Margem de lucro, preço e segurança: assegure esses fatores

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Escrito por Ana Beatriz

Data: 20/12/2016

Já apresentamos aqui no blog diversos fatores que interferem no custo das operações logísticas. Muitos deles resultam num preço mais atrativo, mas, em contrapartida, significam riscos no transporte.

Manter uma frota própria e uma equipe inteira de logística nem sempre é a alternativa mais inteligente. A terceirização do transporte de cargas certamente é um meio de reduzir os custos operacionais, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes cruciais para assegurar o melhor resultado.

O Diário do Comércio Indústria e Serviços enfatiza que a instabilidade econômica gerou uma desaceleração industrial, que por sua vez fez subir todos os preços, inclusive no segmento logístico. Com dificuldade para repassar o aumento ao consumidor final, muitos embarcadores e transportadoras acabaram por reduzir a margem de lucro.

O cenário de incertezas acabou impulsionando o transporte terceirizado. Os fornecedores de alta qualidade nesse segmento garantem o padrão dos serviços, o bom preço e a segurança, possibilitando manter e até melhorar a margem de lucro já praticada.

Mas, afinal, como a logística pode me ajudar a garantir margem de lucro, preço e segurança? Continue acompanhando para saber!

A logística como setor estratégico

Já faz algum tempo que as empresas pararam de falar em transportes de maneira isolada. Não é mais possível trabalhar com as áreas independentes ou separadas. Hoje se fala em logística e cadeia de suprimentos de maneira integrada aos setores de produção e de vendas.

Antes de mais nada, é preciso entender o impacto dos transportes nas suas operações. Dependendo do peso e do valor agregado, o custo do transporte pode chegar a representar até 10% do custo total dos produtos e, por isso, ele merece a sua atenção.

Qualidade do produto e bom atendimento já são vistos como itens obrigatórios pela maioria dos gestores. No entanto, muita gente se esquece do papel da logística para os resultados. Deve-se pensar na logística como um diferencial para a sua empresa.

Muitas vezes, a qualidade e a rapidez nas entregas e a disponibilização do produto dentro do prazo podem melhorar a experiência dos seus clientes e garantir que eles continuem comprando com você. Ninguém quer e nem pode esperar muito tempo por um produto, e, assim, uma boa logística é crucial para garantir a satisfação dos clientes.

Quando se trata de fatores internos do negócio, manter uma boa logística é igualmente importante. Os transportes em tempo hábil e com segurança garantem o escoamento da produção, um melhor controle de estoques, menos desperdício e, consequentemente, menores custos.

Portanto, ao otimizar a logística e fazer a integração dela com os demais setores da empresa, é possível melhorar a margem de lucro dos seus produtos e ainda garantir mais satisfação aos clientes.

Cuidados com a segurança

Para garantir a margem de lucro, alguns embarcadores abrem mão dos cuidados com a segurança. Porém, os índices de roubo de cargas estão cada vez mais altos e você nunca sabe quando o barato pode sair caro. Então, antes de colocar em risco a carga e talvez até a margem de lucro da sua empresa, procure entender a composição do preço do transporte.

Sempre desconfie se o preço for muito abaixo do mercado e não abra mão do seguro de transporte de cargas. Infelizmente, o índice de roubos e extravios de carga é alto, mas algumas medidas podem ser tomadas para amenizar as consequências dessas ações.

Para manter a segurança também é importante fazer o monitoramento da carga e do caminhão, para assegurar que tudo está seguindo como planejado.

Ao checar a composição de preços, verifique o que cada transportadora oferece e preze sempre pelo melhor custo-benefício. As transportadoras que investem em tecnologias para garantir a segurança tendem a oferecer um custo melhor, especialmente quando você considera os benefícios oferecidos.

É importante saber também como a segurança e os aspectos antifraude influenciam no custo de entrega.

Como obter um bom preço

Muitas vezes, manter uma frota própria tem alto custo e acaba gerando um trabalho que não tem relação com a atividade principal da empresa. Além disso, ao trabalhar com frota própria, fica muito difícil absorver as variações dos volumes de produção e entrega.

