O setor de transporte de cargas no Brasil obteve uma melhora significativa em 2018. Com o país sentindo cada vez menos os efeitos das seguidas crises econômicos, as empresas conseguiram vislumbrar um futuro mais lucrativo nos próximos anos.
Embora a alta burocracia brasileira seja sempre apontada por empresários como uma das principais razões para um desenvolvimento mais lento do mercado interno, com as tendências e as oportunidades futuras, o fortalecimento do setor parece ser algo natural em médio e longo prazo.
Para que a sua empresa esteja bem preparada para o futuro, neste artigo, mostraremos os desafios, as oportunidades, as tendências e perspectivas do transporte de cargas no Brasil. Continue lendo e confira!
Com a popularização da internet e a globalização, o maior desafio para as empresas de transporte de carga no Brasil é oferecer um serviço de alta qualidade, conseguindo competir com marcas internacionais.
Com isso, os investidores locais precisam de estratégias inteligentes para se manter em igualdade com as organizações de nações mais bem desenvolvidas.
Confira, abaixo, alguns dos outros principais desafios para o transporte de cargas no Brasil.
Cerca de 60% de toda carga que é transportada no país é levada pelas rodovias. A greve dos caminhoneiros, em 2017, mostrou o quanto o transporte rodoviário é importante para o Brasil.
Todavia, apesar da grande relevância, as condições da malha viária são precárias. Os profissionais que trafegam pelas estradas nacionais enfrentam:
Com essa realidade, os gestores de transporte precisam desenvolver planos para amenizar os prejuízos com manutenção e troca de veículos, bem como garantir que as entregas sejam feitas dentro do prazo.
Segundo a Revista Época, o Brasil é o sexto país mais perigoso do mundo para a realização do transporte de carga — ficando a frente até mesmo de lugares em conflito, como Afeganistão e Síria.
E o perigo não está somente nas estradas ou interior do país. Nas grandes capitais, o roubo de cargas e caminhões já é um dos mais executados pelos marginais. No Rio de Janeiro, por exemplo, muitas empresas extinguiram o serviço de entrega para alguns pontos da cidade.
Neste momento, estamos vivenciando a era digital e todos os obstáculos que as empresas precisam superar para se adaptarem. A busca por resultados demanda a contratação de mão de obra qualificada e especializada, transformando-se em uma das principais dificuldades para as empresas de transporte.
Motoristas competentes no volante, mas que saibam trabalhar com relatórios digitais e outras ferramentas tecnológicas; ou mesmo gestores capacitados para sugerir e adaptar soluções inteligentes a fim de otimizar os processos de transporte.
Encontrar, contratar e reter profissionais qualificados é com certeza uma das prioridades para os próximos anos.
Apesar dos grandes desafios, várias oportunidades estão surgindo. Mas para aproveitá-las, é importante estar preparado. Continue lendo e saiba mais.
Com a expansão e a popularização da internet, muitas famílias passaram a realizar compras diretamente pela grande rede. Com isso, o e-commerce (lojas virtuais) se fortaleceu e passou a impactar diretamente os números do transporte de carga no país.
Para os próximos anos, a oportunidade de crescimento é ainda maior. Com o Brasil superando as recentes crises econômicas, o cenário é de otimismo e de aumento da demanda para as empresas de transporte e distribuição.
Economizar com combustível e utilizar todo o potencial dos veículos: essas são algumas oportunidades de ganho para quem adota o transporte colaborativo.
Hoje, existe uma estratégia chamada logística colaborativa, na qual empresas do mesmo nicho colaboram umas com as outras para fortalecer suas marcas e manter alta a qualidade dos serviços.
Na parte de transporte isso também é aplicável. Com o planejamento coletivo, as empresas passam a utilizar os veículos de maneira mais eficiente, ao mesmo tempo em que reduzem seus gastos com combustível e manutenção. Além disso, há todo um compartilhamento de informações entre as organizações, o que permite a criação de novas oportunidades de negócio para todos.
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Confira agora quais são as principais tendências para o transporte de cargas.
A integração é o segredo de sucesso de muitas empresas. Porém, quando se fala em integração, muitos gestores acreditam se tratar de compartilhamento de dados e informações aleatórios, ou mesmo de um “melhor diálogo” entre profissionais do mesmo setor.
No entanto, a integração bem-sucedida acontece quando uma empresa consegue nivelar e unificar o trabalho de todos os setores, desde o comercial, passando pelo operacional, transporte etc. Com cada departamento executando suas atividades a fim de otimizar a rotina dos outros.
A grande tendência nesse sentido é a implementação de uma ferramenta digital para a concretização do objetivo. Com o software apropriado, a empresa consegue não somente realizar um trabalho coletivo, como de fato garante maior qualidade nos serviços.
Também conhecidos como “sem motorista”, os caminhões autônomos são veículos capazes de imitar as habilidades de um motorista humano na condução do equipamento.
Basicamente, os veículos funcionam analisando o ambiente ao redor e se movimentam de acordo com as informações obtidas e com as coordenadas inseridas. Ainda que sejam batizados como “autônomos”, os caminhões não excluem por completo a participação de um motorista — ainda que este não seja obrigado a acionar qualquer função mecânica.
Mesmo soando como futurístico, o projeto do caminhão autônomo para transporte de carga é atual e grandes empresas, como Google e Microsoft, já estão testando seus primeiros modelos — uma tendência que merece toda atenção.
Sendo a movimentação do setor para se adaptar a quarta revolução industrial — que traz maior participação da tecnologia na execução das atividades —, a logística 4.0 é uma tendência que faz cada vez mais parte da rotina das empresas.
O principal objetivo dessa nova filosofia é maximizar o desempenho das organizações e reduzir os custos em longo prazo. E a parte de transporte não fica de fora das ações da logística 4.0.
Entre as principais práticas da filosofia para a otimização do transporte de cargas, estão:
Enfim, mesmo com todas as dificuldades recorrentes, as perspectivas para o transporte de cargas no Brasil são ótimas. Com a amenização das crises política e econômica e um melhor acesso às novas tecnologias, as empresas têm a oportunidade de desenvolver um trabalho eficaz e qualificado. Porém, é necessário a criação de projetos para a adaptação e a utilização das tendências, a fim de manter a alta competitividade das marcas.
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