Com o final do ano, antes mesmo da confraternização com a família e amigos, já é preciso ficar de olho no calendário comercial de 2022. Se planejar para as principais datas que afetam o trabalho do profissional de logística fará toda a diferença na execução de suas atividades.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. A seguir, você vai conferir quais ocasiões merecem a sua atenção especial em 2022. Separe a agenda para marcar tudo, com atenção. Boa leitura!
Quais as principais datas do calendário comercial de 2022?
Neste primeiro tópico, vamos listar quais são as principais datas comerciais de 2022 para você incluir no seu planejamento de trabalho. Acompanhe!
- 26 de janeiro: Dia da Gula
- 14 de fevereiro: Valentine’s Day
- 01 de março: Carnaval
- 08 de março: Dia Internacional da Mulher
- 15 de março: Dia do Consumidor
- 17 de abril: Páscoa
- 08 de maio: Dia das Mães
- 12 de junho: Dia dos Namorados
- 30 de julho: Dia do Amigo
- 14 de agosto: Dia dos Pais
- 21 de agosto: Dia Internacional da Moda
- 15 de setembro: Dia do Cliente
- 12 de outubro: Dia das Crianças
- 31 de outubro: Halloween
- 25 de novembro: Black Friday
- 28 de novembro: Cyber Monday
- 25 de dezembro: Natal
- 31 de dezembro: Ano Novo
Como se planejar?
O primeiro passo, como já dissemos, é montar o seu planejamento. Com ele estruturado, a sua empresa poderá direcionar esforços para agir com inteligência. Listar eventos-chave permitirá que sua empresa organize o fluxo de trabalho a fim de tomar decisões estratégicas.
Também é crucial preparar o estoque para o aumento sazonal de pedidos. Faça o controle bem antes do período em questão, listando os insumos necessários para produção. Veja o que tem armazenado e o que será preciso comprar.
Ter noção de quais mercadorias apresentam alto e baixo giro, dentro e fora dos períodos comemorativos, é uma atitude praticada pelas empresas de sucesso. Consulte o histórico de vendas dos anos anteriores para não errar na quantidade. Quanto antes começar a se preparar, mais tranquilamente passará pelo período comemorativo.
Outro ponto que merece destaque é o compromisso com o consumidor. Mantenha o comprador sempre informado quanto a disponibilidade de produtos e o status da entrega. Nunca assuma compromissos que não dará conta de cumprir. É um erro grave, por exemplo, se comprometer a entregar encomendas até o Natal e ultrapassar o prazo acordado. A falha gera frustração e, dificilmente será contornada.
Recomendamos manter canais ativos de comunicação e deixar bem claras as políticas de trocas e devoluções. A entrega em curto período, sem dúvidas, é um diferencial. Mas atenção: uma promessa só pode ser feita se ela realmente puder ser cumprida.
Em períodos comemorativos, a gestão de entrega, mais que nunca, precisa ser acompanhada de perto. Isso porque imprevistos acontecem com frequência. Portanto, liste os riscos do processo, bem como as atitudes corretivas a serem aplicadas em cada caso. Independentemente da situação, seja transparente com o consumidor.
Como ficar livre da dor de cabeça?
Por fim, indicamos que tenha a Cargo X como parceira. Estamos preparados para cuidar do seu transporte de cargas. Tudo de forma fácil, sem burocracia. Cuidados de tudo para você se dedicar às decisões mais estratégicas, como a captação de novos clientes.
Nos comprometemos a entregar seus produtos em qualquer ponto do Brasil, oferecendo o suporte que você precisa e merece. Nunca mais tenha dor de cabeça com o assunto. Com a gente, suas entregas serão mais eficientes e seguras.
Gostou de nossas dicas sobre como se planejar de acordo com o calendário comemorativo de 2022? Se quiser aprender mais, temos outro material interessantíssimo. Chega de cometer falhas. Conheça um método eficiente para uma boa gestão da entrega.