Capacitação em logística: descubra os cursos mais conceituados no Brasil e no mundo!

| 27/10/2017 - 11:10
Compartilhe:

Ao longo das últimas décadas, amparada por fenômenos como a globalização e a automação da gestão empresarial, sabemos que a logística se tornou um fator crucial para o sucesso dos negócios no Brasil e ao redor do mundo.

Assim, diante da competitividade do mercado e das exigências dos consumidores, as empresas precisam alcançar a excelência em todas as operações relacionadas à armazenagem e ao transporte de mercadorias, independentemente do seu porte ou da sua área de atuação.

Essa realidade aumentou a demanda por profissionais especializados, capazes de garantir o bom desempenho logístico, fazendo da capacitação em logística um grande diferencial competitivo — tanto para as organizações, quanto para seus colaboradores.

Diante disso, neste artigo vamos apresentar um panorama sobre a formação em logística, destacando os principais cursos da atualidade, em nível nacional e internacional, e apontando as novas possibilidades de atuação para os profissionais da área.

Então, acompanhe e saiba como aprimorar seus conhecimentos para contribuir de forma significativa ao crescimento da sua empresa!

A importância da capacitação em logística

As empresas já perceberam que a eficiência em logística é capaz de aumentar o seu diferencial competitivo, na medida em que operações de distribuição simplificadas e bem executadas contribuem para a redução de custos e o aumento da produtividade.

No entanto, a capacitação em logística ainda não foi capaz de acompanhar o crescimento das organizações e o aumento da demanda por conhecimentos especializados em planejamento, organização, armazenagem e transporte de produtos. E isso criou um contexto marcado pela escassez de talentos e por inúmeros gargalos logísticos.

As próprias empresas passaram a investir na formação de seus colaboradores, oferecendo cursos e treinamentos com foco nas habilidades necessárias para otimizar o fluxo de produção, como relacionamento com fornecedores, planejamento estratégico e atendimento ao consumidor.

Ainda assim, a capacitação em logística exige um aprofundamento maior nos estudos — tanto a nível técnico quanto a nível teórico —, apontando para a necessidade da educação continuada em especializações, mestrados e outros formatos de pós-graduação.

Por isso, os profissionais de logística que pretendem aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho em segmentos como a indústria, o comércio online ou o transporte de cargas devem buscar atualizar seus conhecimentos de maneira constante.

Saiba o que os cursos de capacitação em logística oferecem

No Brasil, diversas organizações de ensino técnico e superior já oferecem cursos em várias modalidades com foco na carreira em logística. Esse aprendizado prepara os profissionais para as demandas do mercado atual, possibilitando aos gerentes de logística a oportunidade de:

  • aprimorar suas habilidades técnicas;
  • ampliar sua visão estratégica sobre os negócios;
  • acompanhar as tendências e inovações em logística;
  • desenvolver uma capacidade de resolução de problemas com bom aproveitamento dos recursos tecnológicos.

Entre as instituições nacionais mais procuradas para dar continuidade aos estudos estão a Fundação Dom Cabral, a Fundação Getúlio Vargas, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Já quanto às oportunidades para capacitação em logística no exterior, países como Espanha, Nova Zelândia, Alemanha e os Estados Unidos oferecem cursos extremamente bem avaliados em universidades e centros de pesquisa.

De toda forma, à medida que a demanda das empresas por profissionais de logística bem qualificados cresce, surgem cursos especificamente delimitados para atender essas exigências. Vejamos então, a seguir, as principais áreas de capacitação em logística no cenário atual.

As 4 principais área de capacitação em logística

1. Especialização em Supply Chain

Com a crescente necessidade de reduzir gastos e aproveitar melhor os recursos disponíveis, as empresas passaram a dar uma atenção cada vez maior para as suas operações de supply chain.

Elas buscam, para isso, gerentes de logística capazes de otimizar as operações ao longo da cadeia de suprimentos, desde o recebimento de matérias-primas até a entrega dos produtos aos clientes.

Assim, os cursos oferecidos nessa área têm o objetivo de capacitar os profissionais para planejar, executar e avaliar as operações logísticas de forma integrada, oferecendo condições para que eles desenvolvam soluções de abastecimento, controle de estoque, armazenagem e transporte, entre outros processos.

