Compreenda como se dá a relação entre logística e varejo

Compartilhe:

A logística é uma cadeia composta de processos complexos, que vão muito além do transporte de carga. Logo, fazem parte dela também atribuições como aquisição de insumos e gestão do estoque, por exemplo. Por esses motivos, o planejamento e organização das etapas logísticas são fundamentais para o sucesso de um negócio.

Nesse cenário, o varejo se destaca como um segmento no qual a logística é ainda mais crucial e tática. Afinal, é preciso atividades da cadeia de suprimentos alinhadas e em alta performance para garantir a movimentação dos produtos e o fluxo contínuo e eficiente do ciclo de compra e venda.

Para empresários do setor do comércio, a logística apresenta grandes desafios, mas também oportunidades valiosas de se posicionar estrategicamente e assegurar uma vantagem competitiva no mercado. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a importância e os benefícios da relação entre logística e varejo. Acompanhe!

A importância da relação entre logística e varejo

No comércio, uma empresa precisa lidar com um intenso fluxo de produtos, em grande volume. Os itens necessitam ser estocados e também distribuídos pelos pontos de venda para estarem sempre disponíveis para os consumidores. Por isso, a relação entre logística e varejo tem grande relevância nas operações de uma instituição.

Logo, para os varejistas, a logística atua como uma aliada e uma ferramenta que une pontos desde os fornecedores até os distribuidores. O intuito é garantir que as mercadorias certas estejam nas prateleiras no tempo ideal. Dessa maneira, o cliente final tem acesso aos itens que deseja comprar e se sente mais satisfeito com a marca.

Assim, pelo fato de atividades como o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias serem tão cruciais para o comércio, a logística tem um papel altamente estratégico para empresas varejistas.

Por isso, corporações que desejam expandir precisam, necessariamente, ter mais controle de seus processos logísticos internos e externos. A forma como a cadeia de suprimentos é gerenciada afeta diretamente no modo como um produto chega ao seu comprador.

Portanto, investir em táticas otimizadas para a logística é uma iniciativa fundamental para reduzir custos e erros no sistema, bem como garantir a conservação e distribuição correta da carga.

As vantagens da logística otimizada para o varejo

Uma cadeia de suprimentos alinhada e inteligente é essencial para assegurar que as demandas de um negócio no ramo do comércio sejam cumpridas e o controle de custos seja realizado.

Afinal, vimos o quanto a relação entre logística e varejo tem um papel de peso para manter a empresa em pleno funcionamento e coordenar os contatos entre fornecedores e estabelecimentos que receberão os produtos.

No entanto, é sabido que a logística é muito mais do que o transporte de carga: para que os itens estejam disponíveis para as lojas, é preciso saber administrar o estoque, por exemplo. Conheça 4 exemplos de como uma logística eficiente beneficia o varejo.

1. Maior controle do estoque

Manter o estoque sob controle é imprescindível no varejo. Com a gestão precisa das quantidades e do fluxo de produtos que uma empresa apresenta, fica mais fácil:

  • tomar melhores decisões sobre a encomenda de novas mercadorias;
  • entender seu volume de vendas;
  • prever demandas;
  • driblar a indisponibilidade de produtos para o consumidor;
  • reduzir desperdícios;
  • otimizar a ocupação do espaço nos armazéns;
  • minimizar o acúmulo de itens e despesas desnecessárias;
  • entre outras tarefas.

Para o varejista, ter produtos parados no estoque é uma péssima notícia. Eles podem estragar ou ficarem obsoletos, resultando um grande prejuízo financeiro para a corporação. Por outro lado, estar com itens em falta e não conseguir abastecer seus clientes representa uma oportunidade de venda perdida.

Por isso, quanto mais uma empresa entende sobre o funcionamento da cadeia e da relação entre logística e varejo, melhor consegue se programar para fazer compras mais inteligentes — baseadas na demanda — e gerenciar seus suprimentos da melhor forma.

2. Sistema de armazenagem aprimorado

O armazenamento eficaz das mercadorias é muito importante. Afinal, os produtos precisam estar protegidos e seguros, para que sua integridade não seja comprometida. Além disso, os itens devem estar dispostos dentro dos galpões de maneira que facilite o manuseio e a distribuição. Esse detalhe fará toda a diferença no ganho de tempo, na redução de falhas e danos durante a movimentação.

3. O transporte de cargas eficiente

Para cumprir os prazos apertados do varejo e coordenar um expressivo volume de produtos, o transporte de cargas deve ser ágil e produtivo. Portanto, empresas precisam contar com parceiros que ofereçam um serviço de alta qualidade para lidar com a complexa operação de distribuir mercadorias para os pontos de venda.

Para tal, os processos precisam estar bem alinhados e estruturados, uma vez que o nível de exigência é alto. A prioridade é fazer entregas por meio de percursos otimizados, com o menor prazo, sem erros e avarias e, sobretudo, com o melhor custo-benefício.

4. Tecnologia qualificada

Softwares de gestão são ferramentas indispensáveis para organizar e aprimorar a logística de varejo. O investimento em tecnologia de alto nível é fundamental, pois sistemas qualificados são capazes de aperfeiçoar e automatizar processos como gestão do estoque e controle de entradas e saídas dos produtos.

No cenário do transporte de carga, destacamos a importância de roteirizadores e rastreadores, recursos que fazem toda a diferença para a segurança dessa etapa e para o ganho de agilidade.

Por conta de todas as melhorias que ela proporciona — em termos de redução de custos, aumento da precisão e velocidade dos procedimentos, entre outros —, a evolução tecnológica é, certamente, o braço direito do varejista. Com ela é possível explorar todo o potencial e elevar a capacidade logística de um negócio, atingindo a alta performance.

Uma relação entre logística e varejo em sinergia é vital para o sucesso e a competitividade de um negócio. Como o fluxo de entrada e saída de produtos é muito grande, vale a pena adotar processos estratégicos para evitar problemas e otimizar etapas. Assim, a cadeia de suprimentos do seu negócio ganha eficiência, agilidade e simplicidade.

Você está em busca de uma empresa que possa fazer seu transporte de forma mais inteligente? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco.

Tags: ,
Redação Cargo X
07/03/2018 - 03:03

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...