O valor responsável por manter a empresa funcionando, com as contas em dia, é chamado de capital e giro. Ele é calculado pela diferença entre o saldo em caixa, incluindo investimentos de alta liquidez, e a quantia devida pelo negócio. O dinheiro também funciona como uma reserva para cobrir despesas até a entrada dos pagamentos — assim como aqueles provenientes de compras a prazo.
Portanto, todo empreendedor deve prestar atenção no assunto, a fim de manter a saúde financeira do negócio. Você sabia que é possível solicitar capital de giro de empresas especializadas como alternativa ao desenvolvimento da sua organização? Transportadoras, por exemplo, conseguem usar o benefício como meio de ampliar sua atuação, contratar empregados e comprar caminhões.
Nesse sentido, a palavra “giro” também representa a circulação do dinheiro no mercado, tanto para manter os custos operacionais do seu negócio quanto para permitir a expansão dele. O aporte entra em cena com potencial de transformar a realidade organizacional. Quer entender mais sobre o tema e descobrir o que avaliar antes de solicitar o capital de giro? A seguir, daremos dicas valiosas!
Crie um plano de negócios
Mapeie todas as potencialidades da sua empresa, detalhando o que representa chance real de crescimento. Nesse sentido, o plano de negócios é o documento que reúne as projeções do desenvolvimento organizacional. Recomendamos que você invista na produção do material que traduz a sua realidade. Liste pontos fortes e de melhoria, analise a postura dos concorrentes e identifique ações com potencial de transformação na rotina empresarial.
Dessa forma, ao recorrer ao documento, será muito mais fácil destinar o dinheiro. Já identificou que a demanda está maior que a sua capacidade de oferta? Trazer mais funcionários, provavelmente, será uma das soluções. É importante ter em mente o que ligará o seu negócio ao sucesso. Está aí a função do capital de giro.
Faça projeções
Como dica complementar à primeira, é prudente que você analise as projeções de lucros do seu negócio. Assim, também é possível estipular o valor da parcela, referente ao pagamento do capital de giro, que você consegue quitar. Lembre-se que o benefício representa uma solução ao crescimento da empresa e não um empréstimo convencional.
Pode ser interessante tentar estabelecer prazo de pagamentos maior, com mensalidades reduzidas. Com isso, você ganha uma “folga” até que o seu investimento comece a dar um retorno mais palpável. Tente equilibrar a definição do período de quitação com uma boa taxa de juros.
Recorra a instituições comprometidas com o seu crescimento
Seja criterioso na hora de escolher a instituição para requerer o capital de giro. A Cargo X oferece o benefício para transportadoras que querem alcançar o crescimento de forma sustentável, o que implica o aumento da complexidade da operação. A condição foi pensada para trazer equilíbrio financeiro aos negócios que têm de esperar um prazo (cerca de 60 dias) para receber após a prestação do serviço. Os clientes recebem todo o suporte necessário durante todo o processo.
O “adiantamento” garante a continuidade das tarefas e até a ampliação do processo, gerando maior faturamento. Essa quantia permite pagamentos adiantados, boas condições de negociação e, consequentemente, o alcance de mais confiança no mercado. Muito bom, não é mesmo?
Quer aproveitar todas as vantagens oferecidas com o capital de giro e levar a sua empresa para outro nível? A Cargo X ajuda a fomentar o crescimento da sua transportadora. Fale com um de nossos consultores!