Por isso, muitos negócios acabam vendo a terceirização como a melhor alternativa. É possível terceirizar os serviços logísticos e manter o preço já praticado, que garanta para a sua empresa a margem de lucro — basta fazer uma boa negociação com a transportadora.

Para isso, é imprescindível ter informações precisas sobre peso do frete, metragem cúbica, tipo de caminhão, destino, origem e até a periodicidade das expedições. Todas essas informações influenciam no custo do carregamento.

Além disso, a distância a ser percorrida, as condições da estrada e até a segurança no trajeto também contam. A partir desses dados, a transportadora irá buscar carga de retorno e traçar a melhor estratégia para atender o prazo previsto e oferecer o melhor preço ao embarcador.

Também é indispensável que você trabalhe para garantir que a produção siga o cronograma esperado e não gere atrasos que precisem ser compensados no transporte. Assim, o transporte pode ser planejado corretamente, obtendo um preço mais justo e dentro das expectativas da empresa.

Como manter a margem de lucro

Agora que você já compreendeu a importância da logística e da segurança e os fatores que influenciam na formação do preço, precisamos falar sobre a margem de lucro.

Algumas atitudes dos gestores podem otimizar o uso de recursos e garantir a contratação de fretes com menor preço, mantendo a qualidade e a segurança. Confira o que você pode fazer para maximizar a margem do lucro do seu negócio!

Compare custos

O primeiro passo para manter a margem de lucro é comparar os custos para manter a frota própria e para terceirizar o transporte. Coloque no papel todas as despesas com os caminhões e demais automóveis, impostos, seguros, mão de obra e combustível. Então, faça alguns orçamentos de transporte terceirizado e compare os preços.

Analise também se a sua demanda é constante ou se existem variações no fluxo de produtos ou alguma sazonalidade. Se esse for o caso, verifique quanto custa fazer adaptações na frota própria para atender os períodos de alta ou baixa na produção. Nesse sentido, a terceirização pode ser muito vantajosa, já que você pode contratar serviços conforme demanda.

Reúna o máximo de dados sobre os produtos que serão embarcados

Para alcançar resultados mais próximos da realidade, é essencial reunir o máximo de dados sobre rotas, produtos que serão embarcados, peso da carga e metragem cúbica, dentre outras informações. É importante que você documente os seus produtos para gerar informações mais próximas da realidade possível.

Todos esses dados influenciam diretamente na formação do preço, e ter conhecimento delas garante que você se programe melhor. Mudanças de última hora podem acarretar custos inesperados e acabar comprometendo a margem de lucro.

Planeje a demanda e a frequência de carregamento

Como já foi dito, planejar é fundamental também na área de logística. O planejamento garante que sejam disponibilizadas as quantidades corretas de veículos e de pessoas para realizar os transportes em tempo hábil.

Por outro lado, transportes não planejados podem ter custo mais alto por serem feitos em caráter de urgência. Por isso, mesmo que a sua empresa seja dinâmica e bastante flexível, comece a pensar no transporte o quanto antes.

A partir da realização da venda já é possível começar a planejar a entrega. Se você trabalha com distribuição de produtos para diversos pontos do país, controlar o estoque nesses locais pode ajudá-lo a planejar o envio de novos produtos para repor esses estoques.

Conheça bem as rotas

Conhecer as rotas é uma grande vantagem para que você ou a sua equipe de logística escolham sempre os melhores caminhos e encontrem alternativas em caso de imprevistos. Se você não tem muita experiência em traçar rotas, tente buscar ajuda de gente especializada.

Ao manter um histórico das rotas percorridas, também é possível identificar as mais frequentes, as mais problemáticas e as mais eficientes. Essas informações, obviamente, podem ser usadas para otimizar transportes futuros.

Mapeie todos os processos

A logística não começa no transporte, mas muito antes. Comece mapeando seus processos produtivos desde a compra de matéria-prima até o embarque do produto. Conheça muito bem os gargalos e as oportunidades de melhoria nos seus processos de produção.

