Exercer bem sua função é o que todo profissional de logística deseja. O que nem todo mundo sabe é que essa área demanda capacitações específicas — e que, muitas vezes, ultrapassam as exigências de outros setores.
Isso acontece por uma única questão: o departamento de Logística representa um grande percentual de investimentos da empresa. De acordo com dados da Fundação Dom Cabral, os custos desse setor consomem 11,19% da receita das empresas.
Nesse cenário, é fundamental que o bom profissional encontre soluções inovadoras e otimize as operações da cadeia de suprimentos para obter vantagem competitiva. É aí que fica evidente a importância do líder perante o alcance de resultados positivos e as exigências do mercado na atualidade.
Pensando nesse contexto, este post abordará o tipo de profissional que o setor de Logística procura. Vamos explicar as diferentes características, competências e comportamentos que devem ser adotados para que você se torne um especialista no assunto.
Assim, você terá um diferencial competitivo em seu nicho de atuação no mercado. É o que deseja? Então, continue lendo!
O profissional que atua nessa área tem um desafio grande a enfrentar: melhorar os resultados da sua empresa por meio da gestão da cadeia de suprimentos e dos processos que fazem parte dela.
Essa questão é um verdadeiro obstáculo, porque a logística é uma área ampla, na qual o especialista precisa lidar desde os executivos da diretoria até os trabalhadores que colocam a mão na massa.
Além disso, é necessário que esse profissional conheça todas as particularidades da supply chain, porque ele lida com todas as funções dentro da cadeia. Em outras palavras, ele trabalha com diferentes unidades e parceiros.
Tenha em mente que a logística possui um amplo escopo de atividade e se tornou, nos últimos anos, reconhecidamente um centro de lucro. Por isso, atualmente ela abrange diferentes aspectos da empresa e impacta diversos níveis organizacionais.
Essa abordagem fez com que a logística deixasse de ser um setor inteiramente operacional para ser parte fundamental do planejamento empresarial. Nesse momento, o profissional da área passou a ser mais requisitado e as exigências em relação à sua formação e habilidades se tornaram mais elevadas.
Esse departamento já deixou de ser responsável somente por atividades de armazenagem e transporte. A demanda dos clientes por maior qualidade nos serviços prestados fez com que a área logística precisasse se reinventar e operar com mais eficiência e eficácia.
É assim que ela se tornou parte estratégica dos empreendimentos, visando o potencial de redução de custos por parte das organizações. Por isso, exige-se um profissional completo, que consiga atender às demandas de transportadoras, indústrias, varejistas, operadores logísticos e e-commerces.
O objetivo é que esse especialista consiga implantar técnicas importantes para otimizar os procedimentos, por exemplo: gestão por processos e da cadeia de suprimentos, times multifuncionais etc. No entanto, essas exigências fazem com que a mão de obra para esse segmento se torne mais escassa.
Essa situação é derivada do fato de que diversos dos conhecimentos necessários são de áreas diferentes, mas que convergem para a logística. Entre eles estão: transporte, administração, engenharia de produção e economia.
Dentro desse contexto é necessário especificar as características esperadas para o profissional da logística:
O especialista precisa saber lidar com diferentes situações e evitar os imprevistos que surgem pelo caminho. Perceba que o setor logístico vai além das rotinas previamente definidas. Você pode até listar o que deve ser executado, mas é comum surgirem situações inesperadas.
Com a característica do dinamismo, o profissional consegue deixar uma tarefa em andamento de lado para realizar outra atividade prioritária. Essa medida auxilia a gestão e o acompanhamento das obrigações.
As soluções inovadoras devem ser sempre pensadas para encontrar formas diferenciadas de lidar com os problemas rotineiros. Isso é conseguido por meio do know how.
O profissional deve conseguir solucionar os desafios que aparecem no dia a dia e ser capaz de lidar com diferentes situações, sempre ao mesmo tempo.
