Imagem relacionada ao texto
Ferramentas e tecnologia

Como utilizar aplicativos para realizar um bom controle de cargas?

A tecnologia já é uma realidade muito forte para as empresas que precisam de processos logísticos eficientes, agilizando e otimizando todo o trabalho. Entre as principais ferramentas, estão os aplicativos para controle de cargas.

Eles são capazes de oferecer suporte em várias etapas das atividades da empresa, partindo da separação de volumes de estoque e até o final desse trajeto, quando o produto é entregue ao cliente final.

Este post vai mostrar com mais detalhes as principais funcionalidades que um aplicativo pode oferecer no controle de cargas. Confira!

Rastreamento de carga

A empresa precisa ter total controle da sua carga, desde quando ela parte do depósito, despachada, até o momento em que ela é recebida pelo cliente. Durante esse trajeto, muita coisa pode acontecer, e como ele é o bem principal desse trabalho, todo cuidado e acompanhamento é necessário.

Os aplicativos permitem à empresa ter total dimensão da posição dessa carga ou dos produtos separadamente, graças ao registro de informações que o aplicativo oferece, com um rastreamento em tempo real. De dentro da empresa, é possível saber, por exemplo, se a carga está na rota pré-acordada com o motorista.

Assim, é possível ter total controle do tempo de entrega, saber se a carga está segura e, se necessário, trabalhar na agilização de qualquer etapa do procedimento. Desde a separação até a entrega, pode ser necessária alguma intervenção, o que é facilitado se essa carga puder ser rastreada.

Controle e suporte às atividades dos motoristas

Os aplicativos para controle de cargas também oferecem suporte adequado aos motoristas, parte fundamental de toda a logística planejada. Eles precisam ter uma comunicação eficiente e constante com a empresa enquanto estão na rua fazendo as entregas, e o aplicativo otimiza esse processo.

Bastando que o motorista tenha a sua versão instalada no seu smartphone, ele tem acesso a todas as informações necessárias para que possa realizar a entrega com precisão. Entre essas informações, estão dados e orientações sobre a carga, além do mais importante: informações de endereço e dados do cliente.

Caso o motorista tenha alguma dúvida, seja sobre o trajeto, seja sobre o contato com o cliente no momento da entrega, tudo pode ser tratado pelo aplicativo. Com esse recurso de comunicação mais próximo, há economia de custos de ligação, além da oferta de suporte mais amplo ao motorista.

Planejamento a partir de dados importantes

O planejamento logístico é a primeira etapa do trabalho de entregas. É preciso definir uma série de questões importantes que oferecem segurança à carga, melhor rota ao motorista e, ao final disso, maior agilidade da entrega.

Os aplicativos dão todo suporte necessário nessa etapa de planejamento graças à grande capacidade de armazenar e administrar informações importantes. Todas elas, desde os dados do produto até o endereço do cliente, são devidamente registradas e analisadas, para então haver a definição das etapas.

Ao final da análise dessas informações, os responsáveis pelo planejamento conseguem definir a melhor rota, a ordem de entregas adequada, pensando na logística, quais produtos devem ser levados em cada viagem e a definição de todas as demandas a serem cumpridas no dia.

O melhor disso tudo é que todos os envolvidos no processo têm acesso a essas informações. O motorista, por exemplo, já sai para a sua primeira viagem sabendo exatamente quantas vezes voltará no depósito, quais lugares deve ir e qual a ordem de entregas, sem precisar se comunicar a todo momento.

Otimização dos processos burocráticos

Antes de os produtos estarem na rua para a entregam, os aplicativos para controle de cargas podem oferecer um suporte muito interessante acerca dos processos logísticos que acontecem dentro da empresa. Há várias etapas importantes e que demandam de muita troca de informações e comunicação.

Por mais que sejam demandas comuns e que se repetem no dia a dia da empresa, há uma grande responsabilidade por trás delas. Liberação de cargas dependem de documentos de confirmação, muita troca de informações e de toda a certeza de que aquele volume está pronto para deixar a empresa.

Ligações, troca de e-mails e deslocamentos podem atrasar todo o processo, mesmo que isso aconteça dentro da empresa. Um aplicativo consegue registrar em tempo real e de forma dinâmica o fim de cada uma das etapas do processo logístico. Assim, a comunicação fica otimizada, com tudo sendo cumprido de forma ágil.

Registro das entregas já realizadas

A baixa das entregas é uma outra funcionalidade importante dos aplicativos para controle de cargas. Eles possibilitam que a empresa saiba o exato momento em que um produto ou um volume foi entregue ao seu destino, sendo registrado pelo próprio motorista no momento da entrega.

Além disso, é possível também controlar esse recebimento adequado por parte do cliente, graças aos recursos de assinatura digital. Na entrega, o receptor pode assinar por meio do próprio aparelho smartphone do entregador, atualizando em tempo real o status daquele produto, dando a baixa automaticamente no sistema.

Essa função permite que a equipe de logística que fica dentro da empresa já possa atualizar relatórios em tempo real, tendo uma noção durante o dia de como está se desenrolando todas as demandas de entrega. Assim, caso haja alguma inconformidade, os responsáveis pelo controle já podem intervir rapidamente.

Contratando os melhores aplicativos para controle de cargas

Todas essas funcionalidades e possibilidades têm se mostrado muito eficientes e interessantes, não é mesmo? Porém, para que tudo isso seja cumprido adequadamente, é importante buscar uma empresa que ofereça recursos de logística com base na tecnologia e inovação.

Essa expertise na área vai permitir que a sua empresa tenha um sistema totalmente adaptado à realidade do seu negócio, cumprindo com todas as demandas e particularidades que a sua empresa venha a ter.

Com o devido alinhamento à estratégia praticada pelo seu negócio, os resultados poderão ser devidamente alcançados por meio dos aplicativos para controle de cargas. A otimização e agilidade nos processos depende também desse entrosamento de método de trabalho!

Está buscando as melhores soluções tecnológicas para os processos logísticos do seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
tecnologia

Como a tecnologia impacta nas operações logísticas?

O principal objetivo da logística é conseguir entregar o produto certo, da forma mais adequada, no menor tempo possível e […]

Categoria: Ferramentas e tecnologia
Mais
EDI

Entenda o papel do EDI na realização do transporte de cargas

Soluções tecnológicas contribuem ativamente para que o setor de logística se torne mais eficiente nas empresas. Por meio delas, é […]

Categoria: Ferramentas e tecnologia
Mais
internet das coisas na logística

Internet das coisas na logística: veja como ela impulsiona o setor

A internet das coisas na logística é mais um dos resultados da evolução da indústria. Para ser mais preciso, esse […]

Categoria: Ferramentas e tecnologia
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também