CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Como garantir o acompanhamento de prazos de entrega de cargas?

Como garantir o acompanhamento de prazos de entrega de cargas?

Artigos

Como-garantir-o-acompanhamento-de-prazos-de-entregas-de-cargas

Escrito por Ana Beatriz

Data: 28/08/2017

Para manter-se competitiva no mercado, uma empresa precisa preocupar-se com diferentes aspectos logísticos. Um dos mais importantes é o que se refere aos prazos de entrega de cargas. É fundamental entregar as mercadorias no tempo aprazado. Assim, o cliente fica satisfeito e aumentam as possibilidades de fidelização.

Por isso, convém monitorar o cumprimento dos prazos com estratégias eficientes e tecnologia avançada.

Veja abaixo algumas sugestões a fim de garantir o acompanhamento do prazo de entrega de cargas!

Verifique os tipos de carga

O tipo de carga influencia diretamente o prazo de entrega. Conheça alguns exemplos:

Cargas perecíveis

Para produtos perecíveis, especialmente os de frigoríficos (carnes, peixes e outros), é necessário respeitar uma data de validade.

Quando não se cumpre o prazo, os produtos ficam estragados e haverá prejuízos para o cliente e também para a empresa que vendeu as mercadorias.

Cargas perigosas

Esses produtos podem provocar acidentes e lesar tanto a empresa transportadora como outras pessoas (terceiros).

Há leis que regulamentam o transporte desse tipo de carga — a Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos, do Ibama, é uma delas.

Em algumas ocasiões, o transporte desses produtos está limitado a vias específicas e possuem dias e horários definidos. Para ter certeza, é necessário consultar o que diz a legislação de cada estado.

Priorize as necessidades do cliente

Além de questões relacionadas com a natureza da carga, o acompanhamento do prazo das entrega é essencial porque a empresa precisa garantir ao cliente o melhor atendimento, respeitando o que foi combinado.

O cliente pode ter suas próprias necessidades e precisar da carga para um determinado dia. Se o prazo não for cumprido, ele pode ser prejudicado, o que pode acarretar, também, prejuízo para sua empresa.

Por isso, é importante registrar o máximo de informações a respeito do cliente e, caso ele mesmo não forneça detalhes, convém perguntar se há urgência ou não para a entrega.

Enfim, negocie as condições de entrega da mesma forma como se negocia o preço das mercadorias.

Mantenha o estoque sempre atualizado

Se não houver itens de estoque disponíveis, isso afeta negativamente o prazo de entrega. O cliente, que já efetuou a compra e está na expectativa de recebê-la, ficará frustrado com a notificação de que, infelizmente, o produto solicitado está indisponível.

Diante dessa situação, a empresa poderá fazer basicamente duas coisas: devolver o dinheiro ou propor um novo prazo de entrega.

O cliente pode até aceitar o novo prazo, dependendo de sua necessidade do produto, mas, de qualquer modo, é recomendável atualizar sempre o estoque a fim de que as demandas dos clientes sejam supridas.

Quando um produto estiver em falta, é preciso recolocá-lo logo no lugar ou avisar ao cliente que ele está em falta antes da efetivação da compra.

Terceirize o transporte de carga

Muitas vezes, o gestor do setor logístico fica comprometido com diferentes tarefas e acaba não dispondo de tempo suficiente para realizar o adequado acompanhamento do prazo de entrega de cargas.

Gerenciar uma frota de veículos não é uma tarefa fácil, exigindo muita responsabilidade do gestor. Além de difícil, a gestão de frota particular envolve mais custos para a empresa — custos altos.

O transporte é considerado, com toda razão, o fator que mais impacta na economia logística. O gestor precisa, portanto, trabalhar no sentido de tornar a administração de transporte mais prática e barata.

A terceirização aparece como uma solução para contornar essas dificuldades. Na maioria das vezes, contratar uma transportadora ou um motorista autônomo sai mais barato que manter uma frota própria e arcar com despesas de funcionários, combustível, pneus e manutenção em geral dos veículos, além de espaço para guardá-los.

Além disso, as transportadoras têm a entrega de cargas como atividade principal. Por isso, procuram efetuá-la com o máximo de responsabilidade, cumprindo os prazos de entrega, levando a carga com total segurança, capacitando seus profissionais.

Contando com o trabalho de profissionais qualificados, os prazos de entrega serão respeitados sem que o gestor de logística precise se dividir entre diferentes tarefas desgastantes. Na verdade, a sobrecarga em uma gestão pode mesmo levar à improdutividade e a resultados insatisfatórios.

Faça o acompanhamento do prazo de entrega de cargas em tempo real

Monitorar a frota em tempo real é possível graças às tecnologias disponíveis. Hoje, já se tornaram populares os rastreadores via GPS/satélite e também usando radiofrequência, que são ainda mais eficientes.

O acompanhamento dos prazos de entrega de cargas deve ser completo, seguindo cada quilômetro percorrido pelo caminhão, cada parada, cada eventual atraso. Já existem recursos tecnológicos que otimizam o monitoramento a ponto de identificar cada abrir e fechar de portas.

O computador de bordo, por exemplo, é um sofisticado equipamento que permite comunicação direta com o motorista. O Sistema de Manutenção Inteligente da Mercedes-Benz, por exemplo, permite fazer um diagnóstico integral, fornecendo informações sobre rotação, combustível, motor, temperatura e outras coisas.