Fazendo esse tipo de gestão, você garante maior produtividade de uma maneira geral e pode se antecipar aos possíveis problemas. Ao conhecer o status da sua produção, você tem mais chances de otimizar a distribuição de produtos e assegurar o cumprimento dos prazos.

Garanta a carga de retorno

Talvez a principal estratégia para garantir a margem de lucro nas entregas seja garantir a carga de retorno e, com isso, baratear o custo do transporte. Ou seja, uma vantagem que as transportadoras têm em relação às empresas com frota própria.

Ao retornar vazio, um caminhão estará desperdiçando tempo e combustível. Por outro, quando ele retorna carregado, os custos daquela viagem são reduzidos e, naturalmente, a sua margem de lucro aumenta.

Por isso, tente sempre garantir a carga de retorno. A terceirização é vantajosa também nesse sentido, porque com um volume maior de cargas, as transportadoras são capazes de gerir melhor essa questão.

Use a tecnologia

Como você provavelmente já faz nas outras áreas da empresa, empregue a tecnologia também na hora de transportar. Utilize softwares específicos para aperfeiçoar a sua gestão logística e garantir mais segurança. A tecnologia também pode ser usada para melhorar a comunicação e fortalecer as relações entre comprador, vendedor e transportador.

O acompanhamento em tempo real por meio de aplicativos também é uma excelente ferramenta tecnológica. Ela aumenta a credibilidade do seu setor logístico e transmite mais transparência nas suas negociações.

Integre as suas equipes

Falando em comunicação, não poderíamos deixar de tocar nesse ponto tão importante para a logística. Integração é a palavra-chave para otimizar todos os processos e agilizar o transporte das suas mercadorias.

Trabalhe para integrar as equipes de vendas, produção e logística visando garantir uma troca de informações mais efetiva e colaborativa. Mostre para suas equipes a importância do trabalho de cada uma delas para o resultado final. Dessa maneira, todos trabalharão para o objetivo comum, que é maximizar a margem de lucro.

Esteja pronto para lidar com mudanças

Mesmo com todas as precauções e um planejamento bem feito, é natural que aconteçam situações inesperadas e que precisem ser feitas algumas alterações. Tome as medidas necessárias para minimizar os imprevistos, mas também esteja pronto para lidar com as mudanças.

O setor de logística precisa ser dinâmico, flexível e altamente adaptável. Busque essas qualidades nas pessoas e nas empresas que você contratar. Reduza a burocracia e tenha sempre planos alternativos para lidar com um aumento repentino de demanda.

Mais uma vez, a tecnologia pode ser uma grande aliada para aumentar a flexibilidade e a rapidez nas decisões.

Faça boas parcerias

No mundo dos negócios, ninguém consegue trabalhar sozinho, e, eventualmente, você precisará de parceiros. Ao procurar colaboradores, fornecedores ou transportadoras, preze por empresas e pessoas comprometidas, que oferecem serviços de qualidade e que se preocupam em criar uma relação duradoura.

Dessa maneira, você garantirá uma melhor negociação de preços, um serviço mais ágil e mais segurança e tranquilidade para o seu negócio. Lembre-se de que a satisfação dos clientes está diretamente ligada à disponibilidade do produto no prazo correto. Portanto, priorize a qualidade nos serviços de logística.

Por fim, ressaltamos que manter uma boa logística é fundamental para melhorar a lucratividade e reduzir custos na empresa. Esse setor não pode ser visto como um custo, mas como um investimento. Com um pouco de planejamento e com parcerias bem-sucedidas, a logística tem tudo para ajudar a alavancar as vendas e melhorar a margem de lucro do seu negócio!

Agora que você já sabe como manter a segurança, o bom preço e a margem de lucro, é hora de avaliar se manter a frota própria é realmente a melhor alternativa para sua empresa. Se você quiser saber mais sobre porque a terceirização da frota pode ser uma boa ideia para o seu negócio, continue acompanhando o nosso blog.

E se você gostaria de saber quanto custa terceirizar o seu transporte com agilidade, segurança e o compromisso com a qualidade, solicite uma cotação agora mesmo!

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