Imagem relacionada ao texto
Tendências

Blockchain na logística: descubra quais as vantagens e como aplicar

As tecnologias são responsáveis por revolucionar diversos segmentos e otimizar a realização de atividades. Nessa perspectiva, ter ferramentas de controle e gerenciamento do banco de dados das empresas é de suma importância. Pois bem, essa é uma das premissas do Blockchain. Você conhece esta tecnologia e como ela pode ajudar o seu negócio?

O Blockchain na logística consiste em um sistema de informações descentralizadas que podem ser registradas e modificadas. Essa tecnologia ganhou maior notoriedade com o surgimento do bitcoin e outras criptomoedas. Porém, agora, diversas empresas podem utilizar esse mecanismo de validação com os seus dados. E aí, quer descobrir quais as vantagens para o setor logístico? Então, continue a leitura do artigo até o final. Vamos lá?

O que é o Blockchain na logística?

Como já citamos logo acima, o Blockchain é uma tecnologia prática que possibilita validar os dados por meio do uso de computadores compartilhados e privados. Mas você deve estar perguntando-se, na prática, o que seria isso?

Pois bem, em um sistema tradicional, os dados passam obrigatoriamente por um sistema regulador (um órgão regulamentador). Por isso, a tomada de decisões fica mais lenta e acaba onerando a sua empresa.  Outro elemento importantíssimo nesse processo é que as informações são sempre criptografadas, o que dificulta o extravio de dados e roubo por hackers.

Tudo isso gera muito mais segurança para o seu negócio, além de manter as informações vitais e estratégicas em arquivos confiáveis. O Blockchain pode eliminar os processos lentos de despacho das cargas ou, até mesmo, a negociação de linhas de crédito com os bancos. A dependência por tabeliães também pode ser significativamente minimizada.

É preciso entender, também, que a simplificação de processos é fundamental para as empresas do século XXI. Descentralizar as informações e agir de forma mais rápida possibilitam minimizar custos e maximizar as oportunidades de uma transportadora, por exemplo. O Blockchain já é uma realidade e exige mudanças na cultura e organização dos negócios que desejam prosperar no competitivo mercado brasileiro.

Quais os benefícios do Blockchain?

Como já foi dito logo acima, a descentralização é um dos grandes diferenciais competitivos dessa tecnologia. Além disso, os fluxos logísticos da sua empresa podem ser beneficiados com a atualização constante e cronológica do seu banco de dados. Tudo isso pode ser utilizado para desenvolver estratégias de corte de custos e acelerar processos. Continue a leitura!

Monopólio é algo que só gera concentração de mercado e, por consequência, eleva os preços dos serviços prestados ou produtos. Por isso, a atuação de tabeliães e bancos, com as suas tarifas, pode gerar elevados gastos fixos para a sua empresa. O Blockchain na logística pode facilitar a documentação de toda a cadeia de suprimentos do negócio e, também, listar as entregas agendadas, os retornos ou os clientes em potencial.

Com isso, fica muito mais fácil manipular as informações e otimizar toda a cadeia de entrega da sua empresa, integrando os diversos setores. Prazos bem definidos e agilidade são características imprescindíveis a uma boa transportadora, não é verdade? Foque nisso!

Quais os principais impactos para as empresas?

Melhoria na produtividade e segurança na troca de informações é somente a “ponta do iceberg” dos impactos causados pela implementação do Blockchain. Algumas grandes companhias mundiais passaram a adotar o uso dessa tecnologia nos seus processos, a fim deotimizá-los e, principalmente, diminuir custos com serviços adicionais.

Existem cases de sucesso no setor logístico marítimo, como o da Maersk — gigante mundial no transporte de containers —, para melhorar o despacho dos produtos e reduzir custos de armazenamento. A sua empresa também pode beneficiar-se com o Blockchain, independentemente do porte ou setor de atuação.

É preciso compreender que desde a melhora na transparência e rastreabilidade até a automatização de processos comerciais podem ser conquistados com o uso eficiente do Blockchain. Eficiência é a palavra-chave para quem deseja alavancar a sua operação e crescer cada vez mais.

Qual a relação entre a segurança e o Blockchain?

Dados e informações seguros são importantíssimos para manter as estratégias comerciais de uma empresa. Além disso, é preciso ter em mente que os clientes sempre procuram por parceiros que também repassem esse ideal de confidencialidade.

Pois bem, o Blockchain é uma forma inteligente de garantir que nenhum dado seja extraviado. Isso pode ser feito pelo uso de diferentes servidores, o que minimiza a chance de um ataque hacker ter acesso às informações contidas em um único servidor.

Outra possibilidade interessante é referente ao trabalho com dados criptografados. Afinal, isso transmite uma segurança maior aos dados, já que é bem mais complicado invadir e decodificar a criptografia.

Podem ser usadas chaves públicas ou privadas para acesso aos dados. Isso deve ser analisado pela equipe interna para entender quais as necessidades da empresa e quais os colaboradores que estão aptos a utilizarem as funcionalidades da ferramenta.

As cadeias logísticas envolvem um número alto de processos e obrigações legais. É preciso sempre ter uma alta capacidade de arquivamento de dados e de gerenciamento das informações. Afinal, qualquer erro pode gerar, além de prejuízos financeiros, muitas reclamações dos clientes, prejudicando a relação empresa-consumidor.

Então, os gestores devem focar em fornecer uma ótima experiência para os seus compradores, mas também devem procurar melhorar a eficiência das entregas. Mais uma vez, o Blockchain pode ser usado na logística para criar o elo entre o processamento de dados e a garantia da segurança das informações. Pense sempre nisso!

O Blockchain  na logística já é uma realidade e exige que os gestores se preparem, a fim de maximizar os benefícios dessa ferramenta. A tecnologia consegue mudar processos e melhorar diversos indicadores internos rapidamente. Então, é preciso sempre pensar em alternativas que possibilitem alcançar um diferencial competitivo e promover o crescimento da empresa.

Informação é tudo hoje em dia. Estar atento às novidades, como a implementação do Blockchain na logística, evita que o seu negócio perca tempo e clientes. A gestão empresarial baseia-se na educação continuada e no aprendizado crescente de tudo o que pode alavancar uma administração comercial. Pensando nisso, sempre criamos artigos relevantes para você, gestor, aqui no blog. Insira seu e-mail agora mesmo logo a seguir e assine a nossa newsletter! Não perca tempo!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais

Afinal, o que é a logística 4.0 e como sua empresa deve se preparar para essa transformação?

O conceito de Indústria 4.0 já é conhecido por muitas pessoas. Porém, o termo Logística 4.0 ainda não é tão […]

Categoria: Tendências
Mais
drones para operações logísticas

Saiba como utilizar drones para operações logísticas

A utilização de drones para operações logísticas é um assunto que já vem sendo discutido e que podemos esperar como […]

Categoria: Tendências
Mais
transportadoras

Um novo fator que está mudando o modelo tradicional de transportadoras

Tudo muda. Na vida, na natureza e, obviamente, no mercado, as coisas estão sempre se modificando. Estas transformações nem sempre […]

Categoria: Tendências
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também