Como a CargoX reduz a burocracia e a complexidade no processo de transporte de cargas?

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Escrito por Ana Beatriz

Data: 25/05/2018

A burocracia e a complexidade no processo de transporte de cargas não combinam com o mercado atual. A dinâmica acelerada dos negócios somada às constantes mudanças no cenário logístico brasileiro demanda respostas ágeis e uma postura atualizada frente aos desafios que surgem.

O panorama de intensa competitividade exige das empresas uma postura mais inovadora e alinhada aos padrões do mercado. Padrões esses que, hoje, são pautados na simplificação de processos, agilidade, eficiência e custos reduzidos.

Agora a pergunta é: a sua empresa está alinhada a essa realidade? Caso não esteja, a CargoX pode ser a chave para superar os desafios e colocar a sua empresa no caminho certo. Continue a leitura e confirme isso!

Quais são os principais desafios dos gerentes de logística das grandes empresas?

A cadeia logística é um dos mais amplos e complexos processos existentes dentro da rotina de uma empresa. Os custos envolvidos em seus expedientes, sobretudo nos transportes de cargas, têm um alto impacto no orçamento do negócio. Por isso, há a necessidade de ajustes constantes, visando sempre a máxima eficiência.

Contudo, existem diversos desafios enfrentados pelos gerentes logísticos na missão de garantir um alto desempenho nos processos. Como exemplo, podemos citar:

Operacionalidade para trabalhar em diferentes regiões

Há atualmente no Brasil, cerca de 120 mil transportadoras ativas. Desse total, uma boa parte opera com uma abrangência territorial menor, isto é, regionalmente. Tal fato, representa um grande obstáculo para negócios que trabalham com diferentes regiões ou, até mesmo, em todo o país.

O que acontece é que, muitas vezes, o gestor de logística de uma grande empresa terá que contratar transportadoras ou agenciadores de frete diferentes para cada região ou até pelo perfil de caminhão adequado para o tipo de carga a ser transportada.

Por exemplo, há casos em que uma empresa pode necessitar de um tipo específico de caminhão para uma determinada carga. Da mesma forma, haverá situações em que a carga será um pouco diferente, exigindo outro tipo de transporte. Em razão dessas variações, o gestor terá que contratar outra transportadora que trabalhe com esse perfil de caminhão específico para suprir a demanda.

Dificuldade na centralização das informações

Outro desafio enfrentado pelo gestor diz respeito ao controle das informações dos processos, especialmente quando se tem mais de um fornecedor de transporte. Nesses casos, fica muito difícil acompanhar todos os resultados e indicadores dos processos logísticos advindos de diversas fontes.

A situação pode ficar ainda mais complicada quando cada fornecedor tem uma forma particular de transmitir as informações, realizar esse acompanhamento e informar os resultados dos transportes.

Burocracias que envolvem os processos logísticos

A depender do tipo de contrato e como ele é feito, pode ser que seja necessária uma apólice de seguro, documentações e expedientes extras. Não raramente, é preciso contratar outra empresa para realizar o gerenciamento dessas demandas, a fim de que a empresa não incorra em erros e eventuais problemas.

Essas situações devem ser alvo de uma análise mais criteriosa, já que muitas vezes envolvem obrigações fiscais que podem gerar algum tipo de sanção, caso não sejam cumpridas a tempo e modo.

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De que maneira a burocracia e a complexidade dos processos de logística prejudicam as empresas?

Como dito, a burocracia não combina com o mercado empresarial atual. Hoje, os modelos de gerenciamento mais eficientes são aqueles pautados na simplificação, organização e controle de todas as tarefas desempenhadas na empresa. Logo, ir contra essa realidade e não investir em inovação é expor a sua empresa aos seguintes prejuízos:

Perda de competitividade

A utilização de métodos complicados, ou mesmo desatualizados, na hora de organizar os transportes, pode causar uma perda significativa na competitividade da empresa. O fato é que processos burocráticos demandam mais tempo na sua realização, assim como mais profissionais.

Por exemplo, a documentação de atividades, elaboração e conferência de relatórios e a gestão da frota, quando feitos manualmente ou de forma burocrática pode custar uma melhor produtividade da empresa. Em vez de os colaboradores estarem alocados em funções mais estratégicas, acabam sendo utilizados em funções mecânicas, repetitivas e que pouco agregam aos resultados da empresa.