No Brasil, o curso de extensão universitária em supply chain management oferecido pelo Senac é bastante procurado por profissionais de nível superior e alunos da graduação. A formação é oferecida na modalidade de Ensino a Distância e propõe uma carga horária de 40 horas, distribuídas em quatro módulos de estudo.

Já o mestrado em logística e supply chain da IMF Business School, localizada em Madrid (Espanha), tem foco na internacionalização dos negócios e conta com uma grade que mescla aulas teóricas e práticas.

2. Especialização em Comércio Exterior

A demanda criada pelo fenômeno da globalização e do aumento das relações entre empresas ao redor do mundo também abriu espaço para a consolidação de outra área muito importante na capacitação em logística: o comércio exterior.

Graças à evolução tecnológica da comunicação, o mercado mundial está cada vez mais conectado e interdependente, o que exige das empresas a capacidade de explorar oportunidades de negócio nos mais variados locais por meio da colaboração de gerentes de logística bem capacitados.

Nesse sentido, os cursos de capacitação logística com foco em comércio exterior contam com uma grade curricular multidisciplinar, composta de disciplinas como relações internacionais, economia e finanças, direito tributário e políticas públicas, entre outras.

O Instituto de Economia da Unicamp, por exemplo, oferece um curso de comércio exterior na modalidade extensão universitária muito bem-conceituado, destinado a profissionais de nível superior.

Sua carga horária total é de 360 horas, nas quais são realizadas tarefas práticas, estudos de caso e outras atividades de formação.

Já para quem procura experiências de aprimoramento profissional no exterior, o mestrado em comércio internacional da Victoria University, em Wellington (Nova Zelândia), é uma boa oportunidade.

A instituição conta com especialistas de reputação internacional para ministrar as aulas durante o período de um ano, abrangendo quatro grandes áreas do conhecimento: direito, ciências humanas, ciências sociais e economia.

3. Especialização em Gestão de Transportes

As operações que envolvem o transporte de mercadorias são absolutamente fundamentais para o bom desempenho das empresas em logística.

Inclusive, considerando os desafios para a gestão de transportes no Brasil — como a alta carga tributária, as más condições das estradas ou o risco elevado da ocorrência de roubos —, contar com profissionais especializados nessa área é ainda mais importante para as empresas.

Por isso, os gestores devem ser bem qualificados em monitoramento de cargas, carregamento, armazenagem e planejamento de rotas, entre outros processos. E as instituições de ensino brasileiras estão atentas a essas necessidades.

Nos últimos anos, têm sido inseridas na grade curricular dos cursos de especialização em gestão de transporte algumas matérias específicas nesse sentido, que permitem aos alunos otimizar sua atuação com foco na redução de gastos e na segurança das operações de distribuição e entrega.

Um bom exemplo é a Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Transportes ofertada a profissionais de nível superior pelo Departamento de Engenharia e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso tem carga horária total de 360 horas, e promove um aprendizado abrangente em todos os tipos de transporte.

Na Alemanha, a IUBH School of Business oferece o de Mestrado em Transportes e Logística, com duração de dois anos. O curso contempla todas as temáticas necessárias à excelência no gerenciamento de operações que envolvem a movimentação de insumos e produtos.

4. Especialização em Logística Integrada

Ancorada pelos avanços tecnológicos em gestão empresarial, a Logística Integrada despontou como uma grande tendência da gestão empresarial.

O conceito diz respeito à união coordenada de todos as operações logísticas de uma empresa. Atualmente, entretanto, o nível de exigência do mercado em relação ao treinamento dos profissionais aumentou a tal ponto que tornou-se necessário criar cursos de formação totalmente voltados para a Logística Integrada.

No Brasil, o Núcleo de Pesquisa em Logística, Supply Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral, localizado em Belo Horizonte (MG), propõe uma abordagem multidisciplinar e estratégica da logística integrada em seus cursos.

Já a Especialização em Logística Empresarial da Fundação Vanzolini está na vanguarda da capacitação em logística do país, tendo sido formulada pelo grupo de professores que criaram um dos primeiros mestrados em logística no Brasil.

A Fundação Vanzolini é vinculada à USP por meio do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica. Logística integrada é apenas uma das temáticas atuais que fazem parte da sua grade curricular da especialização, que pode ser concluída no período de 21 meses.

