Exercer bem sua função é o que todo profissional de logística deseja. O que nem todo mundo sabe é que essa área demanda capacitações específicas — e que, muitas vezes, ultrapassam as exigências de outros setores.
Isso acontece por uma única questão: o departamento de Logística representa um grande percentual de investimentos da empresa. De acordo com dados da Fundação Dom Cabral, os custos desse setor consomem 11,19% da receita das empresas.
Nesse cenário, é fundamental que o bom profissional encontre soluções inovadoras e otimize as operações da cadeia de suprimentos para obter vantagem competitiva. É aí que fica evidente a importância do líder perante o alcance de resultados positivos e as exigências do mercado na atualidade.
Pensando nesse contexto, este post abordará o tipo de profissional que o setor de Logística procura. Vamos explicar as diferentes características, competências e comportamentos que devem ser adotados para que você se torne um especialista no assunto.
Assim, você terá um diferencial competitivo em seu nicho de atuação no mercado. É o que deseja? Então, continue lendo!
As particularidades da logística
O profissional que atua nessa área tem um desafio grande a enfrentar: melhorar os resultados da sua empresa por meio da gestão da cadeia de suprimentos e dos processos que fazem parte dela.
Essa questão é um verdadeiro obstáculo, porque a logística é uma área ampla, na qual o especialista precisa lidar desde os executivos da diretoria até os trabalhadores que colocam a mão na massa.
Além disso, é necessário que esse profissional conheça todas as particularidades da supply chain, porque ele lida com todas as funções dentro da cadeia. Em outras palavras, ele trabalha com diferentes unidades e parceiros.
Tenha em mente que a logística possui um amplo escopo de atividade e se tornou, nos últimos anos, reconhecidamente um centro de lucro. Por isso, atualmente ela abrange diferentes aspectos da empresa e impacta diversos níveis organizacionais.
Essa abordagem fez com que a logística deixasse de ser um setor inteiramente operacional para ser parte fundamental do planejamento empresarial. Nesse momento, o profissional da área passou a ser mais requisitado e as exigências em relação à sua formação e habilidades se tornaram mais elevadas.
As 12 características de um bom profissional de logística
Esse departamento já deixou de ser responsável somente por atividades de armazenagem e transporte. A demanda dos clientes por maior qualidade nos serviços prestados fez com que a área logística precisasse se reinventar e operar com mais eficiência e eficácia.
É assim que ela se tornou parte estratégica dos empreendimentos, visando o potencial de redução de custos por parte das organizações. Por isso, exige-se um profissional completo, que consiga atender às demandas de transportadoras, indústrias, varejistas, operadores logísticos e e-commerces.
O objetivo é que esse especialista consiga implantar técnicas importantes para otimizar os procedimentos, por exemplo: gestão por processos e da cadeia de suprimentos, times multifuncionais etc. No entanto, essas exigências fazem com que a mão de obra para esse segmento se torne mais escassa.
Essa situação é derivada do fato de que diversos dos conhecimentos necessários são de áreas diferentes, mas que convergem para a logística. Entre eles estão: transporte, administração, engenharia de produção e economia.
Dentro desse contexto é necessário especificar as características esperadas para o profissional da logística:
1. Dinamismo
O especialista precisa saber lidar com diferentes situações e evitar os imprevistos que surgem pelo caminho. Perceba que o setor logístico vai além das rotinas previamente definidas. Você pode até listar o que deve ser executado, mas é comum surgirem situações inesperadas.
Com a característica do dinamismo, o profissional consegue deixar uma tarefa em andamento de lado para realizar outra atividade prioritária. Essa medida auxilia a gestão e o acompanhamento das obrigações.
2. Criatividade
As soluções inovadoras devem ser sempre pensadas para encontrar formas diferenciadas de lidar com os problemas rotineiros. Isso é conseguido por meio do know how.
3. Disposição e intensidade
O profissional deve conseguir solucionar os desafios que aparecem no dia a dia e ser capaz de lidar com diferentes situações, sempre ao mesmo tempo.
4. Fluência em outros idiomas
A logística é uma área que abrange diferentes atividades e, por isso, é comum ter que falar ou escrever para pessoas de outros países. Além disso, os processos de importação e exportação são muito comuns — e você precisará tomar decisões nessa situação.
