Confira-o-calendário-dos-principais-eventos-de-logística-em-2018
Logística

Confira o calendário dos principais eventos de logística em 2018

Você sabe que a capacitação é fundamental. Afinal, o aprendizado constante é o que faz a diferença entre um profissional que se destaca e aquele que acaba sendo deixado para trás. Justamente por isso, você precisa conhecer os principais eventos de logística em 2018 As perspectivas para o setor são positivas e a participação em congressos e seminários é imprescindível para conhecer as novidades e tendências para o ano.

Para te ajudar com isso, neste artigo vamos mostrar o calendário dos acontecimentos mais importantes para você se preparar. Também veremos como os eventos ocorrem e qual é sua importância. Acompanhe!

Um panorama geral dos eventos

Profissionais de qualquer setor podem participar de conferências relativas ao mercado em que atuam. São eventos importantes para qualquer pessoa, independentemente do nível hierárquico e função que ocupa.

Ainda assim, eles acabam sendo mais relevantes para os gestores, que precisam ficar atentos às novidades da área. Fica evidente, portanto, que esses eventos são um momento apropriado para se atualizar sobre o mundo dos negócios.

Eles complementam os assuntos já abordados na internet e em publicações especializadas, permitindo o aprofundamento das discussões. Ao mesmo tempo, são locais apropriados para criar e fortalecer o seu networking.

Isso porque eles facilitam o contato entre profissionais, empresas e clientes, além de também colaborarem na divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela companhia. O resultado? Um melhor posicionamento da marca no mercado e a consolidação de uma reputação positiva.

Há diferentes possibilidades de eventos em logística, entre eles:

  • exposições, para a divulgação de soluções;
  • seminários e palestras, para implantar discussões e aumentar o conhecimento sobre determinados assuntos;
  • workshops, para incentivar a adoção de abordagens diferenciadas a respeito de um tema.

Como é possível perceber, a escolha deve ser condizente com o seu objetivo. Se deseja aprender sobre algo mais prático, pro exemplo, você precisa de um workshop, não de uma palestra. Esta, por sua vez, é mais indicada para assuntos voltados à estratégia e gestão.

Tudo depende do que você precisa no momento. E, para as empresas, essa é uma chance de consolidar a sua estratégia de marketing e/ou criar parcerias.

No primeiro caso, o foco é a divulgação da marca e fortalecimento do seu posicionamento. Também serve como forma de ter uma presença ativa no mercado, atrair clientes e motivar a equipe.

Já se a finalidade é criar parcerias, tenha em mente que essa é a hora de conhecer possíveis parceiros.

Nesses eventos, a sua empresa ganha muito mais visibilidade e ainda pode apresentar seus produtos e serviços. Da mesma forma, você conhece o trabalho de outras companhias, o que lhe possibilita iniciar uma negociação fundamental para o futuro.

As informações abordadas nos eventos

Os congressos, feiras e seminários na área de logística geralmente têm como foco as tendências e oportunidades do setor. É comum serem apresentadas novas soluções, bem como ferramentas tecnológicas que automatizam e melhoram os resultados obtidos.

Alguns dos assuntos geralmente abordados são:

  • logística colaborativa;
  • logística compartilhada;
  • economia compartilhada;
  • omnichannel;
  • internet das coisas;
  • entregas (antecipadas, no mesmo dia ou por modais diferentes, como drones);
  • veículos autônomos;
  • logística sustentável.

Considerando esse contexto, você pode participar como mero ouvinte, a fim de se atualizar profissionalmente, mas a empresa em que trabalha também pode atuar como apresentadora de uma nova solução. Em qualquer um dos casos, o resultado será o aprimoramento e a chance de conhecer diferentes propostas e ideias.

A importância de aproveitar essas oportunidades

Os eventos de logística também trazem benefícios para os profissionais, pois há diferentes possibilidades ao participar de feiras e congressos. Vejamos as principais:

Fortalecimento do networking

A consolidação de uma rede de contatos é fundamental para se firmar como profissional reconhecido e ampliar suas possibilidades dentro da área.

Uma das vantagens é o fato de pessoas de vários setores participarem, o que aumenta as suas chances de estabelecer uma boa parceria. Além disso, você pode procurar uma nova colocação de trabalho e fazer novos contatos.

Compartilhamento de experiências

Esse contato com pessoas de várias áreas — principalmente da sua, a logística — também é uma boa maneira de firmar discussões e debates a respeito de diversos assuntos, inclusive sobre a sua rotina.

A partir dessas conversas podem surgir insights diversos, que ajudam a tomar decisões, adotar novas atitudes e inovar.

