Por ser um mercado desafiador, a necessidade do profissional de logística capacitado com uma mentalidade diferente e mais ousada está ficando mais evidente. Por causa dessa falta de habilidade, novas vagas para o setor surgem, principalmente por ele ser considerado um dos mais importantes de qualquer organização.
Quando falamos do Brasil, o país tem no transporte rodoviário seu principal meio de locomoção, com quase 76% de toda a infraestrutura, como mostra uma pesquisa da Fundação Dom Cabral de 2017. Essa situação faz as empresas ficarem cada vez mais dependentes de profissionais qualificados e buscarem terceirizar os serviços logísticos na tentativa de baixar os custos.
Para o profissional se destacar, é preciso ter algumas características que vão além da capacidade de trabalhar em equipe ou ter uma boa gestão de carreira. Acompanhe a leitura!
[rock-convert-cta id="7095"]
Quais as principais características?
O mercado vem exigindo candidatos que tenham algumas habilidades bem específicas, já que hoje o profissional é responsável por entrar em contato com o cliente, fornecedor, empresário etc, aquele que vai ser a imagem da empresa para os parceiros. Confira, a seguir, nossas dicas sobre as principais características que um profissional da logística deve ter!
Possua senso de dono
Essa característica permite a pessoa sentir as dores do usuário, é como vestir a camisa da empresa que vai atender. Ser sensível para identificar os problemas e saber como atuar para evitá-los. Dessa forma, o profissional se mostra mais engajado no projeto e caminha junto com o objetivo de manter o crescimento do negócio. Além disso, o cliente que conta com esse tipo de suporte se sente mais representado.
No caso da logística para empresas transportadoras, seja ela autônoma ou de grande porte, o profissional deve pensar e trazer soluções para os gestores, empresários ou motorista, ações que podem melhorar e otimizar as viagens.
Tenha visão de mercado
Um bom profissional para se destacar precisa olhar sempre em frente. Ou seja, identificar as tendências e saber como ajudar as empresas a chegarem a uma boa decisão. É fundamental levar em consideração o cenário atual, acompanhar o mercado e as soluções que são oferecidas para saber como agir preventivamente. Por isso, é necessário estar sempre atento às novidades.
Não adianta chegar para um gestor de frotas, falar que a sua solução funcionará e esperar que ele aceite. É preciso saber conversar, criar um relacionamento e mostrar porque ele deve acreditar em você.
Seja proativo
Se é preciso conhecer o mercado e entender quais suas necessidades, o profissional precisa agir para antever as situações. É nesse ponto que a proatividade faz a diferença: na hora de assumir a responsabilidade. Por mais que cada um tenha uma forma diferente de ser proativo, todos tem uma característica em comum: demonstram atitude, motivação e engajamento.
Ser visto como uma pessoa que tem iniciativa e que sabe como ousar nas decisões faz as empresas olharem com bons olhos para você. Ter essa característica traz benefícios até na vida pessoal!
Saiba se relacionar
O responsável precisa ser uma pessoa de relacionamento e mostrar como a tecnologia é boa e pode melhorar a questão da logística para uma empresa. Uma das características que identificam esse profissional é o seu conhecimento técnico alinhado à forma de tratar as pessoas, ser didático para explicar e passar as funções da ferramenta.
Sem essa aptidão é muito complicado convencer as pessoas a se adequarem às novas tecnologias, principalmente porque é comum ouvir muita resistência nessa área de logística: clientes falando que sempre trabalharam dessa forma, então não tem porque mudar.
Mantenha-se transparente
Além do bom relacionamento, proatividade, empenho e senso de dono, o profissional tem que ser uma pessoa muito transparente. Toda empresa busca esse tipo de profissional que consiga trazer segurança e confiança para as pessoas que tratam com ele diretamente, principalmente por não esconder situações ou fatos, mesmo que negativos.
Vivencie a tecnologia
Como em todas as áreas, ter intimidade com a tecnologia é praticamente indispensável. Graças a ela o funcionário consegue ser mais eficiente e preciso nos processos internos. Por isso, é importante ter interesse em aprender, dominar os recursos que são oferecidos e se adaptar rapidamente aos novos sistemas.
O quão antes esse profissional entender como um software funciona, por exemplo, mais rápido ele será capaz de operá-lo e se destacar. Ou seja, o profissional de logística deve ser adepto à utilização de aplicativos, como da Cargo X, processos de otimização das ferramentas existentes, softwares etc.
Atualize-se sempre
Vivemos em um mundo em que as novidades chegam em questão de segundos até uma pessoa. Por mais que seja possível filtrar o que realmente pode acrescentar algo para nossa vida, é importante saber como utilizar essas informações no seu dia a dia. Para um profissional de logística, conhecer as regulamentações, práticas, processos, tecnologia e suas mudanças é sinônimo de largar na frente dos seus concorrentes.
Isso dá mais embasamento para discutir processos e projetos, além de demonstrar um grau de conhecimento que durante um planejamento logístico pode ser fundamental para convencer os demais e mostrar valor no seu trabalho.
Busque o conhecimento
Um bom perfil precisa conseguir unir o conhecimento teórico do prático. É dessa forma que ele consegue aumentar o repertório de soluções para ajudar a resolver algum problema e embasamento para criar e melhorar os processos. Cada formação permite que o profissional se posicione na área certa e dentro da sua capacidade.
Outra dica é manter as habilidades sempre atualizadas com cursos de aprimoramento e estudo de técnicas novas. O mercado é muito volúvel e cada dia aparece uma tecnologia, pessoas com novas soluções e problemas diferentes. Um profissional inovador precisa buscar sempre ficar atento a essas modificações do setor e, claro, propor novas ideias, caso contrário será uma pessoa comum dentro da logística e será engolida pela área.
É preciso entender, aceitar e saber como a tecnologia pode ser aplicada no mercado. Na logística de transportes, as empresas estão querendo abaixar seus custos de frete. E existem ferramentas que podem ajudar as empresas embarcadoras a diminuir esse valor e agilizar as entregas, como a plataforma oferecida pela Cargo X.
Gostou e que saber um pouco mais sobre como a Cargo X pode ajudar você a ser um profissional de logística inovador? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa plataforma