Como o capital de giro pode ajudar transportadoras na crise?

| 16/09/2020 - 08:09
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A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe um grande impacto econômico para diversos setores da economia. Com o mercado de transportes não foi diferente e as empresas da área correm até maiores riscos, uma vez que aproximadamente 95% das transportadoras no Brasil são de pequeno ou médio porte. Mas a entrada de capital de giro pode ajudar esses negócios na crise.

Devemos ressaltar também o fato de que a maior parte dos pagamentos realizados por embarcadores acontecem após 60 dias ou mais. Enquanto isso, os gastos das transportadas são urgentes — mais uma razão para a necessidade de uma fonte de capital imediato.

Descubra, então, mais sobre a importância do capital de giro para transportadoras neste momento e como a Cargo X pode ajudar nesse sentido.

O impacto da crise gerada pelo novo coronavírus

Dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) ajudam-nos a entender melhor o impacto da pandemia de Covid-19 nos transportes. Entre março e julho, a entidade publicou uma apuração semanal sobre os índices do mercado.

Embora tenha havido uma melhora nos resultados das transportadoras, ainda estão abaixo do patamar pré-pandemia. A demanda geral por transporte, que chegou a sofrer uma queda de 44,8% em abril, fechou julho com uma baixa de 22,9%.

Do mesmo modo, o percentual de empresas do setor que tiveram queda de faturamento decresceu para 77%, após ter alcançado a casa dos 94% nas semanas anteriores.

Esse é um cenário preocupante para as pequenas e médias transportadoras. Além do mais, ainda de acordo com a NTC&Logística, as empresas possuíam caixa somente para 25 dias, em média. Somando a queda de produtividade à falta de caixa, os dois fatores que mais têm prejudicado essas empresas, a inadimplência cresceu em 58% delas.

Mas qual medida elas apontaram que mais poderia auxiliá-las? A entrada de capital de giro.

A importância do capital de giro para transportadoras

O capital de giro refere-se aos recursos que a transportadora dispõe para pagar tanto os custos quanto às despesas operacionais. Ou seja, é o dinheiro para fazer a empresa girar. Ele é o resultado da diferença entre os recursos em caixa ou a receber e todos os gastos em determinado período.

O capital de giro ainda tem uma particularidade: ele precisa ter liquidez. Isto é, trata-se de um recurso que deve ser rapidamente acessível.

Por exemplo, uma máquina ou um imóvel não são considerados capital de giro porque não são transformados com rapidez em dinheiro para o pagamento de custos e despesas, como o combustível dos caminhões e o salário dos motoristas.

É justamente nesse aspecto que o capital de giro pode ajudar transportadoras durante a crise. Ele fornece uma injeção de caixa que pode ser usado nas necessidades urgentes do negócio e manter a operação em funcionamento.

Como o capital de giro pode ajudar agora?

A Cargo X vem revolucionando a logística no Brasil. Entre as diversas soluções oferecidas, o capital de giro para o transporte de grãos torna-se ainda mais importante neste momento.

Com a entrada de capital de giro, sua empresa pode:

  • Equilibrar as finanças para atravessar a crise e arcar com os compromissos já firmados.
  • Adaptar a frota de veículos para as demandas da safra de grãos 2020/2021.
  • Modernizar e aperfeiçoar os serviços para aumentar a competitividade no segmento.
  • Investir em projetos e áreas fundamentais para o crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre como funciona o capital de giro para transportadoras da Cargo X? Tire suas dúvidas com nossos consultores!

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Redação Cargo X
16/09/2020 - 08:09

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