Identificação de tendências de mercado

Os eventos são uma chance única de saber o que está ocorrendo em outros países e ter uma ideia do que chegará ao Brasil em breve. É bastante possível que alguma novidade apresentada venha ao encontro das suas demandas na empresa, por exemplo, o que pode se tornar uma maneira de alavancar os resultados.

Você ainda consegue se manter atualizado sobre as tendências e tem ideias do que pode implementar para otimizar a performance.

Atualização profissional

Como dissemos, a busca constante pelo conhecimento o torna um profissional reconhecido e valorizado no mercado de trabalho. Seu currículo é visto com bons olhos pelos recrutadores, porque fica claro que você é esforçado e deseja sempre fazer o melhor.

Aumento da motivação

O trabalho diário pode ser um tanto maçante, mas os eventos ajudam a ampliar esse cenário e trazer um novo fôlego. Nesses momentos, você aumenta e recicla seus conhecimentos, conhece pessoas e tem novas ideias. E essa atitude é essencial para a sua motivação pessoal e profissional.

Os principais eventos de logística em 2018

O calendário de encontros está recheado de oportunidades neste ano. Seja no Brasil, seja no mundo, há várias chances para aprimorar os seus conhecimentos. A seguir, confira os eventos já programados com seus respectivos objetivos:

Intermodal South America

Ocorrendo anualmente em São Paulo, esse é um dos eventos mais esperados na América do Sul. Apesar de ser uma feira, também conta com palestras de profissionais renomados do Brasil e de outros países. Seu foco recai sobre 3 assuntos principais: comércio exterior, logística e transporte de cargas.

Em 2017, participaram aproximadamente 33.600 pessoas, de 22 nações diferentes. Cerca de 600 empresas ingressaram como expositoras em 3 dias de evento. Alguns dos itens apresentados foram relativos a:

  • tecnologia em serviços;
  • produtos e equipamentos;
  • inovação;
  • informação para impulsionar parcerias e negócios.

Essas soluções serviram como base para o fortalecimento de networking, joint-ventures, plataformas para lançamentos e vendas. E é importante ressaltar que, apesar de fazer referência à América do Sul, há expositores de toda a América Latina e do Norte, além da Ásia e da Europa.

O Intermodal South America ocorre entre os dias 13 e 15 de março de 2018, no São Paulo Expo. O evento já está na 24ª edição e a expectativa é que conte com 33.000 profissionais e 400 marcas de 22 países.

CeMAT

A Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística ocorre em 2018 em Hannover, na Alemanha. O evento é exclusivo para profissionais e conta com setores para a exposição de tecnologias e soluções, guindastes, plataformas elevatórias, sistemas de movimentação contínua, logística em geral e financiamento.

Um dos benefícios de comparecer ao evento é o fato de que acontecem simultaneamente diversos fóruns tecnológicos na área, o que garante a você um elevado conhecimento sobre as novidades do setor. Entre os segmentos abordados estão:

  • segurança;
  • tecnologia;
  • distribuição;
  • embalagem;
  • transporte;
  • rotulagem;
  • tecnologia de armazenamento;
  • fluxo de materiais.

A feira acontece de 23 a 27 de abril de 2018. Na internet há pacotes disponíveis com hotéis, traslado e ingressos, com valores partindo de 1.840 euros.

Vale a pena destacar que a CeMAT também tem uma versão na América do Sul, mas ainda sem data definida. Em 2017, ela aconteceu entre os dias 16 e 19 de maio, no São Paulo Exhibition & Convention Center, na capital.

Fispal Tecnologia

Essa é uma feira voltada para o segmento industrial de alimentos e bebidas. É um dos principais eventos na América Latina e uma verdadeira referência para o setor, abrangendo aspectos voltados a embalagens, logística e processos, sempre visando às novas tecnologias e tendências que surgem para os negócios.

Em sua 34ª edição, a feira já está marcada para acontecer de 26 a 29 de junho de 2018, no São Paulo Expo. A expectativa é que estejam reunidos 440 expositores, mais de 40 mil visitantes e de 500 congressistas.

O mais interessante é que a feira de negócios ocorre durante os 4 dias no período da tarde. Nos dias 26 e 27 de junho, no entanto, das 9 h às 18 h, acontece o fórum de tecnologia, propriamente dito. Ou seja, você tem a oportunidade de participar de dois eventos simultâneos! As informações podem ser obtidas no site.