Os sistemas de monitoramento geralmente contam com uma central de atendimento que envolve recursos de informática e telefonia, com profissionais capacitados, que estão sempre a postos para resolver os diferentes problemas que se apresentarem.

Existe ainda o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), que favorece a gestão de entregas, considerando critérios como: planejamento das equipes responsáveis pelo carregamento; controle sobre cada membro de cada equipe; controle de equipes específicas, como em transportes internacionais; planejamento da disposição da carga no caminhão (fragilidade, peso, volume, etc.); controle de rotas; controle de estoques.

Caso terceirize o transporte de cargas, certifique-se de que a transportadora ou profissional dispõe de bons recursos tecnológicos para garantir a segurança e o monitoramento.

Use indicadores

Os indicadores podem contribuir para melhorar o processo de entregas. Podem ser aplicados indicadores como:

  • OTIF (On Time, In Full): pode ser medido diariamente e corresponde à quantidade de pedidos entregues dentro do prazo (relação entre a quantidade de entregas feitas e a quantidade de entregas feitas no prazo);
  • OTD (On Time Delivery): percentual de entregas que foram realizadas dentro do prazo;
  • OTP (On Time Processing): tempo integral de processamento do pedido (desde a separação até o despacho das mercadorias para a transportadora);
  • Lead Time: tempo entre a produção, separação e contratação do transporte (um lead time muito alto atrapalha o prazo de entrega, ficando muito difícil para a transportadora compensar o atraso encurtando o tempo de viagem).

Já faz o acompanhamento dos prazos de entrega de cargas de forma eficiente? Siga a CargoX nas redes sociais e conheça melhor os serviços de transporte de carga: Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter!

Frase do banner: "Chega de cometer falhas. Conheça um método eficiente para uma boa gestão da entrega"

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Conjunto de equipamentos ilustram o transporte de eletrodomésticos. + Mais detalhes

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Vamos conversar sobre a qualidade logística? Neste artigo, mostraremos para você quais são as práticas de ouro no transporte de eletrodomésticos. Separamos as dicas voltadas para aparelhos de pequeno e de grande porte, deixando a leitura mais fácil. Esperamos que goste do conteúdo e comece, agora mesmo, a proteger seus produtos do jeito certo. Boa […]

Mulher confere mercadoria com ordem de coleta de carga em mãos. + Mais detalhes

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

É comum, no processo logístico, que as transportadoras façam a retirada da carga diretamente nas instalações da empresa (remetente). Nessa situação, os motoristas podem ter que apresentar a Ordem de Coleta de Carga para concluir o procedimento.  Apesar de o documento não ser obrigatório em todo o território (apenas em alguns estados, como MG, SP […]

Caminhão de frete e celular em uma mão ilustram a transportadora digital. + Mais detalhes

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

A transportadora digital é aquela que sabe aproveitar, ao máximo, a tecnologia na operação. As principais vantagens disso são a economia financeira e a agilidade nas tarefas, gerando mais eficiência. Toda a cadeia logística é impactada pela prática, uma vez que há mais facilidade de busca e de acesso a mercadorias, pronto atendimento, além de […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoComportamentoCuriosidadesCustos e processos logísticosEntretenimentoEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

08/08/2022 - 06:05 am

Para manter-se competitiva no mercado, uma empresa precisa ...

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

08/08/2022 - 06:05 am

Para manter-se competitiva no mercado, uma empresa precisa ...

Strip malls: aprenda o que são

Strip malls: aprenda o que são

08/08/2022 - 06:05 am

Para manter-se competitiva no mercado, uma empresa precisa ...

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

08/08/2022 - 06:05 am

Para manter-se competitiva no mercado, uma empresa precisa ...

Atraso na entrega: as principais causas e como evitá-las

Atraso na entrega: as principais causas e como evitá-las

08/08/2022 - 06:05 am

Para manter-se competitiva no mercado, uma empresa precisa ...

POSTS RELACIONADOS

Conjunto de equipamentos ilustram o transporte de eletrodomésticos. + Mais detalhes

Boas práticas no transporte de eletrodomésticos

Vamos conversar sobre a qualidade logística? Neste artigo, mostraremos para você quais são as práticas de ouro no transporte de eletrodomésticos. Separamos as dicas voltadas para aparelhos de pequeno e de grande porte, deixando a leitura mais fácil. Esperamos que goste do conteúdo e comece, agora mesmo, a proteger seus produtos do jeito certo. Boa […]

Mulher confere mercadoria com ordem de coleta de carga em mãos. + Mais detalhes

Usar a Ordem de Coleta de Carga vale a pena?

É comum, no processo logístico, que as transportadoras façam a retirada da carga diretamente nas instalações da empresa (remetente). Nessa situação, os motoristas podem ter que apresentar a Ordem de Coleta de Carga para concluir o procedimento.  Apesar de o documento não ser obrigatório em todo o território (apenas em alguns estados, como MG, SP […]

Caminhão de frete e celular em uma mão ilustram a transportadora digital. + Mais detalhes

Seja uma transportadora digital e multiplique seus resultados

A transportadora digital é aquela que sabe aproveitar, ao máximo, a tecnologia na operação. As principais vantagens disso são a economia financeira e a agilidade nas tarefas, gerando mais eficiência. Toda a cadeia logística é impactada pela prática, uma vez que há mais facilidade de busca e de acesso a mercadorias, pronto atendimento, além de […]

CargoX
Icone Rua Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2022 Cargo X. Todos os direitos reservados.