Como a tecnologia pode aumentar a eficiência da sua operação logística

Artigos

Como-a-tecnologia-pode-aumentar-a-eficiência-da-sua-operação-logística

Escrito por Ana Beatriz

Data: 14/12/2017

Atualmente, estamos tão conectados com tudo e todos ao nosso redor que é muito difícil imaginar formas de se executar algumas atividades sem o auxílio das mais diversas formas de tecnologia que nos cercam. Quem se lembra, por exemplo, das páginas amarelas? Perdia-se muito tempo para achar um simples endereço, um telefone. Hoje, com uma procura rápida em sites de busca, já temos acesso a uma série de informações em questão de segundos. Os mapas/guias de rua, aliás, foram substituídos há algum tempo por serviços de pesquisa de rotas via GPS, disponibilizando muito mais rapidamente todas as informações que precisamos.

Se pensarmos, então, no transporte de cargas, não é difícil imaginar o tempo que se perdia para chegar em cada novo destino de forma rápida e evitando erros no percurso. Hoje em dia, além de  softwares de roteirização , que otimizam o trajeto a ser realizado pelos veículos, maximizando o total de clientes atendidos diariamente por cada recurso, existem vários outros dispositivos tecnológicos essenciais para a operação logística de qualquer empresa.

Tecnologia a serviço da gestão

Gerir de maneira eficiente a operação logística das empresas é de suma importância para a manutenção e expansão dos negócios. Muitos softwares de logística se baseiam nessa necessidade, ou seja, consolidar, manipular e disponibilizar – de uma forma amigável – as informações disponíveis para otimizar os processos de gerenciamento.

Como exemplo de um tipo de sistema que busca suprir essa necessidade temos os TMSs (Transportation Management Systems ou Sistemas de Gestão do Transporte), que consolidam as mais diversas informações, permitindo ao gestor controlar a operação e gestão do transporte de forma integrada. Tudo o que inclui o TMS pode ser feito por meio de um software e, melhor ainda, na nuvem (aliás, a computação na nuvem ou cloud computing é essencial quando pensamos nas tecnologias existentes hoje).  Complementar ao TMS existem os Sistemas de Armazéns (também chamados de Warehouse Management System – WMS) que possuem foco na movimentação e armazenagem interna da sua operação e são também de grande importância para otimizar as operações logísticas como um todo.

Há também os softwares ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) utilizados para fazer o planejamento dos recursos da empresa. Basicamente, trata-se de um sistema integrado que reúne em um único local as informações dos diversos setores de uma organização tais como RH, Suprimentos, Fiscal, Vendas, dentre outros. Com todas as informações consolidadas e acessíveis através de um único sistema, o processo de gestão das empresas tende a ser muito mais eficiente e livre de falhas.

Já os Sistemas de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM –  Customer Relationship Management) também são muito utilizados em logística para fortalecer as estratégias na comunicação com o cliente, reforçando suas necessidades e facilitando novas – e mais assertivas – oportunidades de negócios.

Só por essa análise sucinta de algumas das tecnologias mais comuns para melhorar as práticas em logística, já dá para perceber que a máxima eficiência em um processo de gestão está diretamente ligada ao bom uso desses sistemas.

Mais produtividade, menos custos

Como os softwares são capazes de fornecer inúmeras informações aos usuários, a identificação de falhas no processo ou até mesmo a antecipação das mesmas torna-se mais ágil. Sabendo trabalhar com esses sistemas e utilizando de maneira eficiente as informações coletadas, o processo de tomada de decisões se torna mais dinâmico e assertivo. Pegando como exemplo novamente os programas de roteirização, já que os softwares desse tipo permitem planejar melhor as rotas e ajustá-las para garantir que o prazo de entrega seja cumprido com excelência, a redução da quilometragem rodada acaba se tornando natural e, com isso, os custos totais para a realização de sua operação de transporte são também reduzidos. A redução de gastos também acontece nesse processo quando, uma vez que os softwares também conseguem ajustar a carga de acordo com os veículos mais adequados para transportá-la, veículos mais bem ocupados são colocados para rodar, reduzindo a quantidade total de veículos necessários para a execução da operação, elevando a produtividade de cada recurso além de reduzir os custos totais com a manutenção da frota.

Gestão da operação em campo

Se você está se perguntando como é possível garantir que as soluções tecnológicas antecipem a resolução de problemas, uma das respostas para essa questão está na utilização da tecnologia mobile. Como muitos desses softwares operam na nuvem, os gestores podem acompanhar as entregas e outros processos em tempo real, de onde estiverem e é isso que proporciona a rapidez na tomada de decisões sobre eventuais problemas no percurso e também comprova o recebimento de documentos dos clientes com mais agilidade. Tudo isso se torna um diferencial competitivo, além de melhorar a qualidade do serviço prestado.

Nesse momento, após analisar algumas tecnologias que aumentam a eficiência da operação logística, torna-se ainda mais difícil imaginar toda essa operação sendo realizada sem o auxílio de tais softwares, não é? Controle de estoques, vendas, comprovações de entrega, elaboração de roteiros, localização dos endereços e muitas outras atividades possuem uma produtividade muito inferior quando realizadas de maneira manual em relação àquelas suportadas pelas novas tecnologias existentes.

Para se diferenciar no mercado, é preciso estar atento à essas mudanças, às facilidades que as diversas soluções oferecem, fazendo com que o ganho de tempo na realização das operações logísticas diárias possa resultar em redução de custos, maior eficiência da operação, elevar a satisfação do cliente em relação à sua marca e uma conquista que talvez seja a mais importante de todas: conquistar ainda mais clientes. Afinal, é na garantia de um bom serviço prestado que todo um ciclo de atendimento se renova, propiciando novas chances de fazer negócio. E não importa o tamanho da sua empresa: com o uso adequado e perceptivo da tecnologia, é possível se destacar inclusive diante de grandes companhias que, eventualmente, não saibam operá-las e aproveitá-las com eficiência.

Caio Reina

CEO e Founder RoutEasy – Rotas Inteligentes

www.routeasy.com.br

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: