra indicação de uma obra de Ballou, porém mais voltada para pessoas e profissionais que ainda estão entrando e aprendendo sobre o mundo da logística. A proposta é apresentar as premissas que regem a logística e a cadeia de suprimentos, discutindo aspectos como:
- administração de materiais;
- controle de estoque;
- manuseio e armazenagem;
- processamento de pedidos;
- sistema de transporte;
- planejamento logístico.
4. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento
Autor: Paulo Roberto Bertaglia
Editora: Saraiva
Ano: 2015
A proposta do autor nessa obra é apresentar as inovações da área, envolvendo tanto os processos como as tecnologias disponíveis. Assim, por meio de ações como melhoria na qualidade dos produtos e serviços, otimização dos prazos de entrega, redução de custos (e da carga tributária), o livro contribui para o aumento da satisfação do consumidor e explica como se destacar da concorrência.
Entre os principais pontos expostos no livro, podemos citar:
- cadeia de abastecimento integrada;
- planejamento estratégico;
- estratégias de negócio;
- avaliação do comportamento do mercado;
- resposta rápida ao consumidor;
- administração de estoques;
- aplicações da tecnologia da informação;
- estudos de caso.
5. Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade
Autor: Paulo Roberto Leite
Editora: Pearson
Ano: 2003
O autor é uma das maiores referências no assunto. Nessa obra ele apresenta os fundamentos da logística reversa, os objetivos da operação, como ela pode ser planejada e aplicada e quais estratégias podem ser adotadas para otimizar o serviço.
Entre os temas que são abordados no livro, estão:
- visão geral da logística reversa;
- canais de distribuição reversos;
- objetivos estratégicos da logística reversa;
- fatores de influência na implementação da logística reversa;
- objetivos econômicos;
- objetivos legais;
- impacto do fator tecnológico.
6. Gestão logística do transporte de cargas
Autores: José Vicente Caixeta Filho e Ricardo Silveira Martins
Editora: Atlas
Ano: 2007
A proposta dos autores é fornecer uma visão acerca dos desafios que as empresas e profissionais enfrentam na gestão do transporte. Segundo a obra, não é possível criar uma política de desenvolvimento sem que haja os devidos investimentos em infraestrutura de transportes, ainda que a logística seja vista como um ponto fundamental na redução dos custos empresariais.
Nesse sentido, pode-se dizer que os estudos relacionados ao transporte de cargas têm se desenvolvido para diversas aplicações, que vão desde as questões mais técnicas, até o aprofundamento da visão do papel da logística nos transportes.
7. Tecnologia da Informação aplicada à Logística
Autor: Eduardo Banzato
Editora: Instituto Amam
Ano: 2005
A obra foi desenvolvida com base na motivação de falar como as diversas soluções de TI se aplicam à logística e as oportunidades que podem ser exploradas por meio dessa parceria. Assim, o livro ajuda a formar uma visão sobre como a tecnologia ajuda a otimizar os processos logísticos. O autor aproveita para apresentar alguns sistemas como o ERP, WMS, TMS, MRP, SCM, RFID e BI.
8. Logística integrada: modelo de gestão
Autor: Osmar Coronado
Editora: Atlas
Ano: 2009
O objetivo desse livro é fazer com que os gestores possam entender como as decisões logísticas geram efeitos econômicos para o negócio, apresentando, assim, um ponto de vista voltado para a gestão contábil.
A obra oferece modelos de planejamento de resultados, formação de preços e análises econômicas a respeito das ações adotadas para alcançar as metas estabelecidas pelo setor logístico. Também apresenta diversas ferramentas como o código de barras, RFID, ECR e EDI, além de abordar conceitos como a logística integrada e o modelo Logisticon.
Entre os pontos abordados, podemos citar:
- desenvolvimento histórico dos setores atacadista e varejista;
- tendências dos setores;
- parcerias na cadeia de suprimentos;
- influência da automação no setor;
- competitividade;
- reposição de mercadorias;
- modelos de formação de preços.
Como foi possível observar, há uma grande variedade de livros de logística para que os profissionais possam aprofundar seus conhecimentos sobre diversos aspectos como tecnologia, contabilidade e sustentabilidade. Esses investimentos são uma excelente maneira de capacitar e conhecer outros aspectos que influenciam a logística — e vice-versa.
Gostou do post de hoje? Então, aproveite para fazer o compartilhamento em suas redes sociais e indicar essas obras para que outras pessoas também tenham a oportunidade de aprender um pouco mais!