Agora, enquanto no Brasil a logística integrada surge como temática dos cursos, no exterior ela já se tornou uma área de estudo principal, a exemplo do que acontece no Mestrado em Logística Integrada do Masters College de Barcelona, na Espanha.

A proposta da instituição espanhola é formar profissionais de logística cada vez mais heterogêneos e dinâmicos, capazes de implementar a logística integrada em empresas dos mais diferentes segmentos. Seu mestrado tem um formato condensado, com duração de oito meses e atividades tanto teóricas quanto práticas.

As áreas em ascensão na área de logística

De fato, o acompanhamento das transformações e das novas tendências que surgem no cenário logístico com o passar do tempo é um fator extremamente relevante para a capacitação em logística.

Tanto as instituições de ensino quanto as empresas e seus colaboradores precisam ficar atentos para as chances de crescimento oferecidas pelas novas áreas do mercado. Finalizaremos, então, este artigo apresentando um panorama sobre as oportunidades de desenvolvimento na carreira de três áreas em ascensão na logística.

Logística reversa

Grosso modo, a logística reversa surgiu como uma resposta aos apelos da comunidade mundial em relação à preservação ambiental e ao desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis.

E, graças aos excelentes resultados que promove, esse modelo logístico vem ganhando cada vez mais importância, seja por meio da diminuição da produção de resíduos ou do melhor aproveitamento dos insumos na cadeia de produção.

Além disso, a logística reversa promove a fidelização de clientes, na medida em que se preocupa com o ciclo de vida de cada produto — inclusive quando ocorrem devoluções ou reclamações depois da sua entrega.

Assim, o profissional que se especializar nessa área poderá contribuir de forma significativa para a melhoria do relacionamento entre empresa e cliente, além de viabilizar o planejamento e a execução de processos logísticos mais enxutos.

Por outro lado, a logística reversa também está diretamente relacionada a outra janela de oportunidade para as empresas no que diz respeito à satisfação dos consumidores: o Omnichannel.

Omnichannel

O comércio de produtos e serviços online cresceu de forma impressionante nos últimos anos, assim como o desejo dos consumidores por experiências de compra mais dinâmicas e personalizadas.

Nesse sentido, o Omnichannel propõe o alinhamento entre as plataformas virtuais de compra e as lojas físicas, o que cria inúmeros desafios logísticos relacionados ao gerenciamento dos centros de distribuição e das operações de relacionamento com o consumidor via internet.

Na medida em que profissionais bem capacitados podem planejar e implementar estratégias eficientes para eliminar os gargalos logísticos e permitir o aumento das vendas, a logística tem mesmo muito a contribuir com o mercado varejista contemporâneo.

Mas, para isso, é fundamental o emprego qualificado das ferramentas tecnológicas, com atenção para essa que é uma das mais promissoras tendências não apenas em logística, mas na gestão empresarial como um todo.

Robótica e internet das coisas

A evolução da automação aplicada à logística tem um ritmo impressionante, exigindo das empresas a capacidade de se manterem constantemente atualizadas sobre as inovações, os softwares e aplicativos criados a cada ano.

E é nesse cenário que os termos robótica e internet das coisas passaram a fazer parte dos profissionais de logística, graças ao surgimento de ferramentas para otimizar os processos logísticos baseadas nessa tecnologia.

As vantagens dessa nova etapa da automação logística envolvem desde a agilidade nas entregas à economia de recursos, sendo ainda cada vez maior a integração entre os equipamentos e os processos.

E assim, chegando ao final do nosso artigo, fica bastante claro que a capacitação em logística exige das empresas e dos profissionais a competência de manter a sintonia com as transformações gerenciais e operacionais que surgem a todo momento.

Além disso, como vimos, os gerentes de logística devem se conscientizar de que a formação continuada é essencial para o desenvolvimento da carreira, já que as melhores oportunidades de trabalho são reservadas hoje aos profissionais que estão mais bem preparados para lidar com os desafios do mercado atual.

Enfim, gostou deste conteúdo? Agora, quer saber mais sobre capacitação em logística ou acompanhar as novidades em tecnologia, infraestrutura e segurança do mercado? Então, aproveite para seguir a CargoX nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no YouTube e no Twitter.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Tags:
Redação Cargo X
27/10/2017 - 11:10

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...