CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Como lidar com o fator humano em um sistema logístico?

Como lidar com o fator humano em um sistema logístico?

Artigos

sistema logístico

Escrito por wpengine

Data: 30/05/2017

Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais inteligentes e tecnologia de ponta. Esses são apenas alguns exemplos dos incríveis avanços tecnológicos pelos quais o sistema logístico vem passando nos últimos anos.

Tudo isso ocorre em busca de menos custos, mais produtividade e maior satisfação por parte do cliente final. Mas não se pode desconsiderar que o fator humano desempenha um papel importante ainda, sendo bastante necessário na construção dos resultados e a fim de alcançar o melhor posicionamento do negócio em diversos sentidos.

Pensando nisso, este post esclarece qual é a influência desse fator e como lidar com ele dentro de um sistema logístico. Confira!

O que é o fator humano no sistema logístico?

Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente na logística, os recursos humanos têm diversas tarefas sob sua responsabilidade dentro de um ambiente logístico.

É imperativo, por exemplo, ter pessoas que saibam lidar com imprevistos. Da mesma forma, é necessário contar com quem faz tarefas que não podem ser automatizadas ou que não geram ganhos que justifiquem soluções automatizadas. O motorista, por exemplo, não pode ser substituído, ao menos por enquanto, dentro da etapa de logística de transporte.

Toda essa atuação tem a ver com o fator humano no sistema logístico. Ele precisa ser considerado de maneira tão relevante quanto os demais elementos, de modo que seja possível para o negócio obter os efeitos de eficiência, redução de custos e qualidade que deseja.

Qual é o papel desse fator na logística?

Por mais relevante que seja a estrutura da tecnologia no sistema logístico de um negócio, a substituição das pessoas nem sempre é possível. Apesar das oportunidades oferecidas por soluções de automação e com mecanização, o trabalho humano, as operações manuais e o apoio estratégico com base em modelos arquitetados por recursos humanos de excelência toma à frente em vários setores.

Trata-se de um elemento indispensável para o sucesso em vários segmentos, e contar com as pessoas certas cria um suporte altamente relevante para a humanização e o maior nível de engajamento da equipe.

Conquista da excelência operacional

Ainda que alguns gestores pensem que a ampliação do aproveitamento das máquinas, com a posterior redução participativa dos recursos humanos otimize os processos e reduza custos, o panorama analítico, dessa forma, se mostra simplório e incompleto.

As pessoas são altamente importantes para alcançar a excelência operacional. As decisões e o comportamento dos líderes influenciam as condutas dos funcionários, que são fundamentais na obtenção de alto desempenho na organização. O know-how adequado de um time muito bem treinado e competente acelera — e assegura — a melhor tomada de decisões, observações e táticas de mercado.

Aumento do grau de confiança

No cenário atual, em que boa parte dos consumidores se demonstra menos fiel às marcas e mais propensa a conhecer e experimentar novos relacionamentos no mercado, é necessário que o gestor ou operador logístico foque seus esforços no grau de confiança que passa para as empresas.

Além da agilidade e dos custos mais competitivos, tanto quanto a segurança e a tecnologia empregada nas operações, a confiança na prestação dos serviços logísticos se indica como um critério altamente relevante na hora de fazer negócio com um operador de logística. E o fator humano ganha enorme proporção também nessa área.

O bom atendimento e relacionamento

As pessoas também afetam o sucesso da empresa que opera a logística em outro nível: no atendimento e ao estabelecer laços mais fortes de relacionamento com a contratante.

A qualidade do serviço logístico propriamente dito depende da boa fusão entre a tecnologia empregada e a capacidade técnico-operacional dos recursos humanos. Mas quando o time trabalha com paixão e integridade, o padrão colaborativo será resguardado em sequência. E a abordagem ao cliente será de alto nível desde o primeiro contato.

Isso diminuirá (ou repelirá) as ocasiões de mau atendimento, a demora nas resoluções de casos complexos, os erros ou refações. Embora a tecnologia esteja avançando em uma taxa cada vez mais rápida, o fator humano continua a ser a cola que mantém a organização coesa e bem integrada.

Como lidar com esse elemento dentro do negócio?

Ao mesmo tempo, a gestão incorreta dos recursos humanos pode levar à perda de produtividade ou capacidade do sistema logístico. Mais atuação humana pode significar o aumento dos erros e dos retrabalhos, diminuindo, assim, a produtividade e tornando os processos mais difíceis do que deveria.

