formação em logística
Carreira e formação

Conheça 7 cursos de formação em logística para o profissional da área

Atualmente, há inúmeras possibilidades de cursos de formação em logística. Em um momento no qual o setor cresce consideravelmente no Brasil, seguir carreira nesse segmento pode ser uma opção interessante.

As formações são distintas e preparam o profissional para atuar em diversas etapas da logística, desde as demandas de gestão até o transporte propriamente dito.

Neste post, você vai conhecer detalhadamente cada um desses cursos. Separamos 7 opções principais. Confira!

1. Especialização em Supply Chain

Supply Chain (ou Cadeia de Suprimentos): independentemente do termo, esse é um dos cursos de formação em logística mais buscados atualmente por quem visa atuar no segmento. Tal especialização é uma das mais completas, já que engloba disciplinas como transporte, comércio exterior, armazenagem e muitas outras fundamentais à profissão.

Na formação de Supply Chain, o aluno vai desenvolver sua capacidade de gerir o abastecimento de estoques. Ele planejará toda a estratégia que há por trás dos trabalhos de logística.

Desde o armazenamento até o transporte, tudo é estudado em prol da formação de um profissional capaz de pensar em todas as etapas das atividades logísticas de uma empresa.

2. Gestão de transportes

Não há como falar em logística e não pensar no transporte, não é mesmo? Essa parte é fundamental para que tudo funcione e, diante de sua relevância, as instituições de ensino têm oferecido formações específicas para a área.

A formação em Gestão de Transportes prepara o aluno para ser um especialista em procedimentos e estratégias voltadas a essa etapa. Os conhecimentos desenvolvidos são amplos, com estudos aprofundados sobre cada um dos modais e como eles podem se aplicar adequadamente aos tipos de cargas e exigências.

Além disso, a capacitação vai focar em estratégias de rota, visando à economia financeira e à otimização de tempo. O grande foco nesse aprendizado é desenvolver um profissional que seja capaz de gerir o transporte de companhias de logística com foco nas demandas corporativas.

3. Graduação em Logística

graduação em Logística é um curso tecnólogo, ou seja, tem menor duração e seu foco é mais prático, totalmente voltado à operação. Esse tipo de formação visa atender às demandas do mercado de trabalho de forma dinâmica, com profissionais qualificados.

A graduação é bastante completa e pode ser de grande ajuda aos profissionais que já atuam na área, mas ainda não têm um curso superior. Nela, o aluno vai desenvolver suas capacidades de gestão geral, gerência de estoque, armazenamento e organização.

4. Comércio Exterior

A logística de muitas organizações pode envolver a importação e a exportação — e essas demandas exigem expertise no que diz respeito a procedimentos internacionais. A legislação e algumas práticas são diferentes, sendo que somente um profissional com preparo direcionado é capaz de estar à frente dessas obrigações.

É para atender a tais necessidades que o curso de Comércio Exterior é oferecido. Nele, o aluno desenvolve capacidades relacionadas a negociações e leis internacionais, além de questões específicas ao transporte nessa escala.

Quando se trata de negócios entre países, há muitas informações e procedimentos diferentes, o que justifica a necessidade de setores voltados ao comércio exterior. Para tanto, profissionais competentes precisam atuar.

5. Especialização em Logística e Treinamento Corporativo

A logística, além das áreas mais operacionais, também tem demandas ligadas a questões administrativas, que são justamente o foco desse curso. Aqui, a preparação é mais ampla, com conceitos gerais de administração, marketing, recursos humanos e comunicação.

Para quem opta por tal formação, geralmente os cargos de gestão interna são a demanda principal. Isso acontece, porque o profissional tem uma visão mais global do setor, lidando melhor com pessoas e preparando-as diante da estratégia e da política da instituição.

6. Gestão Estratégica de Armazéns e Centros de Distribuição

Estocar produtos é uma demanda extremamente importante e, quanto mais essa etapa do trabalho for otimizada, melhor será o desenvolvimento de todo o processo. Diante de tal necessidade, surgiu a especialização na Gestão Estratégica de Armazéns e Centros de Distribuição.

Nela, o aluno será capacitado a desenvolver estratégias baseadas no diagnóstico específico das empresas, identificando quais são suas necessidades relacionadas ao armazenamento. A proposta final é aumentar a produtividade e a organização desses ambientes, tão fundamentais para a logística empresarial.

7. Gestão de Logística Portuária

Já vimos a importância do comércio internacional e como é imprescindível ter cursos de formação em logística voltados para esse setor. Parte fundamental de qualquer negócio é o transporte e, quando tratamos de importação e exportação, um dos modais mais utilizados é o marítimo.

Com base nisso, foi desenvolvida a formação de Gestão de Logística Portuária. O curso prepara o aluno para tudo relacionado ao porto, local fundamental na logística internacional.

Durante sua jornada de aprendizado, ele vai desenvolver conhecimentos que permitem atuar no gerenciamento de portos e de operações portuárias, além de todas as atividades relacionadas ao setor.

Bônus: a escolha deve ser bem pensada

Com tantas boas opções de cursos de formação em logística, pode ser que a dúvida chegue até você. Nesse momento, é preciso avaliar uma série de fatores importantes, que servirão como espécie de filtros até que você chegue à decisão mais acertada para sua carreira.

Já trabalha dentro do setor de logística? Então, vale a pena levar em consideração sua atuação no momento. Um curso mais voltado ao que você faz pode ajudar em seu desenvolvimento profissional, representando até mesmo promoções a cargos mais relevantes.

Ao interessar-se por uma formação, procure saber o máximo de informações sobre ela. Pesquise a descrição do curso e descubra quais tipos de conhecimentos serão desenvolvidos.

Não se esqueça, também, de ver o conteúdo programático e conhecer as disciplinas. O curso pode não ser o que você esperava, então é importante descobrir isso antes de se matricular.

Pense, ainda, nas oportunidades que o curso que você tem em vista pode abrir. Alguns setores mais específicos costumam oferecer mais vagas e pagar melhor, justamente por terem menos profissionais capacitados. Se você for capaz de ocupar um desses cargos, terá uma carreira mais sólida, estável e próspera dentro da profissão.

Como vimos, os cursos de formação em logística podem ser o primeiro passo para uma jornada de sucesso dentro do segmento. Pesquise bem e faça sua escolha!

Este post foi útil para você? Que tal ajudar outras pessoas, compartilhando-o nas redes sociais? Assim, seus amigos também conhecem essas formações!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
curso em logística

Curso em logística: descubra agora qual a melhor opção

Com a atual política de contenção de gastos em voga no mercado mundial, as empresas precisam buscar profissionais que consigam […]

Categoria: Carreira e formação
Mais
Imagem relacionada ao texto

Gestão de carreira em logística: saiba como ter sucesso na área

O segmento de logística tem cada vez mais importância no Brasil e, por esse motivo, o perfil do colaborador dessa […]

Categoria: Carreira e formação
Mais
carreira em logística

Carreira em logística: quais serão seus próximos passos?

A logística é um mundo que muitos desconhecem e que funciona como um centro de gerenciamento para situações diversas. Por isso, […]

Categoria: Carreira e formação
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também