Como a cubagem influencia no cálculo do frete?

Artigos

cubagem

Escrito por Ana Beatriz

Data: 14/08/2017

Durante a realização do transporte de cargas, um dos processos fundamentais é a precificação do frete. Esse cálculo envolve uma série de variáveis. Dentre elas, destaca-se a cubagem.

A função dessa variável é otimizar o uso da capacidade de carga dos veículos, além de possibilitar o estabelecimento de um valor mais justo, considerando as peculiaridades de cada carga.

Apesar de ser um termo tão comum e que marca forte presença no cotidiano dos profissionais de logística, ainda existem algumas dúvidas comuns quanto ao cálculo do frete e, consequentemente, o cálculo de cubagem.

Por esse motivo, elaboramos um post com todas as informações mais importantes sobre o cálculo de cubagem e sua influência no valor do frete. Continue lendo e esclareça todas as suas dúvidas!

O que é cubagem?

Sabemos que a cubagem é um componente fundamental no valor do frete. Mas antes de saber como calculá-la e qual é sua importância, é preciso entender seu verdadeiro significado.

O cálculo de cubagem tem o objetivo de verificar a relação existente entre volume e peso. A partir dela, é possível mensurar o espaço físico que determinado objeto efetivamente ocupa.

Por meio de uma simples fórmula matemática, o processo de carregamento dos veículos é melhor planejado, assim como o frete é definido de forma mais justa e condizente com a realidade.

Encontrar o peso cubado de uma carga otimiza ao máximo o uso da capacidade de um veículo, reduzindo custos desnecessários com a operação de uma frota com carga ociosa.

Vamos a um clássico exemplo que ilustra muito bem a necessidade do cálculo de cubagem na logística: uma transportadora possui veículos com capacidade de 10 toneladas. Se um veículo for alocado para transportar 10 toneladas de chumbo, seria uma tarefa relativamente fácil. Já realizar o transporte de uma carga de mesmo peso composta unicamente por algodão, que é um produto leve, seria impossível.

A lógica é simples: o espaço ocupado por 10 toneladas de algodão é extremamente maior que o ocupado pelo chumbo. Logo, seriam necessários muitos veículos para a conclusão desse frete.

Já com a definição do peso cubado, o planejamento se torna mais eficiente. Afinal, seria possível efetuar viagens com carga mista, ocupando a capacidade total da frota e evitando sobrepeso ou desperdício.

Como é feito o cálculo de cubagem?

A partir da compreensão do termo “cubagem”, o seu cálculo deixa de ser um grande desafio. Na verdade, sua fórmula não é complicada, envolvendo apenas operações de multiplicação e divisão.

Para realizar esse cálculo, é preciso obter o peso e as dimensões da carga. Vale destacar que a mercadoria já deve estar devidamente embalada, uma vez que o peso cubado é calculado considerando as características da caixa.

Outro componente muito importante para esse cálculo é o fator de cubagem. Essa é uma constante que corresponde ao peso considerado ideal para o volume equivalente a um metro cúbico transportado.

Seu valor estipulado pela ANTT (Associação Nacional de Transporte Terrestre) é de 300. Embora esse seja um número padrão, algumas transportadoras podem adaptá-lo conforme suas particularidades.

Tendo isso em mente, vamos conhecer a fórmula do cálculo de cubagem:

Comprimento x Altura x Largura x Quantidade (se necessário) x Fator de cubagem.

Existem também algumas transportadoras no mercado que atuam com uma fórmula diferente, na qual os valores antecedentes são divididos pelo fator de cubagem, e não multiplicados.

Um ponto que merece destaque são as unidades de medida (centímetros ou metros, gramas ou quilos). Em caso de incompatibilidade, o resultado do cálculo pode contar com graves erros. Portanto, é recomendado verificar as unidades aplicadas e realizar conversões, caso necessário.

Ao final do cálculo, o resultado indicará o peso cubado em kg. Em geral, as transportadoras fazem a comparação entre o peso físico e o peso cubado. Assim, aquele que apresentar um resultado maior, incidirá na precificação do frete.

Quais são seus impactos no valor do frete?

A cubagem é uma das mais importantes variáveis no que diz respeito ao cálculo do valor do transporte logístico. É esse cálculo que torna o preço mais justo, não só para a transportadora, mas também para a empresa contratante.

Quando se leva em conta apenas o peso ou somente as dimensões da carga, a cobrança pode ser inadequada e ocasionar veículos circulando com sobrepeso ou com espaço ocioso.

Sendo assim, essa ferramenta que associa peso e volume consegue proporcionar precisão no cálculo, favorecendo a rentabilidade e eficiência das operações logísticas de um negócio.

O cliente de uma transportadora que incorpora o cálculo de cubagem em sua precificação do frete consegue desfrutar de um serviço de qualidade com preços competitivos.

Como mencionado anteriormente, a maioria das transportadoras analisa a relação entre peso físico e peso cubado. Entre ambos, o que apresentar maior valor é aquele que prevalecerá no cálculo do frete.

Para entender melhor, vamos a um exemplo. Uma empresa deseja transportar uma mala de viagem que pesa 5kg, cujas dimensões são 35 x 50 x 15. Sendo assim, seu peso cubado corresponde a 7,8kg. Já que 7,8 é maior que 5, o valor desse frete levará em conta o seu peso cubado.

Nesse caso, a diferença entre ambos os pesos não é muito grande. Porém, algumas empresas podem se prejudicar financeiramente com esse cálculo. Dessa forma, é indicado otimizar as embalagens ao máximo e estudar diferentes possibilidades (como desmontar os produtos montáveis durante o transporte).

Outra dica sempre importante é a negociação. Uma empresa que faz constantes envios de mercadorias leves e volumosas pode investir em contratos de longo prazo, por exemplo.

Contratar uma transportadora com uma postura confiável e disposta a suprir as necessidades de seus clientes é o primeiro passo para transportar os produtos de maneira econômica e inteligente.

Um erro durante o cálculo de cubagem pode comprometer gravemente o lucro da empresa. Sendo assim, entender como esse cálculo é feito e qual é a influência desse valor na precificação do frete é essencial. Isso permite negociações mais justas e benéficas para o negócio. O gestor pode utilizar esse conhecimento em seu favor, garantindo agilidade, segurança e custos reduzidos em seu transporte de cargas.

Este post esclareceu suas dúvidas sobre o cálculo de cubagem? Aproveite para assinar a newsletter e acompanhar todas as nossas atualizações de conteúdo!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: