Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais inteligentes e tecnologia de ponta. Esses são apenas alguns exemplos dos incríveis avanços tecnológicos pelos quais o sistema logístico vem passando nos últimos anos.
Tudo isso ocorre em busca de menos custos, mais produtividade e maior satisfação por parte do cliente final. Mas não se pode desconsiderar que o fator humano desempenha um papel importante ainda, sendo bastante necessário na construção dos resultados e a fim de alcançar o melhor posicionamento do negócio em diversos sentidos.
Pensando nisso, este post esclarece qual é a influência desse fator e como lidar com ele dentro de um sistema logístico. Confira!
Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente na logística, os recursos humanos têm diversas tarefas sob sua responsabilidade dentro de um ambiente logístico.
É imperativo, por exemplo, ter pessoas que saibam lidar com imprevistos. Da mesma forma, é necessário contar com quem faz tarefas que não podem ser automatizadas ou que não geram ganhos que justifiquem soluções automatizadas. O motorista, por exemplo, não pode ser substituído, ao menos por enquanto, dentro da etapa de logística de transporte.
Toda essa atuação tem a ver com o fator humano no sistema logístico. Ele precisa ser considerado de maneira tão relevante quanto os demais elementos, de modo que seja possível para o negócio obter os efeitos de eficiência, redução de custos e qualidade que deseja.
Por mais relevante que seja a estrutura da tecnologia no sistema logístico de um negócio, a substituição das pessoas nem sempre é possível. Apesar das oportunidades oferecidas por soluções de automação e com mecanização, o trabalho humano, as operações manuais e o apoio estratégico com base em modelos arquitetados por recursos humanos de excelência toma à frente em vários setores.
Trata-se de um elemento indispensável para o sucesso em vários segmentos, e contar com as pessoas certas cria um suporte altamente relevante para a humanização e o maior nível de engajamento da equipe.
Ainda que alguns gestores pensem que a ampliação do aproveitamento das máquinas, com a posterior redução participativa dos recursos humanos otimize os processos e reduza custos, o panorama analítico, dessa forma, se mostra simplório e incompleto.
As pessoas são altamente importantes para alcançar a excelência operacional. As decisões e o comportamento dos líderes influenciam as condutas dos funcionários, que são fundamentais na obtenção de alto desempenho na organização. O know-how adequado de um time muito bem treinado e competente acelera — e assegura — a melhor tomada de decisões, observações e táticas de mercado.
No cenário atual, em que boa parte dos consumidores se demonstra menos fiel às marcas e mais propensa a conhecer e experimentar novos relacionamentos no mercado, é necessário que o gestor ou operador logístico foque seus esforços no grau de confiança que passa para as empresas.
Além da agilidade e dos custos mais competitivos, tanto quanto a segurança e a tecnologia empregada nas operações, a confiança na prestação dos serviços logísticos se indica como um critério altamente relevante na hora de fazer negócio com um operador de logística. E o fator humano ganha enorme proporção também nessa área.
As pessoas também afetam o sucesso da empresa que opera a logística em outro nível: no atendimento e ao estabelecer laços mais fortes de relacionamento com a contratante.
A qualidade do serviço logístico propriamente dito depende da boa fusão entre a tecnologia empregada e a capacidade técnico-operacional dos recursos humanos. Mas quando o time trabalha com paixão e integridade, o padrão colaborativo será resguardado em sequência. E a abordagem ao cliente será de alto nível desde o primeiro contato.
Isso diminuirá (ou repelirá) as ocasiões de mau atendimento, a demora nas resoluções de casos complexos, os erros ou refações. Embora a tecnologia esteja avançando em uma taxa cada vez mais rápida, o fator humano continua a ser a cola que mantém a organização coesa e bem integrada.
Ao mesmo tempo, a gestão incorreta dos recursos humanos pode levar à perda de produtividade ou capacidade do sistema logístico. Mais atuação humana pode significar o aumento dos erros e dos retrabalhos, diminuindo, assim, a produtividade e tornando os processos mais difíceis do que deveria.
Nesse sentido, é fundamental saber como lidar e como administrar esses elementos, permitindo o máximo aproveitamento. Algumas dicas que podem ser aplicadas incluem:
Para fazer uma gestão mais completa e positiva dos recursos humanos na cadeia logística, é especialmente importante possuir uma liderança engajadora. É por meio do líder que inspira e envolve que cada um é capaz de oferecer o melhor de si para melhorar todos os resultados obtidos.
Um profissional que atua na gestão de estoque, por exemplo, oferecerá efeitos mais positivos se puder compreender a importância da sua função para a boa realização de outras. É papel da liderança unir esses elos e garantir que todos ajam de maneira alinhada.
Já que a produtividade é uma das grandes justificativas para a adoção da tecnologia, a motivação não deve ficar de fora de toda essa administração. Isso porque os funcionários que estão motivados e satisfeitos, normalmente, possuem um rendimento mais destacável.
Sendo assim, é altamente recomendado que as ações busquem desafiar os colaboradores e que sejam voltadas, também, para oferecer qualidade de vida e satisfação na execução de tarefas.
A oferta de mais conhecimento técnico e preparação é crucial, tanto para o desempenho quanto para a motivação das pessoas. Ao oferecer treinamento e capacitação, é possível conquistar colaboradores mais bem preparados para executar diferentes tarefas logísticas necessárias para o sucesso do negócio.
Isso acaba trazendo benefícios para todos os envolvidos, de modo a maximizar o potencial e garantir uma atuação muito mais vantajosa para todas as partes envolvidas. E conserva todas as pessoas atualizadas, de modo a garantir que sua atuação seja sempre eficiente e compatível com as novas configurações e condições do mercado.
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