A logística é uma área que abrange diferentes atividades e, por isso, é comum ter que falar ou escrever para pessoas de outros países. Além disso, os processos de importação e exportação são muito comuns — e você precisará tomar decisões nessa situação.
O especialista nessa área deve ser questionador, saber cortar os custos efetivamente e manter o controle sobre a situação — mesmo que ela passe despercebida.
A tecnologia impactou o trabalho logístico e a expectativa é que, cada vez mais, as próprias máquinas sejam capazes de fazer conclusões e auxiliar a interpretar os dados. No entanto, as decisões estratégicas continuam sendo responsabilidade das pessoas.
Por isso, profissionais que têm o perfil de liderança se destacam mais por agirem como influenciadores e obter o máximo proveito da sua equipe.
O especialista em logística tem a responsabilidade de sempre pesquisar novas formas de atuação para fazer mais e melhor. A inovação passa pela curiosidade, já que, dessa forma, o profissional conhece os aspectos principais do segmento em que atua e pode solucionar problemas com mais facilidade.
A possibilidade de ascender na carreira depende diretamente desse fator. Ter apenas conhecimentos técnicos faz com que você se torne um "faz-tudo", que nem sempre é visto como um líder.
Portanto, a boa comunicação é a maneira mais apropriada de se destacar dos outros profissionais e estabelecer um relacionamento mais agradável com clientes, parceiros e colegas. Lembre-se de que a satisfação do serviço prestado é altamente relevante para a decisão de compra e fidelização dos clientes.
Além disso, a logística está sempre se relacionando com outras áreas. Por isso, é necessário estabelecer um bom relacionamento e uma comunicação fluida entre os colaboradores. A finalidade é repassar as ideias de modo compreensível, objetivo e claro.
Os softwares e hardwares estão em todos os lugares — e é impossível trabalhar a logística sem considerá-los. Porém, o conhecimento básico em tecnologia é insuficiente. O mais importante é ter um know how avançado, que faça o profissional se destacar.
É preciso saber lidar com sistemas de gestão empresarial (como os ERPs), de relacionamento com o cliente (por exemplo: os CRMs) e aqueles voltados especificamente para o trabalho logístico, como os softwares de rastreio de cargas.
É assim que você poderá focar a automação dos processos e obter resultados mais significativos.
A rotina em um setor de Logística é composta por muitas atividades e exige que o profissional esteja disposto a lidar com diferentes situações. Esse segmento é bastante dinâmico e exige a apresentação de resultados positivos, mesmo com a urgência exigida por algumas situações.
O trabalho do profissional da logística melhora com a experiência, mas também requer o conhecimento teórico contínuo, que pode ser aplicado na prática. A consequência dessa ação é a melhor execução das atividades, melhores fundamentos para solucionar problemas e contribuição ativa para o aprimoramento dos processos internos.
Essa questão abrange tanto as competências técnicas quanto as peculiaridades necessárias para o profissional, isso é, as qualidades que o distinguem de outros especialistas.
Os profissionais de qualquer área que desejam se destacar precisam ser proativos. No entanto, na logística essa característica é ainda mais relevante, já que é assim que ele se antecipa aos problemas, desenvolve e resolve as atividades e consegue trabalhar sem estar sob constante supervisão.
Para ser proativo, é necessário que você compreenda a rotina das outras áreas da empresa e de que maneira elas impactam as suas responsabilidades. Por exemplo: o setor de Compras precisa manter o estoque em dia para que as vendas sejam realizadas e os produtos, entregues ao consumidor.
Nesse processo, a logística participa ativamente da entrega das mercadorias, mas também cuida da parte dos recebimentos de matérias-primas, por exemplo, para que os itens sejam produzidos e possam ser vendidos.
As competências que listamos anteriormente fazem você ser um bom profissional. Porém, quem quer ser um líder de verdade, precisa revisar seus comportamentos e atuar de maneira a conseguir se aprimorar.
