Como otimizar seu processo de cotação de cargas

Artigos

cotação de cargas

Escrito por wpengine

Data: 16/06/2017

Um dos processos mais tradicionais dentro do mercado de logística é a cotação de cargas, esse é o momento em que empresas e embarcadores iniciam seus transportes. Nessa etapa começam a localizar o melhor custo-benefício, os principais parceiros, novas opções do mercado e as inovações que permitem a redução de custos.

A importância do processo de cotação de cargas é evidente, otimizar esse momento é importante para se conquistar resultados melhores e ganhos importantes para seu setor de logística. Entretanto, para que essa melhora seja efetiva, você precisa conhecer os pontos mais relevantes e quem devem estar em seu checklist.

Neste texto você vai conhecer esses pontos e como conquistar os melhores resultados!

Mescla de agilidade e economia

Em uma busca rápida ao dicionário vemos que o verbo otimizar tem como significados principais:  “criar condições mais favoráveis ou tirar o melhor partido possível”, mas você sabe como isso realmente funciona?

Bom, na prática você precisa ter atenção, pois otimizar é um processo que demanda investimentos em estrutura, planejamento definidos e seu fluxo de produção bem alinhado. Com isso tudo dentro de seus planos, você precisa saber que otimizar o processo aumenta a agilidade em seu processo de cotação de cargas, assim você terá sempre retornos mais breves, permitindo velocidade em seus procedimentos.

Esse novo ritmo possibilitará maior economia à sua empresa, pois uma análise melhor poderá ser feita e a cotação com melhor custo-benefício poderá ser selecionada. Desta forma, sua empresa terá um saldo positivo maior.

Cotação online é trabalhar com preços reais

Possuir um processo de cotação online é trabalhar com valores mais próximos da realidade, pois como as modificações na plataforma ocorrem quase que em tempo real, as mudanças ocorridas em pontos como combustível, condição das estradas e afins chegam mais rápido ao preço final do frete.

Isso pode significar uma economia importante, pois nos modelos tradicionais, quando existe uma queda no valor do combustível, por exemplo, existe a demora na atualização, desta forma você pode pagar um valor defasado e mais alto que a realidade.

Investimento em tecnologia é necessário para otimização

Muitos dos avanços atuais – dentro dos principais mercados – vem acompanhados do crescimento da presença da tecnologia. Isso ocorre com diversos investimentos das próprias empresas ou de companhias terceiras que prestam serviços. Dentro do mercado de logística isso é evidente, alguns pontos importantes do setor evoluíram com a implementação da tecnologia, como:

  • Cotação de cargas – com a tecnologia cresceram as possibilidades dentro deste serviço tão importante, pois agora existe modelos ágeis, econômicos e baseados em dados;
  • Frota – Atualmente a tecnologia permite que as frotas sejam otimizadas, muitas transportadoras utilizam somente caminhões terceiros, mas poucas possuem sua base conectada e esse investimento tecnológico é um diferencial muito importante.
  • Caminhões – Um dos pontos mais inovadores da última década está sobre os veículos, as mudanças ocorridas sobre impacto ambiental dos caminhões, a produção das peças, entre outras coisas, chegando até os caminhões autônomos mostra essa evolução.

Terceirização é boa possibilidade

Realizar investimentos nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, contratar uma empresa terceira é uma possibilidade muito atraente para se conseguir os resultados esperados.  Contratar, por exemplo, uma transportadora parceira pode te ajudar na hora de otimizar sua cotação, pois ela pode possuir diversos recursos diferenciados para conseguir o melhor preço com agilidade, economia e atendendo todas as suas necessidades.

Uma empresa terceira consegue realizar maiores investimentos, tanto em tecnologia quanto em qualificação dos profissionais e isso pode significar uma representatividade importante no sucesso de sua empresa. Desta forma, pense em construir uma parceria saudável e que agregue aos processos de sua empresa.

Lembre-se que você sempre poderá firmar acordos de nível de serviço e buscar as referências necessárias antes de fechar qualquer contrato.

Conte para nós, aí nos comentários, como você faz para realizar suas cotações de carga! Curta a gente no Facebook e se inscreva em nosso canal no Youtube!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: