Como escolher o fornecedor de transporte de cargas pesadas?

Artigos

transporte de cargas pesadas

Escrito por André Bastos

Data: 31/05/2017

Escolher um fornecedor para operar o transporte já é uma tarefa que, normalmente, exige cuidado. Quando o assunto é transporte de carga pesada, então, a atenção deve ser redobrada.

Essas cargas costumam ser valiosas e a logística pode ficar complicada, fazendo desse tipo de operação um desafio a ser cumprido.

Nós sabemos que o transporte é uma área crucial para qualquer empresa. Por isso, queremos que você escolha o parceiro ideal para trabalhar em prol da sua empresa, com o objetivo de entregar suas cargas no prazo e em segurança.

Com isso em mente, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher o seu fornecedor de transporte de cargas pesadas. Acompanhe conosco!

Coloque a segurança em primeiro lugar

Antes de mais nada, a transportadora escolhida deve trabalhar para passar ao cliente a certeza de que sua mercadoria estará segura e bem cuidada durante todo o trajeto. Ela precisa demonstrar que cumpre todas as normas de segurança e respeita as leis. Nesse contexto, pense em questões como:

  • avalie se a empresa se preocupa com os seguros de transporte, de responsabilidade civil, dentre outros;
  • cheque se ela segue as normas quanto aos procedimentos de amarração de cargas;
  • verifique se ela obedece os limites de peso e dimensões para cada tipo de veículo;
  • em caso de cargas pesadas e com dimensões especiais, observe se ela obtém as autorizações necessárias;
  • verifique também se ela possui métodos para otimizar a logística, no sentido de evitar, sempre que possível, trajetos perigosos ou em condições precárias;
  • atente para o estado de conservação dos veículos e máquinas utilizados, bem como de pneus e outros equipamentos;
  • certifique-se de que a empresa orienta seus motoristas quanto às boas práticas para evitar acidentes e danos à mercadoria.

Avalie o nível de comprometimento e transparência

Em todos os seus contatos com os candidatos a fornecedor, avalie o nível de comprometimento deles durante o atendimento. Um bom fornecedor é aquele que se esforça para satisfazer as necessidades dos clientes e mostra que está engajado em atender bem.

Além disso, é importante que a relação seja pautada na transparência e no respeito mútuo. Se essas qualidades não estiverem presentes nem mesmo antes de fecharem um acordo, com certeza o fornecedor não ficará melhor depois de assinado o contrato.

Portanto, avalie o atendimento prestado, faça perguntas, busque o máximo de informações possíveis sobre a empresa e observe como os atendentes reagem a isso. Se o primeiro atendimento não mostrar o comprometimento da equipe, nem vale a pena continuar.

Escute a opinião de outros clientes

Nada melhor para saber se um fornecedor de transporte de carga pesada é confiável do que ouvir o que os clientes têm a dizer. Busque a opinião de pessoas que já utilizaram os serviços da transportadora e veja o que elas têm a dizer.

Felizmente, as avaliações estão muito mais acessíveis hoje em dia. Utilize a internet e as redes sociais para verificar a reputação da companhia. Se existir algum artigo sobre ela em jornais e revistas, melhor ainda. Enfim, verifique o histórico e a credibilidade da empresa, de maneira geral.

Priorize o uso de tecnologia

A tecnologia existe para ser usada e, especialmente no transporte de carga pesada, ela pode ser muito útil. Logo, dê prioridade a fornecedores que adotam sistemas tecnológicos em suas rotinas.

O fornecedor ideal deve utilizar GPS e outras opções de rastreamento para dar mais segurança e transparência aos seus clientes. Com a tecnologia, a empresa contratante pode saber com precisão onde a sua carga está e acompanhar todo o trajeto.

Além disso, com softwares e aplicativos para otimização das rotas, a transportadora consegue aproveitar melhor seus veículos, distribuir as cargas e utilizar a logística reversa. Com isso, é possível otimizar o uso dos recursos para reduzir despesas. Portanto, podemos dizer que o uso da tecnologia é indispensável também no ramo de transportes.

Atente-se para o custo-benefício

Todo empresário e gestor tem a missão constante de reduzir custos. No entanto, quando se trata de transporte de carga pesada, é importante lembrar que o barato pode sair muito caro.

Os serviços de transporte já são complexos devido a diversos fatores, como as condições das estradas brasileiras, muitas vezes precárias, e os riscos de roubos. Quando falamos em cargas pesadas, esses problemas podem ser ainda mais graves. Para não cair em armadilhas, preocupe-se não apenas com o preço, mas com o custo-benefício oferecido.

Desconfie de fornecedores que cobram preços consideravelmente mais baixos que os demais, fora da realidade do mercado. Vale a pena pagar um pouco mais para ter a tranquilidade de entregar as suas cargas no prazo e sem avarias, de modo a garantir a satisfação dos seus clientes.

[rock-convert-cta id=”7092″]

Verifique a qualidade do pessoal

Uma boa transportadora deve contar com bons profissionais da área de tecnologia e logística. Por isso, verifique quem são os principais funcionários, gestores e diretores da empresa.

Se a transportadora contar com um time de pessoas que têm grande respeito na área, há grandes chances dela se tornar uma boa fornecedora para a sua empresa.

Avalie também como ela se comporta com relação ao treinamento de funcionários, motoristas e outros colaboradores. Uma equipe qualificada é, quase sempre, sinônimo de qualidade.

Preze por parceiros que buscam relações duradouras

Por fim, busque sempre fornecedores que estão interessados em construir uma relação duradoura com a sua empresa. Eles devem entender o valor que cada carga representa para a sua empresa e cumprir tudo o que foi prometido.

Ou seja, a transportadora deve atuar como uma verdadeira parceira para buscar soluções que atendam às suas expectativas e facilitem o dia a dia da sua empresa. Com esse tipo de relação, os dois lados têm muito a ganhar.

Portanto, ao contratar um fornecedor para realizar o seu transporte de carga pesada, preze pela segurança, bom atendimento, boa reputação e comprometimento. Priorize um fornecedor que possui uma equipe competente e utiliza a tecnologia para otimizar seus processos.

Tomando esses cuidados, você pode esperar um serviço repleto de qualidade e pontualidade. E se você está buscando mais informação sobre como escolher bem um fornecedor, baixe agora o nosso checklist!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: