Como a tecnologia pode facilitar o monitoramento de operações logísticas?

Artigos

monitoramento de operações logísticas

Escrito por Ana Beatriz

Data: 08/06/2018

No mercado altamente competitivo como o de hoje, é imperativo que as empresas inovem em maneiras de otimizar sua cadeia de suprimentos e produtividade. O monitoramento de operações logísticas é uma das alternativas mais assertivas nesse sentido.

Com o auxílio de tecnologias modernas, as empresas conseguem um perfeito gerenciamento de processos, o que reflete em maior controle sobre os negócios e destaque perante a concorrência.

Esse trabalho não é importante apenas para a eficiência nas operações da organização, é vital também na redução de custos. Por isso, nesse artigo, apresentaremos os pontos mais importantes sobre o monitoramento das operações logísticas com o auxílio da tecnologia. Acompanhe e boa leitura!

Qual a importância do monitoramento das operações logísticas?

O acompanhamento ou monitoramento das operações logísticas pode ser importante em vários aspectos: desde o cumprimento de tarefas até no aumento da credibilidade da empresa para com o cliente.

O fato é que, historicamente, o setor logístico sempre foi um dos mais onerosos dentro de uma empresa. As atividades sempre demandaram quantidade elevada de recursos, tanto em termos financeiros quanto em mão-de-obra.

Ainda que hoje a política de redução de custos esteja em voga no mercado mundial, os valores injetados ainda são consideravelmente altos. Sendo assim, um monitoramento das operações é, também, uma forma de garantir a rentabilidade do investimento.

Credibilidade com o cliente

Outra grande e importante razão de se investir no monitoramento logístico é a credibilidade que essa ação traz para com o cliente da empresa. Um gestor ou empresário deve ter a mínima noção do quanto a concorrência está elevada no mercado atual.

Sendo assim, uma das alternativas para se destacar em um cenário tão competitivo é focar no relacionamento com o cliente. Em outras palavras, o empreendimento que conquista a confiança dos seus usuários já sai na frente dos concorrentes.

De forma mais clara e direta, você pode utilizar o monitoramento para acompanhar o trajeto da carga encomendada, oferecendo ao contratante a possibilidade de acompanhar o passo a passo de toda operação até o destino final — proporcionando um verdadeiro elo de confiança.

Em suma, podemos afirmar que o monitoramento de operações logísticas é importante para:

  • reduzir os custos;
  • alcançar metas;
  • atrair e reter clientes.

Qual o papel da tecnologia?

A tecnologia, de fato, mudou o mundo. Quando Neil Armstrong chegou à lua, o computador utilizado era infinitamente menos potente do que os celulares atuais, ou seja, por mais incrível que possa ser, as coisas sempre evoluem e transformam a vida do homem.

Uma pesquisa rápida na internet (outro grande pilar de mudança) e podemos comprovar que as maiores tendências para o setor logístico estão intrinsecamente ligadas à tecnologia. Em outras palavras, não se aceita mais o básico. A inovação transformou de vez a vida do cidadão e do mercado em geral. Então, logicamente, o setor logístico não poderia ficar para trás.

Mais uma vez, a concorrência dita o ritmo dos negócios. Por isso, a busca pela evolução, pela melhoria de processos e por um fluxo mais ágil é algo natural. Mas como otimizar as operações em uma área tão estratégica como a logística? A resposta é simples: tecnologia.

É exatamente esse o papel da tecnologia: permitir que as empresas avancem e melhorem seus serviços e produtos de forma prática e funcional. Esse passo, hoje em dia, é um fator crucial e irrevogável para agregar um diferencial e valor à uma organização.

Quais as principais tecnologias utilizadas para monitoramento?

Se o gestor acompanha os processos, consegue avaliar o desempenho da operação e identificar possíveis falhas e pontos fracos. É uma matemática simples e racional, por isso a tecnologia de monitoramento é tão necessária.

Abaixo, acompanhe as principais ferramentas utilizadas no mercado para o monitoramento de processos logísticos.

Roteirizador de cargas

Essa tecnologia ajuda na eficiência dos processos. Com um roteirizador de cargas é possível analisar informações e tomar decisões com base em dados concretos. Isso é importante para garantir que o veículo trafegue por rodovias em melhores condições e mais seguras.

A ferramenta permite criar cronogramas e simulações de viagem, facilitando, assim, a identificação de possíveis dificuldades e inconsistências durante o deslocamento do veículo. Em trajetos dentro da cidade, o roteirizador é interessante para apontar rotas mais curtas.

Telemetria

Também chamado de “scanner do caminhão”. A tecnologia da telemetria permite que o gestor obtenha uma quantidade interessante de informações sobre o veículo. Por exemplo:

  • consumo de combustível;
  • tempo de rodagem e parada do veículo;
  • distância percorrida;
  • jornada de trabalho cumprida pelo motorista;
  • velocidade média percorrida pelo veículo.

Dentre várias vantagens que essa tecnologia pode oferecer, a telemetria também é importante na questão trabalhista. Com a nova lei que exige às empresas o cumprimento e comprovação da jornada do motorista, essa ferramenta se torna crucial para os contratantes.

Monitoramento Mobile

O conceito de “tecnologia na palma da mão” está em alta em todas as esferas da sociedade e setores mercadológicos. A logística também não fugiu dessa realidade e utiliza as ferramentas mobile para agilizar e melhorar processos.

Ainda que não seja exclusivo do setor, o monitoramento mobile facilita o trabalho do motorista, pois permite que ele mande notificações sobre o andamento das entregas, preencha informações e envie dados relevantes para a empresa.

Tecnologia de integração entre empresas e caminhoneiros

Imagine uma ferramenta que ligasse a sua empresa a um caminhoneiro de forma clara e descomplicada para fechar um acordo de entrega? Além disso, se essa mesma tecnologia oferecesse funções semelhantes aos dos dispositivos citados anteriormente?

Essa facilidade existe, e, aqui no Brasil, é oferecida pela Cargo X. A tecnologia trabalhada pela empresa oferece um sistema interativo, onde o usuário pode encontrar um transportador e finalizar um negócio de forma simples.

Além disso, o software do serviço permite que o contratante acompanhe todas as etapas do processo de negociação e o trajeto completo da carga até a entrega final, oferecendo mais segurança, transparência e confiança.

Enfim, a tecnologia mudou e está moldando a maneira com que clientes enxergam as empresas e como os empreendedores agem, perante a concorrência do mercado. Investir em novas ferramentas para o monitoramento de operações logísticas é mais uma das estratégias vitais para a consolidação do sucesso.

Quer saber mais sobre a área em questão? Então baixe o nosso e-book e descubra como reduzir custos com a logística. Com certeza ele será de grande ajuda para você.

[rock-convert-cta id=”7197″]

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: