Como a tecnologia pode facilitar o monitoramento de operações logísticas?

| 10/03/2020 - 11:03
Compartilhe:

Em um mercado altamente competitivo como o de hoje, é imperativo que as empresas inovem em maneiras de otimizar sua cadeia de suprimentos e produtividade. O monitoramento de operações logísticas é uma das alternativas mais certeiras nesse sentido.

Com o auxílio de tecnologias modernas, as empresas conseguem um perfeito gerenciamento de processos. Isso reflete em maior controle sobre os negócios e destaque perante a concorrência.

Esse trabalho não é importante apenas para a eficiência nas operações da organização. Ele é vital também na redução de custos. Por isso, neste artigo, apresentaremos os pontos mais importantes sobre o monitoramento de operações logísticas com o auxílio da tecnologia.

Qual é a importância do monitoramento das operações logísticas?

O acompanhamento ou monitoramento das operações logísticas pode ser importante em vários aspectos: desde o cumprimento de tarefas até o aumento da credibilidade da empresa para com o cliente. Essa atividade é essencial para potencializar a capacidade produtiva da frota.

O fato é que, historicamente, o setor logístico sempre foi um dos mais onerosos dentro de uma empresa. As atividades sempre demandaram um maior investimento de recursos, seja para a aquisição de veículos com mais autonomia e segurança, seja para a contratação de profissionais, seja no desenvolvimento de tecnologias nesse segmento.

Mesmo que atualmente a política de redução de custos esteja em voga no mercado mundial, os valores injetados ainda são consideravelmente altos. Sendo assim, um monitoramento das operações é, também, uma forma de garantir a rentabilidade do investimento.

Isso porque é possível validar novas rotas, acompanhar o desempenho do veículo em tempo real, além de proporcionar ao seu cliente uma melhor experiência — com o monitoramento, é possível mensurar de forma mais certeira os prazos de entrega de produtos.

Credibilidade com o cliente

Outra grande e importante razão de se investir no monitoramento logístico é a credibilidade que essa ação traz para o cliente da empresa. Um gestor ou empresário deve ter a mínima noção do quanto a concorrência está elevada no mercado atual. Então, seu negócio precisa se destacar. Para isso, além de cumprir com o objetivo básico do serviço, é necessário surpreender seu cliente.

Uma das alternativas para ser visto em um cenário tão competitivo é focar no relacionamento com o consumidor. Em outras palavras, o empreendimento que conquista a confiança dos seus usuários já sai na frente dos concorrentes. A jornada do seu cliente até esse momento é longa. Por isso, é necessário desenvolver estratégias para fortalecer esse relacionamento, inclusive, no pós-venda.

De forma mais clara e direta, você pode utilizar o monitoramento para acompanhar o trajeto da carga encomendada, oferecendo ao contratante a possibilidade de visualizar o passo a passo de toda operação até o destino final — proporcionando um verdadeiro elo de confiança. Em suma, podemos afirmar que o monitoramento de operações logísticas é importante para:

  • reduzir os custos;
  • potencializar a produtividade;
  • alcançar metas;
  • atrair e reter clientes.

Qual é o papel da tecnologia aplicada às operações de logística?

A tecnologia, de fato, mudou o mundo. Quando Neil Armstrong chegou à lua, o computador utilizado era infinitamente menos potente do que os celulares atuais. Ou seja, por mais incrível que possa ser, as coisas sempre evoluem e transformam a vida do homem. É parte da natureza humana buscar a inovação.

Com uma pesquisa rápida na internet (outro grande pilar de mudança), podemos comprovar que as maiores tendências para o setor logístico estão intrinsecamente ligadas à tecnologia. Em outras palavras, não se aceita mais o básico. A inovação transformou de vez a vida do cidadão e do mercado em geral. Tendo em vista esse movimento, o setor logístico não poderia ficar para trás.

Otimizando a operação

Mais uma vez, a concorrência dita o ritmo dos negócios. Por isso, a busca pela evolução, pela melhoria de processos e por um fluxo mais ágil é algo natural. Mas como otimizar as operações em uma área tão estratégica como a logística? A resposta é simples: tecnologia. Com a Transformação Digital, quem não assume uma postura cada vez mais inovadora perde espaço para os concorrentes.

É exatamente este o papel da tecnologia: permitir que as empresas avancem e melhorem seus serviços e produtos de forma prática e funcional. Esse passo, hoje em dia, é um fator crucial e irrevogável para agregar diferencial e valor a uma organização. Isso porque os clientes demandam soluções cada vez mais rápidas e personalizadas.

Quais são as principais tecnologias utilizadas para monitoramento?

Se o gestor consegue acompanhar os processos, ele está apto para avaliar o desempenho da operação, identificar possíveis falhas e pontos fracos da sua logística. É uma matemática simples e racional. Por isso, a tecnologia de monitoramento é tão necessária. As empresas que usam recursos tecnológicos para monitorar sua frota conseguem atuar em um espaço geográfico maior e sem perder eficiência.