Elevação dos custos

Como reflexo do tópico anterior, a má utilização dos recursos humanos e ineficiência dos processos burocráticos tendem a afetar negativamente os custos operacionais da empresa. O fato é que a produtividade é menor, o tempo não é aproveitado da maneira adequada e o negócio acaba gastando mais e lucrando menos.

Como a CargoX soluciona essa questão?

Com o foco na inovação dos transportes e na utilização estratégica da tecnologia, a CargoX pode ajudar a sua empresa a superar todos os desafios citados e tornar os processos de transporte muito mais fluidos e simplificados.

No quesito centralização e controle das informações, por exemplo, todo fluxo de trabalho é facilitado pela CargoX. Com o nosso serviço, é possível ver no painel do cliente o status de todos os fretes que foram contratados, assim como as suas condições, previsões de entrega e outros dados estratégicos. Desse modo, o controle dos KPIs e dos indicadores dos processos são reforçados, otimizando a tomada de decisão, caso ações sejam necessárias.

Por outro lado, quando o desafio da empresa é operacionalizar melhor as suas atividades em diferentes regiões do país e otimizar os custos, a CargoX também pode solucionar estrategicamente essas questões.

Para ficar mais claro, imagine que uma empresa necessite entregar um produto, cuja origem é São Paulo e o destino é Fortaleza, mas não precise trazer algo de Fortaleza para São Paulo, ou seja, ao contratar esse transporte, pagará um valor adicional pelo fato de o motorista ter que voltar vazio. Esse custo acaba sendo embutido no preço final do serviço que é oferecido para essa empresa.

Na CargoX, como se trabalha com diferentes clientes e diferentes destinos, é possível não só otimizar os custos, mas também a logística propriamente dita. No caso dado como exemplo, assim como há o cliente que vai de São Paulo a Fortaleza, existe aquele que pode precisar do trajeto inverso — Fortaleza/São Paulo.

Esse frete de retorno traz uma economia significativa nos custos do transporte, otimizando os deslocamentos e gerando uma verdadeira logística compartilhada, a qual afeta positivamente outros pontos, tais como:

  • ganho social: para o caminhoneiro gera mais lucratividade;
  • ganho ambiental: reduz emissão de CO2;

De forma prática, como funciona o serviço oferecido pela CargoX?

De maneira prática, o nosso serviço tem como objetivo simplificar as demandas de transporte da sua empresa ao criar um espaço que possibilita o contato direto com motoristas em diferentes localidades do Brasil.

Para cada demanda de transporte do negócio, sempre considerando as características da remessa, como prazo, destino, especificidades e dimensões, a CargoX encontra a solução ideal.

Quais são os seus diferenciais?

Com uma rede formada por mais de 250 mil motoristas cadastrados e com diferentes perfis, a CargoX consegue atender os clientes de forma precisa, independentemente de qual seja a sua necessidade de transporte.

O serviço otimiza bastante o trabalho do gestor, pois em uma determinada operação, em vez de falar com diversos agentes para conseguir atender a demanda da empresa, é possível concentrar os esforços na CargoX, escalando essa operação para o país inteiro e para os diferentes perfis de transporte.

Outro diferencial da ferramenta está no quesito segurança. Uma equipe interna de gerenciamento de riscos age acompanhando as rotas e identificando pontos que possam ser problemáticos.

Aqui entra também a questão dos dados que usamos para identificar, por exemplo, quais regiões são mais perigosas, quais são mais complexas e ter uma atuação diferente para esses tipos de rota.

A grande vantagem da CargoX é a disponibilidade de uma base de dados qualificada, que é um diferencial que ajuda as equipes de gerenciamento de riscos a agir preventivamente para evitar roubos e outros tipos de situação.

Além disso, todos os motoristas são orientados com relação a pontos de parada, rotas, etc., para fazer com que isso seja feito da forma mais segura e adequada possível, para que sua entrega chegue em segurança ao destino.

Por fim, a CargoX dispõe de uma estrutura operacional completa e uma equipe altamente capacitada para cuidar de todo o processo de transportes. Tarefas como a emissão de CT-e ou outros documentos necessários, além do seguro são assumidos por nós, facilitando o trabalho do gestor logístico e acabando com a burocracia e a complexidade no processo de transporte de cargas.

Agora que você sabe como a CargoX opera e conhece todos os diferenciais que nossos serviços podem gerar para a sua empresa, está na hora de dar mais um passo rumo à otimização dos transportes. Entre em contato conosco hoje mesmo!

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