Os líderes de verdade estão envolvidos com a organização e estão sempre atualizados com o setor. Isso porque, atualmente, é necessário observar toda a cadeia de suprimentos e ajustar as operações para que elas sejam executadas de maneira a oferecer melhores serviços, reduzir custos e fazer com que as parcerias sejam utilizadas como vantagem competitiva.
Para que tudo isso seja conseguido é necessário que o setor de Logística trabalhe de modo sinérgico a outros departamentos. Um erro de muitos profissionais é focar problemas periféricos e não perceber os impactos disso. Na realidade, é preciso observar o cenário amplo.
Algumas dicas importantes nesse processo são:
A liderança envolve a capacidade de inspirar pessoas com base na visão que passa de si mesmo aos colaboradores. Bons líderes conseguem repassar sua visão com entusiasmo e paixão, habilidade que deve ser aliada a uma boa comunicação.
É assim que você consegue fazer com que os colaboradores estejam engajados e comprometidos em tornar os objetivos realidade. Tenha em mente que bons líderes empoderam a equipe para que seja criado um ambiente positivo, que incentive as pessoas a exercitar seus talentos e maximizar seu potencial. Assim, todos evoluem.
O profissional da logística deve estabelecer um bom relacionamento com todos os integrantes da cadeia de suprimentos. É importante trabalhar a honestidade, sinceridade e transparência, porque dessa forma as operações acontecem da maneira como devem. Por outro lado, uma situação negativa pode prejudicar e até ocasionar falhas em toda a supply chain.
A crítica aos outros é bastante comum no ser humano. Mas para se desenvolver como um bom profissional, é necessário analisar suas próprias atitudes e comportamentos. Pergunte-se em todas as situações sobre o que poderia ter sido feito diferente, como poderiam ser melhoradas e trazer melhores resultados.
Esteja aberto para receber feedbacks da equipe e questione sobre o que poderia ser aprimorado. A sua equipe pode dar retornos interessantes sobre situações que podem ser mais eficientes e formas que permitem aumentar a produtividade.
O aperfeiçoamento pessoal é parte do dia a dia de um profissional que atua na logística. Avalie todas as oportunidades nas quais pode aprender e esteja pronto para obter conhecimento contínuo. Essa é uma maneira de demonstrar que você está pronto para liderar.
A logística é uma área que muda constantemente e que exige que seus profissionais — especialmente os líderes — aperfeiçoem suas competências. Mesmo colaboradores que não ocupam cargos de gestão precisam tomar decisões, o que significa que o aprendizado contínuo é fundamental nesse setor.
Perceba que a logística cresceu e se desenvolveu muito nos últimos anos. A globalização é uma das principais responsáveis, o que fez com que as empresas enfrentem questões de legislação, particularidades e outros pontos aos quais devem atentar.
Os profissionais da logística podem decidir o tipo de pessoas necessárias ao negócio e como os serviços e bens passam da produção ao marketplace. As operações internacionais e nacionais exigem a qualificação desse colaborador.
Vá além da graduação e faça uma especialização ou MBA. Esse é um ponto essencial para se aprimorar como líder. Busque também programas de certificação e workshops, que podem ajudá-lo a se preparar para o futuro.
O ideal é focar projetos que possam agregar valor para a empresa. Use seu conhecimento teórico para resolver problemas do dia a dia. Isso o ajuda a se tornar um bom líder.
O sucesso na logística depende de dois níveis de habilidades. O primeiro abrange as competências básicas, como comunicação, escrita e análise quantitativa. O segundo envolve as capacidades específicas para a área.
Isso significa que é importante conhecer todas as companhias e indústrias que fazem parte do segmento e de que maneiras elas interagem. Nesse cenário é fundamental compreender sobre gestão, valores, liderança, leis e regulamentos, ferramentas quantitativas, economia, finanças, transporte e comércio global.
Assim, fica claro que a logística requer bons profissionais, que estejam atualizados com relação ao segmento de mercado, à concorrência e aos fornecedores. Seguindo as dicas que passamos ao longo deste post, você conseguirá ser ainda melhor e alcançará resultados positivos na sua função.
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