A logística é uma cadeia composta de processos complexos, que vão muito além do transporte de carga. Logo, fazem parte dela também atribuições como aquisição de insumos e gestão do estoque, por exemplo. Por esses motivos, o planejamento e organização das etapas logísticas são fundamentais para o sucesso de um negócio.
Nesse cenário, o varejo se destaca como um segmento no qual a logística é ainda mais crucial e tática. Afinal, é preciso atividades da cadeia de suprimentos alinhadas e em alta performance para garantir a movimentação dos produtos e o fluxo contínuo e eficiente do ciclo de compra e venda.
Para empresários do setor do comércio, a logística apresenta grandes desafios, mas também oportunidades valiosas de se posicionar estrategicamente e assegurar uma vantagem competitiva no mercado. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a importância e os benefícios da relação entre logística e varejo. Acompanhe!
No comércio, uma empresa precisa lidar com um intenso fluxo de produtos, em grande volume. Os itens necessitam ser estocados e também distribuídos pelos pontos de venda para estarem sempre disponíveis para os consumidores. Por isso, a relação entre logística e varejo tem grande relevância nas operações de uma instituição.
Logo, para os varejistas, a logística atua como uma aliada e uma ferramenta que une pontos desde os fornecedores até os distribuidores. O intuito é garantir que as mercadorias certas estejam nas prateleiras no tempo ideal. Dessa maneira, o cliente final tem acesso aos itens que deseja comprar e se sente mais satisfeito com a marca.
Assim, pelo fato de atividades como o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias serem tão cruciais para o comércio, a logística tem um papel altamente estratégico para empresas varejistas.
Por isso, corporações que desejam expandir precisam, necessariamente, ter mais controle de seus processos logísticos internos e externos. A forma como a cadeia de suprimentos é gerenciada afeta diretamente no modo como um produto chega ao seu comprador.
Portanto, investir em táticas otimizadas para a logística é uma iniciativa fundamental para reduzir custos e erros no sistema, bem como garantir a conservação e distribuição correta da carga.
Uma cadeia de suprimentos alinhada e inteligente é essencial para assegurar que as demandas de um negócio no ramo do comércio sejam cumpridas e o controle de custos seja realizado.
Afinal, vimos o quanto a relação entre logística e varejo tem um papel de peso para manter a empresa em pleno funcionamento e coordenar os contatos entre fornecedores e estabelecimentos que receberão os produtos.
No entanto, é sabido que a logística é muito mais do que o transporte de carga: para que os itens estejam disponíveis para as lojas, é preciso saber administrar o estoque, por exemplo. Conheça 4 exemplos de como uma logística eficiente beneficia o varejo.
Manter o estoque sob controle é imprescindível no varejo. Com a gestão precisa das quantidades e do fluxo de produtos que uma empresa apresenta, fica mais fácil:
Para o varejista, ter produtos parados no estoque é uma péssima notícia. Eles podem estragar ou ficarem obsoletos, resultando um grande prejuízo financeiro para a corporação. Por outro lado, estar com itens em falta e não conseguir abastecer seus clientes representa uma oportunidade de venda perdida.
Por isso, quanto mais uma empresa entende sobre o funcionamento da cadeia e da relação entre logística e varejo, melhor consegue se programar para fazer compras mais inteligentes — baseadas na demanda — e gerenciar seus suprimentos da melhor forma.
O armazenamento eficaz das mercadorias é muito importante. Afinal, os produtos precisam estar protegidos e seguros, para que sua integridade não seja comprometida. Além disso, os itens devem estar dispostos dentro dos galpões de maneira que facilite o manuseio e a distribuição. Esse detalhe fará toda a diferença no ganho de tempo, na redução de falhas e danos durante a movimentação.
Para cumprir os prazos apertados do varejo e coordenar um expressivo volume de produtos, o transporte de cargas deve ser ágil e produtivo. Portanto, empresas precisam contar com parceiros que ofereçam um serviço de alta qualidade para lidar com a complexa operação de distribuir mercadorias para os pontos de venda.
Para tal, os processos precisam estar bem alinhados e estruturados, uma vez que o nível de exigência é alto. A prioridade é fazer entregas por meio de percursos otimizados, com o menor prazo, sem erros e avarias e, sobretudo, com o melhor custo-benefício.
Softwares de gestão são ferramentas indispensáveis para organizar e aprimorar a logística de varejo. O investimento em tecnologia de alto nível é fundamental, pois sistemas qualificados são capazes de aperfeiçoar e automatizar processos como gestão do estoque e controle de entradas e saídas dos produtos.
No cenário do transporte de carga, destacamos a importância de roteirizadores e rastreadores, recursos que fazem toda a diferença para a segurança dessa etapa e para o ganho de agilidade.
Por conta de todas as melhorias que ela proporciona — em termos de redução de custos, aumento da precisão e velocidade dos procedimentos, entre outros —, a evolução tecnológica é, certamente, o braço direito do varejista. Com ela é possível explorar todo o potencial e elevar a capacidade logística de um negócio, atingindo a alta performance.
Uma relação entre logística e varejo em sinergia é vital para o sucesso e a competitividade de um negócio. Como o fluxo de entrada e saída de produtos é muito grande, vale a pena adotar processos estratégicos para evitar problemas e otimizar etapas. Assim, a cadeia de suprimentos do seu negócio ganha eficiência, agilidade e simplicidade.
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