Transposul

Esse evento que acontece no Rio Grande do Sul traz uma boa oportunidade para se conhecer casos de sucesso existentes no mercado e debater a logística no Brasil e em outros países. Sua ocorrência é anual e traz várias marcas conhecidas para expor, como a Shell, Michelin e Scania.

Em sua 20ª edição, o Transposul se consolidou como um evento regional relevante, que recebe pessoas de vários estados brasileiros. Em 2017, o foco das apresentações foi em produtos e serviços que fazem a diferença no mercado logístico, altamente competitivo. No total, os dados comprovaram que foram firmados R$ 130 milhões em negócios. Participaram cerca de 15.000 pessoas e 7.600 congressistas.

Neste ano, a feira ocorrerá de 27 a 29 de junho no Fundaparque — pavilhão E, em Bento Gonçalves (RS). A visitação pode ser até mesmo gratuita, mas é preciso fazer a inscrição no site.

Fórum Internacional Supply Chain

O evento realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) chega à sua 24ª edição em 2018. Apesar de ser internacional, ocorre em São Paulo, o que é uma grande vantagem para os brasileiros.

Durante esse fórum, são compartilhados casos de sucesso e apresentadas novas soluções para a área logística. Pesquisas também são apontadas como fonte de discussão para gerar ideias.

Em 2017, os principais assuntos abordados foram:

  • gestão financeira na supply chain;
  • logística internacional;
  • cadeia de suprimentos no setor de saúde;
  • realização do omnichannel.

Para 2018 ainda não foram divulgadas muitas informações no site do Fórum Internacional. No entanto, já pode anotar a data: 18 a 20 de setembro.

Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas

Chegando à sua 12ª edição, esse evento é organizado pela OTM Editora com a finalidade de discutir e gerar ideias sobre aumento de eficiência, redução de custos e preparação profissional para os desafios que surgem no cenário logístico.

O Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas conta com palestrantes de várias empresas de sucesso no Brasil. Ainda não há muitas informações sobre a realização deste ano, mas já se sabe que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro na American Chamber of Commerce (Amcham).

EXPOLOG

A Feira Internacional de Logística ocorre sempre no segundo semestre, mas ainda sem data definida em 2018. Mesmo assim, merece estar neste calendário por ser um dos principais eventos do setor no país.

Anualmente, comparecem expositores e participantes de quase todos os estados brasileiros. Em 2017, foram aproximadamente 4.500 participantes e 30 expositores. O interessante é que, em um mesmo local, você pode participar de debates, palestras, rodadas de negócios, bate-papos e encontros que objetivam firmar parcerias entre as empresas.

Ela será realizada em Fortaleza (CE) nos dias 28 e 29 de novembro. Você pode acompanhar a programação de 2018 acessando o site da EXPOLOG.

Intermodal Europe

Essa exposição é líder mundial para empresas que atuam com contêineres e intermodais. Abrangendo a logística rodoviária, ferroviária e portuária, traz anualmente expositores relevantes de vários países para abordar diversos assuntos relacionados.

Todos os anos participam, aproximadamente, 6.000 pessoas de todo o mundo, todas profissionais da área de logística. As exibições e conferências são gratuitas, com a participação de congressistas de 75 países. Ainda são expostos os principais e mais recentes produtos e serviços.

O evento acontecerá em Amsterdam, na Holanda. Ele vai de 06 a 08 novembro e já é possível agendar sua participação para 2018 pelo site do Intermodal Europe.

Enfim, ao longo deste post você percebeu que os congressos e feiras que acontecerão este ano são bastante variados. Aproveite para participar de alguns deles! Como vimos, isso enrique o seu conhecimento e fortalece o seu currículo e networking.

E então, gostou de conhecer os principais eventos de logística em 2018? Quer acompanhar de perto o calendário? Então acesse a nossa página de eventos!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
eventos de logística no Brasil

Eventos de logística no Brasil — Tudo o que você precisa saber sobre o assunto está aqui!

Diversos eventos de logística ocorrem no Brasil (e no mundo) periodicamente. Eles são aproveitados por empresas — para projetar a marca, […]

Categoria: Logística
Mais
Compreenda-o-que-é-a-logística-colaborativa-e-como-ela-é-aplicada

Compreenda o que é a logística colaborativa e como ela é aplicada

A logística colaborativa não é um conceito novo, mas vem ganhando maior destaque nos últimos anos, e empresas do mundo […]

Categoria: Logística
Mais
Uma-perspectiva-sobre-a-mudança-tecnológica-no-mercado-de-transportes

Uma perspectiva sobre a mudança tecnológica no mercado de transportes

A tecnologia e a logística andam juntas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções que ajudam a otimizar […]

Categoria: Logística
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também