Nesse sentido, é fundamental saber como lidar e como administrar esses elementos, permitindo o máximo aproveitamento. Algumas dicas que podem ser aplicadas incluem:

Aposte em uma liderança engajadora

Para fazer uma gestão mais completa e positiva dos recursos humanos na cadeia logística, é especialmente importante possuir uma liderança engajadora. É por meio do líder que inspira e envolve que cada um é capaz de oferecer o melhor de si para melhorar todos os resultados obtidos.

Um profissional que atua na gestão de estoque, por exemplo, oferecerá efeitos mais positivos se puder compreender a importância da sua função para a boa realização de outras. É papel da liderança unir esses elos e garantir que todos ajam de maneira alinhada.

Estimule a motivação

Já que a produtividade é uma das grandes justificativas para a adoção da tecnologia, a motivação não deve ficar de fora de toda essa administração. Isso porque os funcionários que estão motivados e satisfeitos, normalmente, possuem um rendimento mais destacável.

Sendo assim, é altamente recomendado que as ações busquem desafiar os colaboradores e que sejam voltadas, também, para oferecer qualidade de vida e satisfação na execução de tarefas.

Ofereça treinamento e capacitação

A oferta de mais conhecimento técnico e preparação é crucial, tanto para o desempenho quanto para a motivação das pessoas. Ao oferecer treinamento e capacitação, é possível conquistar colaboradores mais bem preparados para executar diferentes tarefas logísticas necessárias para o sucesso do negócio.

Isso acaba trazendo benefícios para todos os envolvidos, de modo a maximizar o potencial e garantir uma atuação muito mais vantajosa para todas as partes envolvidas. E conserva todas as pessoas atualizadas, de modo a garantir que sua atuação seja sempre eficiente e compatível com as novas configurações e condições do mercado.

Para ter mais novidades e informações sobre o sistema logístico, assine a nossa newsletter e receba nossos posts em primeira mão!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Aplicativo ajuda a definir rota logística eficiente para caminhão. + Mais detalhes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

A rota logística é o caminho que liga a carga ao destino. Se ela for definida com eficiência, haverá melhorias consideráveis nos resultados da sua empresa. Entre elas, é possível citar a economia de recursos, a otimização do processo, a agilidade, o aumento de produtividade e do lucro. É inegável a importância do procedimento. Mas […]

Mulher devolve produto ao funcionário da transportadora encarregado de fazer a logística reversa. + Mais detalhes

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor […]

Homem fazendo o carregamento do caminhão para o transporte nas modalidades LTL e FTL. + Mais detalhes

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL são duas possibilidades de transporte de carga muito utilizadas pelas transportadoras. Mesmo sem saber o nome correto, provavelmente você já se deparou com elas ao ler sobre logística. Hoje, vamos conceituar os dois termos e diferenciá-los. Para isso, falaremos das vantagens e desvantagens de cada um. Fique com a gente e descubra […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

Pick up points: você sabe o que são?

Pick up points: você sabe o que são?

20/04/2021 - 05:38 am

Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais ...

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

20/04/2021 - 05:38 am

Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais ...

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

20/04/2021 - 05:38 am

Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais ...

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

20/04/2021 - 05:38 am

Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais ...

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

20/04/2021 - 05:38 am

Automação de tarefas, sistemas de gestão, máquinas mais ...

POSTS RELACIONADOS

Aplicativo ajuda a definir rota logística eficiente para caminhão. + Mais detalhes

Rota logística: saiba como definir trajetos eficientes

A rota logística é o caminho que liga a carga ao destino. Se ela for definida com eficiência, haverá melhorias consideráveis nos resultados da sua empresa. Entre elas, é possível citar a economia de recursos, a otimização do processo, a agilidade, o aumento de produtividade e do lucro. É inegável a importância do procedimento. Mas […]

Mulher devolve produto ao funcionário da transportadora encarregado de fazer a logística reversa. + Mais detalhes

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor […]

Homem fazendo o carregamento do caminhão para o transporte nas modalidades LTL e FTL. + Mais detalhes

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL são duas possibilidades de transporte de carga muito utilizadas pelas transportadoras. Mesmo sem saber o nome correto, provavelmente você já se deparou com elas ao ler sobre logística. Hoje, vamos conceituar os dois termos e diferenciá-los. Para isso, falaremos das vantagens e desvantagens de cada um. Fique com a gente e descubra […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.