performance logística
Qualidade e boas práticas

Como alcançar uma boa performance na logística de seu negócio?

Não há como falar em desenvolvimento empresarial sem falar de uma logística eficiente. Em geral, um negócio só consegue desfrutar de resultados expressivos quando se preocupa com sua performance na logística.

Com isso, podemos dizer que o setor é estratégico para qualquer negócio. Ou seja, independentemente do seu ramo de atuação ou do porte da sua empresa, é certo que os processos logísticos devem ser executados dentro de um padrão de qualidade.

Mas, afinal, como transformar a logística em um grande diferencial para sua empresa? Veja, a seguir, algumas dicas para alcançar a alta performance desse setor!

Por que apostar em uma logística de qualidade?

Uma empresa é formada de setores e, obviamente, cada um possui sua importância. Porém, a logística é a máquina que faz todo o negócio operar, ou seja, é ela que fornece os meios para que as demais atividades sejam realizadas.

Como gerente de logística, você já deve ter observado como os processos executados em seu cotidiano são importantes para o desenvolvimento do negócio. O dia a dia é intenso e dá suporte para que a empresa caminhe em direção ao sucesso.

Diante disso, pode-se concluir que investir na qualidade dessa área é o que garante à empresa condições de crescer e disputar mercado. Afinal, de nada adianta investir em marketing e ter uma boa equipe de vendas, se a logística não funcionar adequadamente.

Performance na logística: como alcançar melhores resultados?

Um dos grandes objetivos de um gerente de logística é o alcance de uma maior performance de seu setor. Mas, afinal, o que fazer para que seus colaboradores sejam mais eficientes e para que as atividades sejam mais seguras e ágeis?

Para ajudá-lo com essa missão, reunimos algumas dicas infalíveis. Acompanhe!

Utilize boas plataformas de gestão

A tecnologia pode ser considerada um elemento fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Com tantos avanços acontecendo, é inteligente aprender a usufruir dos diversos recursos e ferramentas disponíveis no mercado.

Dentro da logística, utilizar um bom sistema de gestão não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. Executar processos manuais não é eficiente e seguro e, por isso, é importante investir na contratação de um software moderno e compatível com as suas necessidades.

A critério de exemplo, um bom sistema poderá ajudá-lo a:

  • gerenciar as transportadoras;
  • melhorar a comunicação interna e externa;
  • controlar as entradas e saídas do estoque;
  • monitorar o deslocamento das cargas;
  • confirmar as entregas das mercadorias.

Estude estratégias adequadas à sua empresa

Cada empresa possui características únicas. Isso significa que as demandas, dificuldades e desafios variam conforme o negócio e o gestor deve desenvolver a habilidade de identificá-las com eficiência.

Quando se tem clareza sobre suas necessidades, fica mais fácil planejar as estratégias. Afinal, você atuará com foco naquilo que precisa ser melhorado, tornando todo o trabalho mais rápido e seguro.

Por outro lado, quando esse passo não é seguido, há o risco de sofrer com atrasos e desperdício de recursos — o que pode ser fatal para sua competitividade no mercado.

Monitore o desempenho de suas ações

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já dizia que “o que pode ser medido, pode ser melhorado”. Observe que esse pensamento traduz exatamente o objetivo de monitorar o desempenho das ações executadas no setor de logística.

Quando você acompanha de perto os resultados alcançados, consegue identificar falhas com maior rapidez e, assim, implementar estratégias que contribuem para a melhoria do processo.

Por isso, utilizar métricas de desempenho é uma dica que não pode ser esquecida. Em geral, isso proporciona mais qualidade às ações e contribui para o alcance de uma alta performance na logística.

Tenha bons parceiros logísticos

Tão importante quanto cuidar de aspectos internos do setor, é a escolha dos parceiros e fornecedores. Afinal, quando se pode contar com o auxílio de empresas sérias, qualificadas e eficientes os resultados são, certamente, mais interessantes.

Daí a importância de pesquisar a reputação dos fornecedores contratados. Conhecer a transportadora, por exemplo, é fundamental. Via de regra, é preciso que ela tenha o foco em realizar entregas de qualidade, com segurança, redução de custos e com aplicação eficiente dos mais modernos recursos existentes no mercado.

Em resumo, é preciso contar com uma empresa que seja muito mais do que uma mera transportadora de cargas. Procure por uma parceira que se esforce para prestar o melhor serviço, dentro do mais alto padrão de qualidade.

Invista em treinamento de funcionários

O capital humano é um bem precioso para os negócios modernos. Ter funcionários capacitados, motivados e prontos para enfrentar os desafios do setor de logística é algo que contribui para o alcance das metas.

Por isso, o gestor deve se preocupar em fornecer treinamentos focados e úteis ao dia a dia do setor. Avalie as dificuldades de seus colaboradores e trabalhe para que todos aprendem a exercer suas funções com excelência.

Nesse sentido, é necessário que eles saibam utilizar os softwares, manusear as ferramentas e se comunicar com colegas, superiores, fornecedores e clientes. Tudo isso é preponderante para o aumento da performance do setor e contribui para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Busque a integração com os demais setores

Conforme mencionamos, uma empresa é composta de vários setores que formam uma estrutura única. Por isso, é importante que todos eles saibam trabalhar em conjunto e deem sua contribuição para a melhoria dos processos internos.

No caso da logística, é evidente que ela pode ser beneficiada com informações e dados fornecidos pelas demais áreas, melhorando a execução das tarefas e o cumprimento de prazos.

Observe que isso favorece o trabalho em equipe e melhora a relação com os clientes, fornecedores e parceiros. A consequência disso é uma cadeia de suprimentos mais eficiente e precisa.

Concluindo este post, podemos afirmar que alcançar a alta performance na logística é uma meta mais simples do que parece. Obviamente, é preciso apostar em planejamento e se esforçar para tomar as decisões mais vantajosas para o setor e para a empresa.

As dicas apresentadas são, sem dúvidas, uma excelente orientação de como devem ser as ações do gestor que deseja ver seu setor alcançando resultados expressivos e demonstrando sua relevância para o sucesso empresarial. Por isso, comece a colocá-las em prática agora mesmo!

Gostou deste material e quer ficar sempre por dentro das novidades para o seu setor? Siga a nossa página no Facebook, Twitter, YoutubeLinkedIn e não perca nossas postagens!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
setor de logística

Setor de logística e as boas práticas para o sucesso

Atualmente, o setor de logística tem sido visto cada dia mais como uma área essencial para o sucesso. Além de […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais
modelo inovador de logística

Logística na Colômbia: como o país criou um modelo inovador e eficiente?

A Colômbia, como o Brasil, é um país da América do Sul que também sofre com problemas no transporte de […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Mais
Imagem relacionada ao texto

Saiba mais sobre logística de nicho e suas principais vantagens

A logística de nicho representa um modelo de trabalho cada vez mais comum e fundamental para mercados específicos. Assim, é possível […]

Categoria: Qualidade e boas práticas
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também