5. Argumentação
O especialista nessa área deve ser questionador, saber cortar os custos efetivamente e manter o controle sobre a situação — mesmo que ela passe despercebida.
6. Liderança
A tecnologia impactou o trabalho logístico e a expectativa é que, cada vez mais, as próprias máquinas sejam capazes de fazer conclusões e auxiliar a interpretar os dados. No entanto, as decisões estratégicas continuam sendo responsabilidade das pessoas.
Por isso, profissionais que têm o perfil de liderança se destacam mais por agirem como influenciadores e obter o máximo proveito da sua equipe.
7. Curiosidade
O especialista em logística tem a responsabilidade de sempre pesquisar novas formas de atuação para fazer mais e melhor. A inovação passa pela curiosidade, já que, dessa forma, o profissional conhece os aspectos principais do segmento em que atua e pode solucionar problemas com mais facilidade.
8. Boa capacidade de relacionamento
A possibilidade de ascender na carreira depende diretamente desse fator. Ter apenas conhecimentos técnicos faz com que você se torne um "faz-tudo", que nem sempre é visto como um líder.
Portanto, a boa comunicação é a maneira mais apropriada de se destacar dos outros profissionais e estabelecer um relacionamento mais agradável com clientes, parceiros e colegas. Lembre-se de que a satisfação do serviço prestado é altamente relevante para a decisão de compra e fidelização dos clientes.
Além disso, a logística está sempre se relacionando com outras áreas. Por isso, é necessário estabelecer um bom relacionamento e uma comunicação fluida entre os colaboradores. A finalidade é repassar as ideias de modo compreensível, objetivo e claro.
9. Conhecimento aprofundado em tecnologia
Os softwares e hardwares estão em todos os lugares — e é impossível trabalhar a logística sem considerá-los. Porém, o conhecimento básico em tecnologia é insuficiente. O mais importante é ter um know how avançado, que faça o profissional se destacar.
É preciso saber lidar com sistemas de gestão empresarial (como os ERPs), de relacionamento com o cliente (por exemplo: os CRMs) e aqueles voltados especificamente para o trabalho logístico, como os softwares de rastreio de cargas.
É assim que você poderá focar a automação dos processos e obter resultados mais significativos.
10. Capacidade de trabalhar sob pressão
A rotina em um setor de Logística é composta por muitas atividades e exige que o profissional esteja disposto a lidar com diferentes situações. Esse segmento é bastante dinâmico e exige a apresentação de resultados positivos, mesmo com a urgência exigida por algumas situações.
11. Conhecimento técnico
O trabalho do profissional da logística melhora com a experiência, mas também requer o conhecimento teórico contínuo, que pode ser aplicado na prática. A consequência dessa ação é a melhor execução das atividades, melhores fundamentos para solucionar problemas e contribuição ativa para o aprimoramento dos processos internos.
Essa questão abrange tanto as competências técnicas quanto as peculiaridades necessárias para o profissional, isso é, as qualidades que o distinguem de outros especialistas.
12. Proatividade
Os profissionais de qualquer área que desejam se destacar precisam ser proativos. No entanto, na logística essa característica é ainda mais relevante, já que é assim que ele se antecipa aos problemas, desenvolve e resolve as atividades e consegue trabalhar sem estar sob constante supervisão.
Para ser proativo, é necessário que você compreenda a rotina das outras áreas da empresa e de que maneira elas impactam as suas responsabilidades. Por exemplo: o setor de Compras precisa manter o estoque em dia para que as vendas sejam realizadas e os produtos, entregues ao consumidor.
Nesse processo, a logística participa ativamente da entrega das mercadorias, mas também cuida da parte dos recebimentos de matérias-primas, por exemplo, para que os itens sejam produzidos e possam ser vendidos.
Os elementos necessários para se tornar um bom líder
As competências que listamos anteriormente fazem você ser um bom profissional. Porém, quem quer ser um líder de verdade, precisa revisar seus comportamentos e atuar de maneira a conseguir se aprimorar.