Você deve estar pensando em como isso é essencial para seu negócio, não é mesmo? Para ajudar, vamos falar sobre as principais tecnologias usadas para monitoramento de frotas. Abaixo, confira quais são as mais utilizadas e inovadoras que temos disponíveis no mercado para o monitoramento de operações logísticas.

Roteirizador de cargas

Essa tecnologia ajuda na eficiência dos processos. Com um roteirizador de cargas, é possível analisar informações e tomar decisões com base em dados concretos. Isso é importante para garantir que o veículo trafegue por rodovias mais seguras e em melhores condições. Além disso, pode-se otimizar o tempo de entrega das cargas.

Isso porque essa ferramenta permite criar cronogramas e simulações de viagem, facilitando, assim, a identificação de possíveis dificuldades e inconsistências durante o deslocamento do veículo. Em trajetos dentro da cidade, o roteirizador é interessante para apontar rotas mais curtas.

Telemetria

Também chamada de “scanner do caminhão”. A tecnologia da telemetria permite que o gestor obtenha uma quantidade interessante de informações sobre o veículo, proporcionando diversos dados ao gestor da frota.

Com ela, é possível definir estratégias para redução de custos tanto no que se refere à manutenção dos veículos quanto à otimização da produtividade. Entre as diversas informações que são possíveis de serem extraídas com a telemetria, podemos citar:

  • consumo de combustível;
  • tempo de rodagem e parada do veículo;
  • distância percorrida;
  • jornada de trabalho cumprida pelo motorista;
  • velocidade média percorrida pelo veículo.

Dentre várias vantagens que essa tecnologia pode oferecer, a telemetria também é importante na questão trabalhista. Com a nova lei que exige às empresas o cumprimento e a comprovação da jornada do motorista, essa ferramenta se torna crucial para os contratantes.

Monitoramento mobile

O conceito de “tecnologia na palma da mão” está em alta em todas as esferas da sociedade e setores mercadológicos. A logística também não fugiu dessa realidade e utiliza as ferramentas mobile para agilizar e melhorar processos.

A mobilidade é um dos grandes ganhos da transformação digital — esse conceito não diz respeito somente à ação de "ir e vir", mas também de não ser necessário esse movimento, permitindo a resolução de problemas a distância.

Ainda que não seja exclusivo do setor, o monitoramento mobile facilita o trabalho do motorista, pois permite o preenchimento de informações e o envio de notificações sobre o andamento das entregas e de dados relevantes para a empresa. Ele é a principal ferramenta de comunicação com o gestor e agrega maior transparência nos processos.

Tecnologia de integração

Imagine uma ferramenta que ligasse sua empresa a um caminhoneiro de forma clara e descomplicada para fechar um acordo de entrega? Além disso, se essa mesma tecnologia oferecesse funções semelhantes aos dos dispositivos citados anteriormente? Parece até um sonho, não é mesmo?

Mas sabia que essa tecnologia já existe e você está a um passo de conhecê-la! Aqui, no Brasil, essa solução inovadora em processos logísticos é oferecida pela Cargo X. A tecnologia trabalhada pela empresa oferece um sistema interativo, no qual o embarcador pode encontrar um transportador e finalizar um negócio de forma simples.

Além disso, o software do serviço permite que o contratante acompanhe todas as etapas do processo de negociação e o trajeto completo da carga até a entrega final, oferecendo mais segurança, transparência e confiança. Essa é a solução que muitas empresas, transportadoras e caminhoneiros buscam para melhorar a demanda dos seus respectivos negócios.

Como a Cargo Force pode melhorar o monitoramento das operações?

A Cargo Force é a solução de integração entre empresas e transportadoras. Quem trabalhou em um desses segmentos quando a recessão econômica começou, deve-se lembrar o quanto eles foram impactados pela crise. O fluxo de demandas diminuiu e muitos se viram com as "portas fechadas". Pensando em solucionar esse problema, a Cargo X desenvolveu o Cargo Force, e seus usuários já colhem os frutos da nossa aplicação no negócio.

Você já ouviu falar sobre marketplace? O Cargo Force é um modelo de marketplace voltado para o segmento de logística. O embarcador informa qual produto deseja transportar, e a transportadora negocia/aceita a carga pelo sistema.

"A melhor empresa que estou trabalhando [como terceirizado] é a Cargo X! Porque cumpre o que promete com a gente", é o que afirma o caminhoneiro parceiro Marcelo Borges. A nossa solução tecnológica está abrindo as portas para os profissionais do segmento de logística e transporte.

Você deve ter percebido como a tecnologia mudou e está moldando a maneira com que clientes enxergam as empresas e como os empreendedores agem perante a concorrência do mercado. Investir em novas ferramentas para o monitoramento de operações logísticas é mais uma das estratégias vitais para a consolidação do seu sucesso.

Agora que compreendeu a importância de monitorar suas operações logísticas, não deixe de fazer uma cotação com a Cargo X!

Frase do banner: "Fomente o crescimento da sua transportadora com Capital de Giro"

Tags: , ,
Redação Cargo X
10/03/2020 - 11:03

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...