O crescimento da transportadora não funciona como uma receita de bolo, igual para todos os casos, mas muitas empresas do setor já descobriram um ingrediente fundamental para o sucesso: o capital de giro.
De acordo com a definição do Sebrae, capital de giro é o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da empresa. Ou, ainda, é a diferença entre os recursos em caixa e os gastos do negócio.
Mas como ele pode ajudar no crescimento da sua transportadora? É isso que veremos a seguir, confira!
Sabemos que uma das maiores dificuldades de uma empresa de transporte de cargas é o prazo entre o frete e o pagamento. Essa espera, que não raramente chega aos 60 dias, inviabiliza o crescimento da transportadora porque ela sempre estará correndo atrás para cobrir o custo operacional dos fretes, já que de sua parte tudo é pago antecipadamente.
Agora, e se você tivesse uma injeção de caixa para cobrir esses custos iniciais e recebesse o pagamento por esses fretes de forma antecipada? Não seria mais fácil manter a operação sob controle? Pois é justamente isso que o capital de giro da Cargo X oferece.
Transportadoras com pouco tempo no mercado ainda têm outra dificuldade: a falta de um nome conhecido na praça. Com isso, mesmo que elas tenham uma demanda de fretes, sentem dificuldade de contratar motoristas para atendê-las. Afinal, como comprovarão que possuem condições de pagar pelo serviço?
Novamente, o capital de giro pode ajudar no crescimento da transportadora. Isso porque ele dá a garantia de a empresa, seja iniciante, seja mais conhecida, poder honrar seus compromissos e até pagá-los antecipadamente. Assim, você poderá atrair os profissionais qualificados de que precisa.
Com o equilíbrio financeiro e a maior capacidade de atendimento às demandas, você pode focar em atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento da transportadora.
Um exemplo disso é o da Agro Transportes e Logísticas. Após o início da parceria com a Cargo X para contar com a solução de capital de giro, a empresa teve um crescimento de 625% em apenas 60 dias.
Ainda é preciso levar em consideração que a transportadora era nova no mercado e tinha dificuldade de pagar os motoristas à vista. Mas, graças ao capital de giro da Cargo X, ela alcançou esse resultado impressionante sem necessidade de apresentar garantias materiais para liberação do saldo. A garantia é o próprio cliente final.
Todo crescimento da transportadora implica um aumento na complexidade da operação. Os custos operacionais e a demanda de trabalho crescem na mesma proporção. Portanto, é importante ter controle sobre o ritmo de crescimento para conduzi-lo de forma sustentável.
O capital de giro dá esse controle a você. Pode, inclusive, elaborar um plano de crescimento porque sabe que dará conta de atender às novas demandas, mas sempre respeitando o período de adaptação da empresa a cada novo patamar alcançado.
Quer saber mais sobre o capital de giro da Cargo X? Então fale com um de nossos consultores prontos para ajudar você.