prazo de entrega
Qualidade e boas práticas

Como garantir o prazo de entrega e a satisfação do cliente?

Você já passou pela situação de adquirir um produto pela internet e ele chegar após o prazo de entrega — e pior: atrasado para uma data especial? Decepcionante, não é mesmo? Para muitos consumidores isso é motivo suficiente para nunca mais voltarem a se relacionar com a empresa de forma alguma.

Garantir a satisfação do consumidor é indispensável para ter sucesso nos negócios, tendo em vista que fidelizado, além de voltar a comprar com a sua empresa, ele a indica para sua rede de contatos, favorecendo significativamente o seu crescimento.

Nesse sentido, podemos afirmar que a logística é um ponto decisivo para a experiência do consumidor. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que a sua empresa cumpra o prazo de entrega e satisfaça o cliente. Acompanhe!

Realizar uma gestão de estoque eficiente

Para assegurar o cumprimento do prazo de entrega de uma mercadoria, é necessário que o estoque seja organizado, pois a sua má gestão pode acarretar na falta de produtos e materiais durante as operações.

Isso não significa manter os estoques superlotados, afinal isso elevaria o nível de serviço e causaria custos de preservação totalmente inviáveis. Além disso, saber acomodar corretamente os produtos com maior ou menor giro no local é muito importante, pois, dessa forma, reduz o tempo de movimentação e aumenta a produtividade.

Ademais, o ideal é que o estoque virtual esteja sempre atualizado conforme o físico, para que a empresa não corra o risco de um cliente se frustrar ao pagar por um produto que não está disponível.

Cross Docking

Uma alternativa ao conceito tradicional de armazenamento é o Cross Docking. Nesse tipo de sistema, ocorre uma redução máxima ou, até mesmo, uma eliminação total do estoque na empresa. Com essa técnica, o produto é encaminhado ao cliente diretamente do centro de distribuição do fornecedor, o que resulta em um melhor aproveitamento de espaço, trabalho, mão de obra e custos para o seu negócio.

Preservar uma relação de confiança com os fornecedores

Para garantir que a entrega da mercadoria ao cliente ocorra dentro do prazo, é válido contar com fornecedores de confiança. Para saber mais sobre um distribuidor, é preciso buscar referências, entrar em contato com outras empresas que já fizeram ou mantém parceria comercial e, se possível, fazer um teste antes de admiti-lo. Avalie: flexibilidade, cumprimento de prazos e outros aspectos relacionados ao produto.

Outra dica é sempre ter mais de um fornecedor confiável na lista de contatos, pois imprevistos acontecem e ninguém está livre disso. Desse jeito, caso o escolhido não consiga cumprir com o prazo de entrega, sempre será possível contatar uma outra empresa que forneça a mesma mercadoria.

Lembre-se que boas parcerias favorecem boas negociações e, portanto, melhores preços para os clientes. A consequência disso é, claramente, mais vendas, preferência do consumidor ao comprar, fidelização, indicação e aumento da receita da empresa.

Terceirizar o serviço de transporte

A ineficiência durante a realização das entregas está relacionada, geralmente, ao fato do setor de transporte ser negligenciado. Nesses casos, o trabalho é efetuado por funcionários despreparados, com maquinários ultrapassados e falta de estrutura.

Acontece que muitas empresas, para garantirem a qualidade do atendimento e do produto ou serviço, optam por terceirizar algumas de suas funções — e o transporte é uma delas. Isso porque a terceirização desse tipo de operação viabiliza a redução de custos e o aumento da capacidade operacional com segurança, uma vez que passa a contar com profissionais que possuem o know how necessário e equipamentos apropriados.

Utilizar a tecnologia para o acompanhamento das cargas

Utilizar soluções tecnológicas para o acompanhamento das cargas é outra medida que as empresas usam cada vez mais para assegurarem a integração dos processos logísticos. Além disso, com a possibilidade de monitorar a rota da mercadoria, o gestor consegue estabelecer uma nova estratégia em casos de imprevistos.

Ao empregar uma tecnologia que otimize o processo de entrega e o acompanhamento de cargas, é possível medir indicadores de desempenho e, cada vez mais, se adequar a nova realidade da logística no mercado.

Estabelecer uma comunicação interna efetiva

Para que não haja atrasos no prazo de entrega e para que tudo flua dentro da empresa, é necessário que todos os setores trabalhem em harmonia. Isto é, em sinergia. E, para que isso ocorra, a comunicação interna precisa ser efetiva. Por exemplo:

  • para organizar a demanda de transporte para entrega de produtos, o setor de logística precisa estar informado com relação às vendas;
  • para atender bem ao cliente, o setor de vendas precisa estar ciente da situação do estoque;
  • para fazer as melhores aquisições, o setor de compras precisa de informações do estoque.

É preciso ter em mente que os funcionários também são peças cruciais para que tudo funcione bem e, por isso, precisam estar bem informados sobre as questões logísticas da empresa. Além disso, é bastante interessante capacitar sua equipe, investindo em treinamentos, reuniões e eventos, pois, a longo prazo, perceberá que o trabalho avança com menos contratempos e mais rendimentos.

Manter uma comunicação com o cliente

É fundamental que a empresa considere todo o processo de comprar como parte da experiência do consumidor — inclusive o momento de entrega da mercadoria. Sendo assim, para satisfazê-lo é preciso tomar muito cuidado e jamais deixá-lo no escuro. Afinal, esse cliente é conectado e quer estar por dentro de cada alteração de seu pedido.

A espera e a ausência de informações acerca do caminho percorrido pelo produto são fatores que prejudicam a imagem que o cliente tem da empresa e que o deixam insatisfeito. Para evitar isso, o ideal é disponibilizar uma forma para que ele acompanhe todo o trajeto de sua mercadoria.

Uma ideia é a opção de acompanhamento on-line. Além de tranquilizar o consumidor, essa atitude demonstra transparência e preocupação do seu negócio para com ele, diminuindo o sentimento de incerteza e aumentando o nível de satisfação do cliente.

Além de seguir todas essas dicas, é fundamental saber ouvir o que o consumidor tem a falar sobre o serviço prestado pela empresa. Peça por feedbacks e os receba humildemente, pois quem melhor que o seu público pode dizer onde você está deixando a desejar? Dessa forma, também, fica mais fácil cumprir o prazo de entrega e aperfeiçoar os demais processos logísticos do seu negócio!

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