Tendências

Caminhões autônomos: sonho ou realidade nas operações logísticas?

O caminhão autônomo é a nova tendência para o setor de transportes e promete trazer mais eficiência, rapidez e qualidade a esse importante processo logístico. Entretanto, muitos gestores ainda não conhecem muito bem essa tecnologia e, por isso, trouxemos para o blog um conteúdo sobre ela.

A seguir você conhecerá melhor o funcionamento desses veículos, bem como os principais modelos que já estão disponíveis no mercado. No final, falaremos um pouco sobre os benefícios que o uso de caminhões autônomos proporciona à logística empresarial.

Podemos começar? Fique atento e se atualize!

O que é um caminhão autônomo?

A tecnologia está sempre evoluindo e as empresas são as maiores beneficiadas com tantos avanços. Os caminhões autônomos que, tempos atrás, eram considerados um sonho, já são uma realidade no mercado.

Mas, afinal, do que estamos falando? Um caminhão autônomo nada mais é que um veículo que dispensa a presença de um motorista para se deslocar. Parece uma visão do futuro, mas a direção autônoma já está sendo aplicada e pode servir para diversos tipos de carga.

Portanto, temos um caminhão que não necessita de um condutor e, ainda assim, cumpre o trajeto com eficiência, segurança e qualidade. Por esse motivo, ele está sendo considerado uma das grandes promessas para o setor de logística no país.

Como anda o desenvolvimento dessa tecnologia?

Conforme mencionado, apesar de difícil de imaginar, os caminhões autônomos já estão sendo desenvolvidos em todo o mundo e alguns modelos estão prontos e sendo utilizados em diversas atividades logísticas.

A logística, mais uma vez, saiu na frente e pode usufruir de um recurso altamente inovador. Enquanto os carros de passeio autônomos ainda estão sendo projetados, podemos encontrar caminhões autônomos realizando viagens e tarefas específicas.

Um bom exemplo é o caminhão utilizado nas minas da Austrália. Robustos e com capacidade para transportar toneladas de terra e minério, eles já estão em operação desde 2012 e contribuíram para um aumento de 12% na produtividade da empresa.

Nos Estados Unidos, uma parceria entre a Uber e a Otto desenvolveu um caminhão que executou uma viagem de 200 quilômetros em apenas 2 horas e transportou mais de 45 mil latas de cerveja. Para que isso pudesse acontecer, foram instalados detectores a laser e uma câmera de alta precisão, assegurando que o caminhão trafegasse de maneira segura.

Além disso, no Brasil, a Volvo apresentou um modelo desenvolvido para a colheita de cana-de-açúcar. Na verdade, o veículo semipesado VM recebeu essa automatização e deverá ser produzido em escala nos próximos anos. Portanto, a ideia é que seja comercializado um kit que permita que essa tecnologia seja instalada nos caminhões.

Em geral, as pesquisas no setor estão avançando, principalmente com o intuito de desenvolver sistemas que simulem a ação humana e seus reflexos ao volante, como em freadas bruscas e desvio de obstáculos, como um pedestre distraído.

Além disso, há de se enfatizar que existem alguns obstáculos legais a serem superados e também questões de infraestrutura. Estima-se que, ao menos na fase inicial, será necessário criar faixas exclusivas para o tráfego desses veículos, evitando que eles possam colidir ou serem atingidos por veículos comuns.

Quais os benefícios ele pode trazer ao setor de logística?

Agora que você já sabe que o uso de um caminhão autônomo não é mais um sonho e está mais perto de se tornar uma realidade comum no país, falaremos um pouco sobre os benefícios reais que essa tecnologia proporciona à logística.

Continue com a leitura e veja como sua empresa poderá se beneficiar em um futuro não muito distante:

Redução do consumo de combustível

Um caminhão autônomo é projetado para cumprir com a rota da maneira mais eficiente possível. Como estamos falando de uma máquina, é possível determinar inúmeros aspectos que contribuem para a redução do consumo de combustível.

Assim, pode-se, por exemplo, determinar a velocidade média, evitar freadas bruscas e retomadas ineficientes, além de manter o motor trabalhando em um giro que favoreça a redução de gastos com combustível.

Maior produtividade no transporte

Outra vantagem expressiva é o aumento da produtividade do transporte. Em geral, há menos interrupções no trabalho, já que as paradas normais executadas pelos motoristas para descanso e alimentação, por exemplo, são eliminadas.

Na prática, o caminhão autônomo só deixa de trabalhar para manutenções e abastecimento. Isso permite que a produção seja aumentada e que as viagens e tarefas sejam executadas em menos tempo, sem que isso, no entanto, represente uma queda na qualidade logística.

Maior segurança nas operações

Grande parte dos acidentes envolvendo veículos de carga está relacionada à imprudência dos condutores. Desse modo, com a direção autônoma em uso, teríamos estradas mais seguras e entregas mais rápidas e de qualidade.

Os veículos podem ser programados para cumprir o trajeto em uma velocidade específica, não realizar ultrapassagens em locais proibidos e são equipados com recursos que evitam colisões e situações de risco.

Isso contribuirá não apenas para estradas mais seguras, como reduzirá os índices de perdas de mercadorias e, claro, os gastos com manutenção, seguros e indenizações em decorrência de acidentes.

Menor dependência de mão de obra qualificada

Por último, é preciso mencionar que o uso de veículos autônomos reduz a necessidade de mão de obra qualificada. Apesar de parecer uma desvantagem para o mercado de trabalho, deve-se levar em consideração que o setor de logística tem passado por dificuldades para encontrar motoristas qualificados e experientes.

Desse modo, isso permitiria que as empesas do setor não sofressem tanto com essa escassez de profissionais e conseguissem manter um bom nível de produtividade. Lembrando que o uso desses caminhões não elimina totalmente o trabalho humano, visto que eles precisam ser monitorados.

Conforme visto ao longo do post, o caminhão autônomo não é mais um sonho. Essa tecnologia começou a ser implementada no setor de logística e já podemos observar bons exemplos de sucesso no mercado. É preciso estar atento a essa tendência e acompanhar os avanços, pois, muito em breve, ele estará disponível para a realização de viagens, permitindo que as empresas aumentem sua capacidade logística e desfrutem de todos os benefícios apontados.

O que achou dessa tecnologia? Você acredita que será possível aplicá-la ao dia a dia de sua empresa? Deixe seu comentário logo abaixo e vamos conversar um pouco sobre o tema!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
transportadoras

Um novo fator que está mudando o modelo tradicional de transportadoras

Tudo muda. Na vida, na natureza e, obviamente, no mercado, as coisas estão sempre se modificando. Estas transformações nem sempre […]

Categoria: Tendências
Mais
tendências em logística

Conheça 6 tendências em logística para o futuro

À medida que a logística assume um papel estratégico dentro das empresas, seus processos se desenvolvem e, com eles, a […]

Categoria: Tendências
Mais
drones para operações logísticas

Saiba como utilizar drones para operações logísticas

A utilização de drones para operações logísticas é um assunto que já vem sendo discutido e que podemos esperar como […]

Categoria: Tendências
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também