Os líderes de verdade estão envolvidos com a organização e estão sempre atualizados com o setor. Isso porque, atualmente, é necessário observar toda a cadeia de suprimentos e ajustar as operações para que elas sejam executadas de maneira a oferecer melhores serviços, reduzir custos e fazer com que as parcerias sejam utilizadas como vantagem competitiva.
Para que tudo isso seja conseguido é necessário que o setor de Logística trabalhe de modo sinérgico a outros departamentos. Um erro de muitos profissionais é focar problemas periféricos e não perceber os impactos disso. Na realidade, é preciso observar o cenário amplo.
Algumas dicas importantes nesse processo são:
Crie uma visão positiva à equipe
A liderança envolve a capacidade de inspirar pessoas com base na visão que passa de si mesmo aos colaboradores. Bons líderes conseguem repassar sua visão com entusiasmo e paixão, habilidade que deve ser aliada a uma boa comunicação.
É assim que você consegue fazer com que os colaboradores estejam engajados e comprometidos em tornar os objetivos realidade. Tenha em mente que bons líderes empoderam a equipe para que seja criado um ambiente positivo, que incentive as pessoas a exercitar seus talentos e maximizar seu potencial. Assim, todos evoluem.
Construa bons relacionamentos
O profissional da logística deve estabelecer um bom relacionamento com todos os integrantes da cadeia de suprimentos. É importante trabalhar a honestidade, sinceridade e transparência, porque dessa forma as operações acontecem da maneira como devem. Por outro lado, uma situação negativa pode prejudicar e até ocasionar falhas em toda a supply chain.
Procure feedbacks
A crítica aos outros é bastante comum no ser humano. Mas para se desenvolver como um bom profissional, é necessário analisar suas próprias atitudes e comportamentos. Pergunte-se em todas as situações sobre o que poderia ter sido feito diferente, como poderiam ser melhoradas e trazer melhores resultados.
Esteja aberto para receber feedbacks da equipe e questione sobre o que poderia ser aprimorado. A sua equipe pode dar retornos interessantes sobre situações que podem ser mais eficientes e formas que permitem aumentar a produtividade.
Desenvolva-se
O aperfeiçoamento pessoal é parte do dia a dia de um profissional que atua na logística. Avalie todas as oportunidades nas quais pode aprender e esteja pronto para obter conhecimento contínuo. Essa é uma maneira de demonstrar que você está pronto para liderar.
Esteja sempre à frente
A logística é uma área que muda constantemente e que exige que seus profissionais — especialmente os líderes — aperfeiçoem suas competências. Mesmo colaboradores que não ocupam cargos de gestão precisam tomar decisões, o que significa que o aprendizado contínuo é fundamental nesse setor.
Perceba que a logística cresceu e se desenvolveu muito nos últimos anos. A globalização é uma das principais responsáveis, o que fez com que as empresas enfrentem questões de legislação, particularidades e outros pontos aos quais devem atentar.
Qualifique-se na área logística
Os profissionais da logística podem decidir o tipo de pessoas necessárias ao negócio e como os serviços e bens passam da produção ao marketplace. As operações internacionais e nacionais exigem a qualificação desse colaborador.
Vá além da graduação e faça uma especialização ou MBA. Esse é um ponto essencial para se aprimorar como líder. Busque também programas de certificação e workshops, que podem ajudá-lo a se preparar para o futuro.
O ideal é focar projetos que possam agregar valor para a empresa. Use seu conhecimento teórico para resolver problemas do dia a dia. Isso o ajuda a se tornar um bom líder.
Analise o contexto de modo amplo
O sucesso na logística depende de dois níveis de habilidades. O primeiro abrange as competências básicas, como comunicação, escrita e análise quantitativa. O segundo envolve as capacidades específicas para a área.
Isso significa que é importante conhecer todas as companhias e indústrias que fazem parte do segmento e de que maneiras elas interagem. Nesse cenário é fundamental compreender sobre gestão, valores, liderança, leis e regulamentos, ferramentas quantitativas, economia, finanças, transporte e comércio global.
Assim, fica claro que a logística requer bons profissionais, que estejam atualizados com relação ao segmento de mercado, à concorrência e aos fornecedores. Seguindo as dicas que passamos ao longo deste post, você conseguirá ser ainda melhor e alcançará resultados positivos na sua função.
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